21/10/2013

Resenha - O Olho do Mundo


Nome: O Olho do Mundo
No Original: The Eye Of World
Autor (a): Robert Jordan
Tradutor (a): Fábio Fernandes
Páginas: 800
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará. Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira. Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand a escapar, como o apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas: ela é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

Conheci a série do Robert Jordan anos atrás quando ainda não lia tanto quanto hoje em dia e lembro que a primeira coisa que pensei além de querer ler foi o quão improvável seria ver a série no Brasil um dia. Primeiro porque na época o país mal sabia o que era fantasia. Nem mesmo Tolkien e muito menos Martin. Contudo foi com surpresa e decepção que soube que a tentativa de publicar a série no Brasil tinha estacionado no volume dois, sem chances de retorno. Por isso quanto o surto de fantasia aconteceu fiquei torcendo para que fosse questão de tempo até alguém notar o diamante perdido que era a série do Jordan e para minha imensa felicidade, e a felicidade de uma legião de fãs órfãos e desacreditados que a Intrínseca anunciou no final do ano passado que começaria a lançar a série.

O projeto é simples, lançar dois livros por ano, o que não é o ideal para a voracidade dos fãs, mas ainda assim um sonho se comparado a outra possibilidade. O problema reside no fato de que se as vendas não forem boas a série não será continuada, caindo novamente no limbo das séries incompletas. E hoje trago mais do que uma resenha a vocês, trago um pedido para que deem uma chance a série. São quatorze livros sim, são mais de seiscentas páginas por livro sim, mas vale a pena. Como poucas séries valem. Conheçam O Olho do Mundo e o fascinante começo de uma das séries mais cultuadas dos últimos tempos.

A história começa nos apresentando o pequeno vilarejo de Dois Rios, que depois de um inverno sombrio e longo começa as festividades que dão as boas-vindas a primavera. É lá que vive Rand al’Thor, na companhia de seu pai em uma fazenda afastada da cidade. E é lá também que vive Matrim Cauthon e Perrin Aybara. Três garotos, amigos e de idade quase igual. Estavam apenas empolgados com o festival e intrigados com os visitantes misteriosos. Moiraine, uma Aes Sedai e Lan, um Guardião. Quando as vésperas do festival a vila se vê sobre o ataque de criaturas que muitos acreditavam pertencer a lendas do passado os dois estranhos conseguem salvar a vila. Poucos entendem o que aconteceu, muitos culpam a Aes Sedai, mas diante do ocorrido ela convence os três jovens a partir com eles imediatamente. O ataque foi causado pelas forças do Tenebroso, que marcou os três garotos e quer algo deles, que Moiraine desconfia do que seja, ainda que não saiba qual deles é o certo. Partindo a noite e na companhia de Egwene, uma jovem que almeja conhecer o mundo e com dom para se tornar uma Aes Sedai, Thom, o menestrel que estava de passagem, os três se juntam a Lan e Moiraine rumo a cidade das Aes Sedai. O caminho é longo e seus perseguidores não darão descanso. Enquanto tenta entender a confusão em que se meteram Rand, Mat e Perrin amadurecerão, enfrentarão perigoso nunca sonhados e aprenderão que as vezes, não adianta lutar contra o girar da roda do tempo. Para evitar a ruptura dos tempos eles precisam mais do que escapar da perseguição, precisam descobrir como se encaixam nessa história e renegar o poder do Tenebroso sobre eles.

A premissa básica é a partida de três rapazes sem nada extraordinário aparente e a jornada que se segue a isso, mas seria simplificar demais dizer que nesse primeiro volume temos apenas isso. Através, principalmente do ponto de vista de Rand, acompanhamos o evoluir da história assim como o da trama central. A medida que a jornada do grupo avança o autor nos apresenta os detalhes da história, o passado, e o que levou o mundo ao ponto onde eles estão. A princípio essa forma pode parecer confusa, mas é importante lembrar que ao descobrir toda a história juntamente com os três personagens centrais a trama se torna mais rica, e temos um vislumbre mais vívido do que os três estão passando.

