23/02/2015

Resenha - Luva Vermelha


Nome: Luva Vermelha
No Original: Red Glove
Autor (a): Holly Black
Tradutor (a): Regiane Winarski
Páginas: 368
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Cassel Sharpe nasceu em um clã de golpistas de primeiro time. O que os difere de outros vigaristas, no entanto, é que eles são capazes de operar maldições apenas com o toque dos dedos. Na continuação de Gata Branca, primeiro volume da bem-sucedida série Mestres da Maldição, o jovem Cassel já sabe que ele é um mestre da maldição muito poderoso. Recrutado pelos federais para ajudar a desvendar o assassinato de seu irmão mais velho, Cassel se vê entre a lei e a máfia, que sabe o quão valioso ele pode ser. Mas a quem ele deve recorrer se não pode confiar em ninguém – menos ainda em si mesmo?

Conheci a trilogia pouco depois de ter começado a blog e Gata Branca foi o primeiro livro que recebi da parceria com a Rocco, quando eles escolheram apenas 12 blogs e meu simples blog na época foi escolhido, por isso Luva Vermelha é uma continuação que estava esperando muito. Mestres da Maldição é uma trilogia jovem de temática diferente, que surpreende pelos rumos inesperados do primeiro livro e nessa continuação não podia ser diferente. Holly Black consegue cativar o leitor com o suspense e ainda desenvolver sua trama central. Conheçam.

Cassel estava de volta a Wallingford para mais um ano que ele sabia que não seria normal depois da temporada com a mãe em Atlantic City. Mesmo após sair da cadeia sua mãe continuava a caça de homens ricos e abusando da sorte como mestre das emoções. Cassel ainda não a perdoara por enfeitiçar Lila, ele amava Lila, mas tê-la por causa do feitiço de amor da mãe era errado, e mesmo tendo contado para Lila não consegue parar de gostar dela. O plano é ficar longe de encrencas, mas logo no primeiro dia é chamado a sala da direção onde dois agentes do FBI o esperam. Cassel não sabe o que eles podem querer e quando começam com uma história estranha sobre o assassino a identidade do assassino da família Zacharov Cassel sabe que estão blefando, eles estão desesperados para saber como Zacharov some com seus inimigos sem deixar vestígios, nem imaginam que é trabalho de um mestre da transformação, mas é a notícia que Philip iria entregar todos os segredos dos Zacharov inclusive o modo como usou seu poder é que deixa Cassel sem ação e pior Philip fora assassinado. Ele não sabe como reagir, afinal era seu irmão, mas não tem tempo de pensar, os agentes querem que ele faça o acordo no lugar de Philip, querem descobrir os segredos dos Zacharov e querem que ele ajude a descobrir quem matou Philip. Cassel sabe que tem de cooperar, não tem saída, e à medida que as semanas passam conviver com Lila no colégio não torna as coisas mais fáceis. Ao lado de Lila, Sam e Daneca ele tentará ter uma vida normal, e apenas quando admitir que essa nunca foi uma opção poderá ter um pouco de paz. Sofrendo pressão da máfia e do FBI Cassel terá de equilibrar tudo se quiser sair ileso da situação.

É esse o ponto de partida da trama deste segundo livro e devo dizer que Holly Black me surpreendeu. Todo seu universo é interessantíssimo, dos mestres a suas habilidades, passando pelo preconceito louco que sofrem até as famílias de mafiosos formadas apenas de mestres. A trama foca em Cassel e em seu jogo de cintura para evitar o FBI e o pai de Lila, chefe dos Zacharov, mas além disso ainda temos o desenrolar da trama contra os mestres, da eminência da nova lei que prejudicará os mestres e aumentará o preconceito. Black soube inserir de forma bem leve tudo na narração de Cassel, de forma que acompanhamos tudo com facilidade.

Outro ponto de que gostei muito nessa continuação é que nos aproximou do protagonista e de seus amigos. A autora desenvolveu mais esse lado durante a história, e nos preocupamos tanto com Cassel quanto com Sam, Lila e Daneca. As descrições são realistas e vívidas, e mesmo sendo de interações básicas, sem muita aventura tudo é muito fluído e instigante. Os mestres, seus poderes e problemas estão mais interessantes e estou bem curiosa para saber como tudo termina. Espero que Holly Black não seja daquelas autoras que adoram uma tragédia de última hora. Gostei muito do desenrolar, Cassel foi esperto e criativo, mas sua perspicácia deve trazer problemas...

Leitura rápida, que envolve o leitor até o fim, seja pela curiosidade seja porque a voz narrativa de Cassel é bem despreocupada e acabamos nem notando o passar dos capítulos. A edição da Rocco está ótima, capa bem adaptada, título bem traduzido e fonte agradável. Gostaria muito de ver esse universo de mestres, máfias, talentos perigosos, preconceitos e feitiços adaptado para o cinema ou televisão, seria interessante conhecer mais detalhes. Recomendo a todos que querem uma trilogia jovem de tema inovador e que foge dos clichês do gênero. Mistério, bons personagens e tramas criativas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Mestres da Maldição - Holly Black
1- Gata Branca
2- Luva Vermelha
3- Black Heart

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.