06/06/2015

Resenha - Invasão do Mundo da Superfície


Nome: Invasão do Mundo da Superfície
No Original: Invasion Of The Overworld
Autor (a): Mark Cheverton
Tradutor (a): Edmo Suassuna
Páginas: 240
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Gameknight999 é apaixonado por Minecraft. Ele sabe que é um dos melhores jogadores entre seus amigos, mas sua verdadeira especialidade é destruir o jogo dos outros usuários. Sem se importar com o espírito de equipe, ele gosta de fazer aquilo que sabe de melhor: trollar. O que ele não esperava é que uma das invenções malucas do seu pai funcionaria justamente quando ele está no meio de uma dessas trollagens. A impressora 3D o teleporta para nada menos do que o mundo digital de Minecraft, onde seu próprio corpo é formado por cubos e os ataques dos terríveis monstros causam danos de verdade. E se ele morrer no jogo? Como poderá voltar à realidade? Gameknight999 precisa achar respostas enquanto foge de garras de zumbis e presas de aranhas, as quais costumavam encarar corajosamente pela tela do computador. Se quiser sobreviver, ele precisará reavaliar suas táticas de jogo, aprender a trabalhar em equipe e a reconstruir as amizades destruídas depois de tantas trollagens.

Quando cadastrei Invasão do Mundo da Superfície no Skoob fiquei ao mesmo tempo surpresa e curiosa, não fazia ideia de que a Galera começaria a lançar livros relacionados a Minecraft e a sinopse do livro de Mark Cheverton parecia intrigante, afinal quem nunca sonhou com o dia que seria transportado para dentro do seu game favorito ou não? Tudo bem que nunca pensamos nos contras dessa história como zumbis, aranhas e creepers e coisas do tipo, mas ainda assim é ou não é verdade? Por isso solicitei o livro e cá estou, conheçam um pouco dessa aventura não oficial e nem por isso menos legal de Minecraft.

Gameknight999 estava logado e fazendo uma das coisas que mais amava, trollando o jogo de outros usuários, ele era o melhor em pregar peças, atrapalhar batalhas ganhas, destruir belas construções que provavelmente levaram meses para ser erguidas e ainda ordenar a destruição de aldeias inteiras de NPCs. Ele tinha acabado de estragar de forma épica a maior partida em equipe de Minecraft quando ouviu o pai chegando em casa. Ele gostava de jogar no computador do pai, mas sabia que não devia mexer na mais nova invenção do pai, um digitalizador 3D, que transportava para o virtual qualquer coisa que escaneasse, era uma das únicas invenções que presta do pai, mas ele não contava com o que aconteceu quando sem querer esbarrou na engenhoca. Gameknight999 não tem tempo nem de pensar quando é imerso na escuridão e acorda se sentindo estranho, com a mão áspera e ouvindo barulho de vacas, porcos e outros animais. Para sua surpresa ele está dentro do jogo, no misterioso servidor que encontrara mais cedo e com tudo o que ele sabe do jogo Gameknight999 começa a trabalhar para sobreviver à noite. Porém quando mata um porco para saciar a fome tem a terrível sensação de culpa ouvindo o animal morrer e tudo só piora quando vê a mesma aldeia que trollou mais cedo ser atacada, o grito dos NPCs, o medo e o pavor em suas vozes é muito real e assustador, Gameknight999 não consegue ouvir sem interferir. Intervenção que faz os NPCs citar uma estranha profecia e levá-lo para ver o Artífice. Ao lado do estranho NPC Gameknight999 descobrirá que não sabe nem um terço da verdade sobre os servidores, sobre os NPCs e tudo mais sobre Minecraft e descobrirá que de acidental seu transporte para o jogo teve pouco. Uma batalha impossível se aproxima e vencer é a única opção para salvar aqueles que ama.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola, com uma narrativa ágil que não perde tempo Mark Cheverton conta uma história de aventura, escolhas e amadurecimento. Em primeira pessoa acompanhamos as descobertas e as surpresas que o protagonista tem assim como a mudança de atitude de um dos jogadores que mais gostava de trollar o jogo alheio. O autor conta no começo do livro o porquê decidiu escrever essa história e tudo fez mais sentido quando eu li esse porquê. A história é simples, fluída e muitos podem julgar juvenil demais, mas a mensagem por trás do livro é bem legal, leva ao leitor e jogador uma perspectiva diferente que fará qualquer um pensar nem que seja por um pequeno tempo sobre as decisões que tomamos e que afetam outras pessoas.

A ambientação é incrível e fica nítido que o autor conhece Minecraft bem, Cheverton procura ser fiel dos pequenos detalhe as batalhas, encaixando na trama termos do jogo e não evitando nada ao contrário do que vemos muito em livros que adaptam games. Já joguei mais Minecraft do que hoje em dia e mesmo sendo mais jovem a trama gostei bastante, o desenrolar é rápido, uma leitura de uma sentada só, terminamos o livro querendo saber se tem algo mais e com imensa vontade de passar o dia jogando Minecraft. O autor explorou bem os servidores conseguindo conectar tudo em uma trama criativa e que deixa o leitor curioso.

A edição da Galera está ótima, fonte agradável, capa bem adaptada e tradução cuidadosa assim como todas as outras de livros de games. Recomendado a todos que gostam de uma boa aventura, com batalhas épicas, espada e capa. Não precisa ser fã de Minecraft e jogador para apreciar a história e seus detalhes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Uma Aventura Não Oficial de Minecraft - Mark Chaverton
1- Invasão do Mundo da Superfície
2- Batalha Pelo Nether
3- Enfrentando O Dragão

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.