O ritmo é alternado, evoluindo à medida que a história avança, ora acelerado, ora tenso e mais lento. A escrita de Jordan é extremamente rica, conseguindo atingir o leitor nos pontos certos, sempre com detalhes e desenrolares que nos instiga em busca de mais detalhes, mais passagens que recontam o passado, mais respostas aos mistérios que vão se formando a medida que a viagem do grupo avança. Um dos momentos cruciais da história foi a separação do grupo e as mudanças que isso causara. Abordando o desenvolvimento do mundo em três frentes o autor fez render a apresentação de tudo que era importante para o leitor nesse primeiro momento, reunindo os personagens no momento preciso e levando até um fim, ao mesmo tempo esperado e inesperado. Algumas respostas vieram, outras ganharam novas perguntas, e no fim o que fica é vontade insaciável de correr para o próximo livro.

Com uma trama densa e de uma riqueza surpreendente o autor consegue unir referências e detalhes que vão surpreender mesmo o leitor que já está preparado para a grandeza da história. O universo é complexo, a ponta da trama central ao qual somos apresentados idem e o resultado são 800 páginas que passam voando. Os personagens são outro ponto que cativam, à primeira vista comuns, mas cheios de camadas, mudanças e personalidades que vão se moldando ao longo. É de encher os olhos o crescimento de Rand, Mat e Perrin ao fim da história, e mais ainda os segredos que cada um guardam. Por ex. Lan, o guardião merecia um livro só para si. Tem tanta história no personagem que espero ver algo mais desenvolvido lá na frente. Enfim.

Leitura que começa em um ritmo passivo e pouco a pouco se torna impossível de largar. Se tivesse os quatorze livros aqui com toda certeza iria lê-los de uma só tacada. Um sonho pensar nisso. Robert Jordan nos apresenta nesse primeiro livro algo raro e surpreendente. Uma história que fala por si, que cresce na mente do leitor e as possibilidades são tantas. Intrigas, traições, tramas políticas, organizações suspeitas, diferentes povos, batalhas invisíveis e um inimigo em comum espreitando em meio a tanta disputa. A edição da Intrínseca está ótima, fonte padrão já visto em outros livros da editora, com espaçamento confortável e um texto bem cuidado. A tradução é fluida e a capa apesar de não ser a opção mais bonita ficou ótima. Seria sonhar demais ver uma trama de tamanha complexidade de elementos adaptada algum dia para os cinemas, mas não custa sonhar não é mesmo? Recomendado a todos que gostam de fantasia e que procuram algo único. Uma trama que vai tirar o seu sono, e fazer você querer todos os livros de uma só vez. Leiam e se apaixonem pela maior saga dos últimos vinte anos. Vale cada minuto. Até mais!

A Roda do Tempo - Robert Jordan
1- O Olho do Mundo
2- A Grande Caçada
3- O Dragão Renascido
4- The Shadow Rising
5- The Fires Of Heaven
6- Lord Of Chaos
7- A Crown Of Swords
8- The Path Of Daggers
9- Winter's Heart
10- Crossroads Of Twilight
11- Knife Of Dreams
12- The Gathering Storm
13- Towers Of Midnight
14- A Memory Of Light

29 comentários:

  1. Quero demais ler este livro. Pena que o preço dele tá salgadinho...
    Creio que a Intrinseca irá continuar sim, porque se o pessoal lê os livros do Martin que são tremendos tijolões porque não leriam estes? E com a LeYa e agora a Saída de Emergência publicando tantos livros bons de fantasia, a editora tem que se equiparar.

