07/08/2014

Resenha - A Grande Caçada


Nome: A Grande Caçada
No Original: The Great Hunt
Autor (a): Robert Jordan
Tradutor (a): Fábio Fernandes, Júlia Henriques
Páginas: 704
Editora: Intrínseca
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão, deixando memórias que se transformam em lendas. Há séculos os menestréis narram a Grande Caçada à Trombeta de Valere, que muitos pensavam não passar de uma história, e agora foi encontrada. Ela seria usada para convocar heróis mortos de seus túmulos para lutar contra o Tenebroso, mas alguém a roubou. Rand al’Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara juntam-se aos soldados shienarianos, dispostos a sacrificar a própria vida para recuperar o artefato. No entanto, há algo que Rand teme ainda mais do que as forças do Tenebroso: a mácula de saidin. Rand sabe que está condenado à loucura e à morte e se pergunta se conseguirá ajudar seus amigos antes que isso aconteça ou se será ele próprio o responsável por destruí-los.

Cumprindo a promessa inicial de lançar ao menos um livro por semestre a editora Intrínseca trouxe no último mês de maio o segundo volume da aclamada série A Roda do Tempo e dando continuidade a brilhante história iniciada em O Olho do Mundo, Robert Jordan avança a rede de tramas, mistérios e camadas da história de Rand al'Thor e seus companheiros. Em uma audaciosa prova de que sua série é única a trama segue tão complexa quanto seu antecessor e encantando o leitor com revelações imprevistas e mostrando porque a série é o fenômeno mundial que é desde seu lançamento na década de 90.

Rand al'Thor está em negação, depois dos acontecimentos no olho do mundo que revelaram para o mundo que ele é um homem que pode usar o poder e que para a Aes Sedai Moiraine ele é o dragão renascido. Rand já disse que não vai ser manipulado e nem amansado por ninguém. Ele sabe o que acontece com homens que pode tocar o poder, terminam amansados em Tar Valon, o lar das Aes Sedai. Eles estão em Fal Dara, Shienar desde que voltaram do olho do mundo. Treinando com Lan o uso de sua espada, Rand não sabe porque ainda não partiu. Lan lhe faz a mesma pergunta, mas Rand não quer deixar Mat e Perrin para trás. Eles mal falam com ele desde que tudo aconteceu. Egwene também está diferente, ele não sabe o que Moiraine está esperando para partir com ela e Nynaeve para Tar Valon. Quando uma comitiva chega de Tar Valon, com a própria Amyrlin, líder das Aes Sedai, Rand sabe que perdeu sua chance de partir incógnito. Com a confusão do castelo tudo o que Rand não quer é chamar atenção, mas quando há um ataque nas masmorras, Rand não pensa e simplesmente sai em disparada sabendo que Egwene ainda visita Fain em sua cela. O amigo das trevas escapam, deixando ela desacordada e levando a adaga ligada a Matt junto com a Trombeta de Valere. Todos comentam o rompante de Rand e as Aes Sedai já comentam quando Amyrlin o convoca. Para sua surpresa ela fala abertamente com ele sobre o poder e sobre ele ser o dragão renascido. Moiraine e a Amyrlin sabem que não devem impedir a profecia por isso deixa que ele parte com a com a comitiva que sairá no encalço de Fain. Lorde Ingtar com seus homens, Matt, Perin, Loial seguem para sul no rastro dos trollocs e do fugitivo enquanto Egwene e Nynaeve seguem para Tar Valon. Mas o caminho de Rand ainda guardará surpresas. Com o exército que chegou do mar na Ponta de Toman vindo ninguém sabe de onde, e os amigos das trevas infiltrados onde menos se esperam, Rand terá dificuldades de fugir de si próprio, aprenderá muito no caminho e será levado para onde menos quer estar.

Essa é a simplificação da premissa dessa fabulosa continuação, afinal resumir a trama criada por Jordan é algo impossível. Cortei e recortei, assim como escrevi e rescrevi diversas vezes porque é difícil falar de algo de que gostei tanto. A trama que segue Rand no centro das mudanças que ele tanto tentou evitar é fluida, envolvente e instigante, comecei a ler o livro com a meta de ler apenas cem páginas e mal notei a hora passar. O ponto forte da narração continua sendo a divisão em várias frentes que culminam em um fim tenso e que amarra as questões colocadas desde o começo.

O conceito do autor de "Roda do Tempo" ganha mais contornos nessa segunda etapa onde temos Rand sendo levado pelas circunstâncias para o meio das tramas que tentou evitar e mesmo quando o foco são os outros personagens o autor consegue mostrar ao leitor como Rand está intricado a cada um deles mesmo que indiretamente. Com alguns pontos de vista Jordan consegue deixar o leitor tenso e fascinado, como no começo do livro o encontro entre os amigos das trevas e com outros mostra o quanto sua série é audaciosa e cuidadosamente desenvolvida. Sem perder nenhuma ponta da história o autor dá seguimento a todos os personagens e subtramas, movendo-as no ritmo do crescimento de Rand, prova disso é o fato de algumas das partes mais ricas dos diálogos terem saído da frente de personagens secundários.

