20/02/2015

Resenha - O Dragão Renascido


Nome: O Dragão Renascido
No Original: The Dragon Reborn
Autor (a): Robert Jordan
Tradutor (a): Fábio Fernandes, Júlia Henriques
Páginas: 656
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: As profecias do Dragão predizem que a Pedra de Tear, a lendária fortaleza, cairá quando Callandor , A Espada Que Não Pode Ser Tocada, for empunhada pelo Dragão. Será um dos sinais de que ele de fato renasceu e que a Última Batalha se aproxima. Rand al’Thor, recém-proclamado Dragão Renascido, ainda tem dúvidas sobre seu destino, e decide que é hora de partir sozinho em sua jornada. Enquanto isso, Nynaeve, Egwene e Elayne seguem para Tar Valon, onde Mat precisa ser Curado ou morrerá. Entretanto, com a presença da Ajah Negra na Torre Branca, as jovens logo descobrem que suas próprias vidas correm perigo. Perrin, por sua vez, acompanha Moiraine na busca por Rand. Todos os caminhos parecem levar a Tear, onde o Dragão Renascido enfrentará um desafio que pode pôr tudo a perder.

Desde que a Intrínseca começou a lançar a série do Robert Jordan vivo em completa tensão. Meu medo era chegar ao segundo livro e não ver o terceiro como aconteceu anteriormente. Apenas quando solicitei o terceiro e aguardado livro que pude respirar. Com uma história ainda mais completa e fantástica do que seus antecessores O Dragão Renascido fecha o ciclo introdutório da série e deixa o leitor ansioso para a nova etapa. Mais desenvolvimento de personagem, mais ações, intrigas e segredos marcam essa continuação. Conheçam.

Separados em três frentes os personagens que nos conquistaram logo no primeiro livro estão de volta vivendo sob o fio de uma navalha. Rand continua teimoso e receoso de seu destino. Odeia ter a impressão de que está sendo manipulado e por isso parte sozinho em busca do que ele acredita ser a solução de seus problemas. Depois de longos meses afastados e acampados sob um inverno intenso Rand decidi que é hora de agir partindo no meio da noite sem deixar muitas pistas. Apenas na manhã seguinte que Moiraine com ajuda de Lan e Perrin consegue determinar o que Rand pretendia. Ele acredita que se chegar a Tear conseguirá empunhar a espada de Callandor e colocará fim as disputas em seu nome e a dúvida sobre ele ser ou não ser o Dragão Renascido, mas o que Rand não sabe é que a Pedra de Tear é guardada a sete chaves, apenas os grãs-lordes de Tear tem acesso e eles não suportam ouvir falar de dragões renascidos, profecias e apenas toleram as Aes Sedai. Tudo o que resta ao grupo é seguir seu rastro e torcer para que ele sobreviva ao menos a viagem já que muitos estão o caçando, desde os irmãos da Luz e o Tenebroso até inimigos impensáveis e furtivos. Enquanto o grupo segue um Rand que muda tudo por onde passa, Nynaeve, Egwene e Elayne seguem para Tar Valon. Ele precisa ser curado da adaga e elas serão iniciadas, mas o que as aguarda na Torre é muito pior. O medo de inimigos escondidos, das fofocas que correm a torre e dos planos da Ajah Negra fará com que as três ajam antes que seja tarde para salvar a si mesmas e a Rand. Numa jornada dividida em várias frentes acompanhamos a última trama que provará ao mundo que a roda girou e o dragão renasceu. É isso é apenas o começo.

É a partir daí que a trama se desenvolve e devo dizer que a cada livro a leitura flui mais fácil e mais cativante. Robert Jordan é mais do que um grande autor, sua trama cresce a cada livro e ainda assim é refrescante acompanhar a narração. Ao contrário de muitos autores parece que quanto mais ele entrelaça e intrinca a trama mais envolvente ela se torna. Ao dividir os personagens em diversas frentes e ainda colocar na hora certa diversos pontos dos antagonistas Jordan mantem a trama fluída, sempre em movimento, mas sem perder a tensão de toda a situação.

A cada novo livro gosto mais dos personagens. Se no primeiro não estava totalmente certa sobre Perrin, Mat, e até mesmo Egwene posso dizer agora que não consigo vê-los fora da história. Na contramão disso tem Rand, que começou cativando e se continuar reclamando sobre ser o Dragão Renascido vai perder créditos com o leitor. Gostei demais de ver a força dos personagens e o laço que se desenvolve entre eles. O fim foi esperado e inesperado, com o ritmo que tudo está acontecendo e com esse primeiro ciclo da série fechada mal posso esperar para ter o quarto livro em mãos. Com novos cenários, novos personagens e muita intriga O Dragão Renascido é um livro de quase 700 páginas que pode ser lido em poucas horas de tão cativante que é o universo criado por Jordan e povoado por seus personagens.

Leitura ágil, agradável e que leva a série a um novo começo. Robert Jordan deixa claro a cada livro que sua série não tem 14 livros levianamente, o tapete de tramas, conflitos e personagens construídos pelo autor se expande de forma fenomenal para deixar qualquer leitor surpreso. A edição da Intrínseca está ótima, fonte padrão da editora, um pouco pequena, mas o espaçamento é cuidadoso e não atrapalha o tamanho da letra. A tradução também está cuidadosa e sem entraves típicos de livros muito grandes ou traduzidos por quatro mãos. Recomendo a série a todos, sou fascinada pelo complexo universo criado pelo autor, seus personagens e sua trama merece uma chance do leitor mais cético ao mais apaixonado por fantasia, de qualquer idade. Leiam e se surpreendam a cada livro! Até mais!

A Roda do Tempo - Robert Jordan
1- O Olho do Mundo
2- A Grande Caçada
3- O Dragão Renascido
4- The Shadow Rising
5- The Fires Of Heaven
6- Lord Of Chaos
7- A Crown Of Swords
8- The Path Of Daggers
9- Winter's Heart
10- Crossroads Of Twilight
11- Knife Of Dreams
12- The Gathering Storm
13- Towers Of Midnight
14- A Memory Of Light

Um comentário:

  1. Li o primeiro depois de conhecer aqui no blog e gostei mais do que imaginei, mas estou sem tempo então ainda falta ler o 2 e esse 3, depois dessa resenha estou mais curiosa ainda, sabe quando sai o 4? Tenho que ler antes que ele saia, adoro as capas, ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.