    ResponderExcluir
  2. Eu não estava muito animada por ser 14 livros, mas vi você falar tanto desse lançamento e vi outras pessoas falando que a série era ótima então até fiquei tentada a comprar, mas não era prioridade. Mas a sua resenha tá tão sincera e fala tão bem da história que fica impossível não ficar curiosa. Adoro esse tipo de narrativa que você falou sabe, que apresenta o mundo junto com a trama e descobrimos juntos com o personagem, prefiro muito assim e adoro livros grandes. Fiquei muito curiosa com o que disse, que é mais complexo e tudo. Adorei a resenha! Quem sabe viro fã, haha Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Acho que todo mundo que acompanha o twitter do blog viu o quanto você comentou dessa série, você falou tanto que me deixou curiosa e tanto que já li bastante no GR sobre a série e já estava com vontade de ler. Eu adoro fantasias complexas, com muitos personagens principalmente e fiquei muito curiosa porque a trama central não é clara e a mitologia parece muito rica. Se você falou que leria 14 livros numa tacada só é porque deve ser muito bom. Ler 14 livros de quase mil páginas? Impossível ler em seguida sem ser extremamente bom. :x Espero ler em breve, ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar alguma coisa sobre esse livro ser do tempo do C. S. Lewis, do Tolkien, ou mais antigo... alguma coisa assim. Mas, pode ser bobagem minha, os melhores livros de fantasia são do século passado. Nenhum desses bet-sellers atuais os superam. Morro de vontade de ler essa série, só elogios e a sinopse me atrai. Só fica meio cabreira pq, tipo, são mtos livros --' http://facebook.com/ImpressionismoLiterario

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série. Gostei muito da sinopse e amei sua resenha. Já está anotado os nomes dos livros que compõem a série e a medida que puder e já estiver no Brasil, vou compra-los.

    ResponderExcluir
  6. Agora eu tenho certeza que a série é mesmo muito boa, estava meio assim por ser grande demais, mas pelo que disse é fantástica, aliás né vamos combinar um cara que escreve 14 livros com mais de 800 páginas tem que ser muito genial, ainda mais com um primeiro livro que conquista de cara. Adorei o que disse de tudo, principalmente dos personagens, curiosa demais! Beijo para ti! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Você não faz ideia do quanto essa série é ótima. Eu li todos os livros. TODOS. Li também o prequel, o conto que também serve de prequel e o conto escrito a partir de uma cena retirada do último livro. Maravilhosa série! Robert Jordan tem um requinte literário que poucos autores da sua época têm (e mesmo os escritores de agora nem chegam perto). Eu simplesmente amo A Roda do Tempo. Gostaria de ter tempo de reler (de novo!), mas em português, porém minha meta de leituras está atrasadíssima e não poderei fazer isso agora. Ótima resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Não estava animada a ler, mas vi você comentar bastante no twitter e fiquei curiosa depois de ler a resenha. Fantasia para mim só se for complexa e cheia de personagem, rende mais sabe? Gostei de tudo o que disse, resenha sincera e que ainda me deixou com vontade de ler. Acho o símbolo da série o máximo. Ótima resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Essa série só tenho lido resenhas sobre elogios, então, acredito que ela deve ser muito boa, e espero que ela continue assim. Só vou iniciar quando lançar todos os livros, como você disse, o problema de séries é poder não ser lançada devido ao não sucesso, mas acredito que essa pelo menos nesse primeiro livro, isso não vai ocorrer.

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente vou adorar esse livro, não tem como...envolve de tudo um pouco do que eu gosto :)
    Nossa, mas 14 livros??? OMG, cadê a grana pra tudo isso???? 20 anos mesmo hahaha, tirando que o livro é gigante né :P
    Mas adorei sua resenha, e com certeza eu quero....

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Caraca, 800 páginas? Mas olha, realmente conheço várias séries com livros abundantes e que valem muito a pena, e quando vale, você nem vê o número de páginas na hora da leitura. E mesmo sendo uma série grande, algo me chamou a atenção para ela. Tem uma trama bem atrativa para mim e como você citou, darei uma chance para ela =D

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostaria de ler esse livro parece ótimo! Não tenho das 600 páginas desde que a fonte seja boa, se fosse minúscula doeria o olho né e se como você diz que o livro te envolve então é provável que eu esqueça de comer só para continuar lendo XD.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus, Yas! 14 livros??????? Hahaha. Aí é que eu fujo de vez. A temática da história não é das minhas preferidas, mas, quase pensei em dar uma chance a leitura... porque você gostou tanto da história! Mas, estou fugindo de séries com muitos títulos, então de jeito algum, nesse momento eu compraria esse livro. Sem contar que o preço não é dos mais bacanas, né? Uma pena. Beijocas.