A história consegue ainda surpreender mesmo o leitor já conquistado pela história intrincando camadas, novos povos, cidades e sociedades na trama. Gostaria muito de saber como Jordan concebeu a história e o modo como organizava todas suas ideias porque a trama da série é de uma complexidade vertiginosa e a cada capítulo nos vemos mais e mais envolvidos. Não importa se a letra é um pouco pequena ou se o livro é pesado, de manhã ou de madrugada, a história desse universo fisga até o leitor desinteressado. É incrível como de um personagem para o outro tudo pode mudar. Rand não está apenas em uma jornada de X para Y, a cada parada que ele faz é uma nova trama, um novo misto de intrigas, perigos, segredos e possíveis traições. E é assim para cada personagem. Além claro do crescimento das subtramas como é o caso de Lan, que continua sendo intrigante e um personagem que merecia uma série só dele, tamanha é a curiosidade que o leitor fica diante de sua personalidade e história pessoal.

A leitura dita já no começo do livro que tem um ritmo próprio, que coloca o leitor no lugar onde o autor deseja e assim segue nos hipnotizando cada vez mais. Jordan tem algo em sua escrita, em seu modo de narrar que vai além de saber contar uma história. Mais uma vez começamos de um jeito e com a evolução do livro mudamos, somos cativados por cada personagem, intrigados e apanhamos em meio as possibilidades das tramas, pegos pela tensão que cerca Rand, temendo por todos os personagens e imaginando desfechos.

A edição da Intrínseca está ótima, fonte padrão, ótima tradução e capa adequada. Com essa arco da história encaminhando para o final já estou contando os dias para os próximos livros, já disse e repito que se tivesse todos os livros em mãos leria até o fim sem parar. Uma série que não se deve julgar pelo tamanho, ela merece uma chance até dos céticos, não é fantasia épica apenas, é um conjunto de temas e tramas fascinante, audaciosas e que surpreende a todo momento. Um universo com histórias milenares, mistérios, intriga, traições de onde se menos espera, guerras, relacionamentos humanos e realistas e mais. Recomendado a todos! Leiam e se apaixonem! Até mais!

A Roda do Tempo - Robert Jordan
1- O Olho do Mundo
2- A Grande Caçada
3- O Dragão Renascido
4- The Shadow Rising
5- The Fires Of Heaven
6- Lord Of Chaos
7- A Crown Of Swords
8- The Path Of Daggers
9- Winter's Heart
10- Crossroads Of Twilight
11- Knife Of Dreams
12- The Gathering Storm
13- Towers Of Midnight
14- A Memory Of Light

6 comentários:

  1. Oi! Adorei ver a resenha, animei a ler a série depois de ver sua resenha do 1º super empolgada, acabei comprando e gostando muito, é muito mais mesmo, estratégia, intriga, conflitos, adorei, e li rápido também, concordo contigo, a série é ótima pelo menos até agora, sabe quando sai o próximo? Preciso ler esse agora. Ótima resenha de novo! Abs!

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaaaaa, bom dia! *-* ♥ Hum, eu até que gostei da premissa dessa série! Mas sei lá... Eu amo fantasia, mas quando envolve muita coisa, fico confusa, uashhuashuashuashusahusahusauhas! :3 Me perdi na sua resenha! Sem contar que os nomes são bem complicados, né? Uauahsuhsauhas! Mas fiquei surpresa em ver que essa série é aclamada desde a década de 90! o.O Meu Deus, uashhuasuhahua! Adoooooooooooorei sua resenha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o primeiro livro da série, estava bem empolgada pra lê-lo mas depois de tomar conhecimento que é uma série com tantos livros, desanimei.
    Acho que já comentei aqui que estou dando um tempo de séries novas pra poder terminar as que já comecei, então começar essa agora, que tem tantos livros não vai dar.
    Sim, eu quero ler a série porque todos falam tão bem que quero conferir, porém vai ficar mais pra o futuro.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Essa série deve ser massa, nunca li ,mas pretendo, em breve.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a série é extensa mas já deu para perceber que vale a pena!
    No momento, eu não começaria a ler, mas quem sabe mais pra frente, depois de zerar a fila de espera!!

    ResponderExcluir
  6. Terminei o primeiro livro há poucos dias e, apesar de ter me lembrado um pouco Senhor dos Anéis, gostei bastante, especialmente do final. Não esperava que terminasse do jeito que terminou, e ainda trouxe uma bela surpresa sobre Rand. Pela sua resenha, o segundo volume parece ainda melhor, fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo.

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.