    ResponderExcluir
  14. Acabei comprando o livro o livro por ouvir falar tão bem dele em todas as resenhas ou comentários que vi. Quando recebi o livro primeiro me surpreendi com a edição. OMG! Estava de chorar de tão linda :D Eu sei que a editora normalmente costuma fazer umas edições muito boas, mas esta está primorosa e da gosto folhear. Segundo, assim que comecei a ler, me apaixonei. Caí de amores. Faz tempo que não gostava de um livro assim, nas primeiras 10 pgs. Muito bom, devoraria todos os 14 livros fácil.

    ResponderExcluir
  15. meuDeus , perfeito ! Eu já falei o quanto sou apaixonado por histórias de fantasias? Amo o Martin , e amo seus tijolões !! Gosto mtt de livros grandes porq eu leio mtt rápido e livros grandes me prender , principalmente sagas, mas essa é uma saga mttttttt grande; A história deve ser mtt interessante para ter tanto livros assim (;

    ResponderExcluir
  16. UAAAU! Estou louca em vida para ler esse livro! *-* Já ouvi muitos elogios, mas sua resenha tá perfeita! De verdade! :) E me surpreendi novamente aqui no blog... são 14 títuloooos?! OMG! Bem, mas uma coisa de cada vez, o primeiro já estou super convencida a ler! Tipo de história que me fascina e é meu gênero preferido, sem dúvidas! :D

    ResponderExcluir
  17. Uaaaaau ! Um livro que realmente me interessou e muito! Com toda certeza entrou na minha listinha de desejados hahahaha , lendas, guerras, fantasia, DRAGÕES *_* , cara, eu quero muito ler, achei a história o máximo!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia o livro e nem a série....gostei muito da resenha e fiquei interessada em ler. Confesso que ainda não li nada do gênero o que só aumenta minha curiosidade!!

    ResponderExcluir
  19. Vai pra minha lista com certeza. Parece ser muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  20. Acho incrível esses autores (muito poucos!) que criam um universo totalmente diferente, dando vida a personagens e criando locais tão diferentes. Gostei demais da sinopse e a resenha só vem confirmar que essa tem tudo para ser uma série que vai atrair muitos admiradores. Só me assustei com a quantidade de livros ... muita coisa vem por aí, hein?

    ResponderExcluir
  21. Não vi sua resenha por aqui quando saiu porque estava meio off, mas amei cada pedacinho do que disse. Estava procurando uma fantasia boa, mas você fala com tanta empolgação do livro que fica impossível não ficar curiosa. amei tudo o que disse da trama e acho fantástico autores capazes de escrever tanto e tão bem. Parabéns pela resenha no site da editora. Gostei das capas e estou torcendo para que os outros saiam logo, quero ler pelo menos os três primeiros juntos. Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que, até pouco tempo, nunca tinha ouvido falar nem no autor, nem nessa série. Achei a premissa bem interessante, pois me amarro em fantasia, o grande problema é o tamanho da série. Não apenas na questão de volumes, que são 14, mas também na questão de cada volume ser bem longo também. Enfim, por mais tentador que seja, não sei se me arriscaria a começar a lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha. Parece ser um livro bastante surpreendente e instigante. Quero lê-lo, pois fiquei curiosíssima, rs. :)

    ResponderExcluir
  24. A editora Intrínseca para mim é uma das melhores, leio seus livro e na maioria das vezes não me arrependo, por isso tenho uma expectativa muito boa sobre esse, ainda mais depois de uma resenha super positiva como esse. Esse livro parece ser bem complexo, com um mundo completamente novo e coisas muitas vezes desconhecidas, isso me conquistou completamente, pois assim conhecemos coisas novas, gostei bastante!!!!

    ResponderExcluir
  25. Ótima resenha, faz tempo que esperava que os livros do Robert Jordan fossem publicados no Brasil.

    ResponderExcluir
  26. Encantada com a sua resenha *---*, já adicionei o livro a minha lista.

    ResponderExcluir
  27. me dá uma dó de começar a ler a série pq é comprida demais....e me dá uma baita vontade pq é super elogiada lá fora! ainda bem q a intrínseca resolveu tentar dnv lançar aqui no BR, né? com certeza um dia eu leio!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.