07/06/2015

Resenha - Um Conto Sombrio dos Grimm


Nome: Um Conto Sombrio dos Grimm
No Original: A Tale Dark and Grimm
Autor (a): Adam Gidwitz
Tradutor (a): Rodrigo Abreu
Páginas: 272
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em contos horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças. Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é tudo verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os Grimm imaginaram.

Faz algum tempo que cruzei com a trilogia de Adam Gidwitz no Goodreads e desde aquele dia fiquei curiosa para conhecer a história. Contudo apesar de sempre estar por dentro do que vai sair por aqui foi com surpresa que descobri o livro entre os lançamentos da Galera. Uma das melhores surpresas que tive esse ano Um Conto Sombrio dos Grimm é tão diferente e tão gostoso quanto imaginei. Com uma narrativa única, belas marcações de capítulo e uma visão única de diversos contos dos irmãos Grimm o livro de Adam Gidwitz vai além de recriar contos de fadas trazendo consigo uma mensagem inesperada. Conheçam.

O livro começo nos apresentando a história de "O Fiel Johannes" e a partir dela desenrola para outros contos conhecidos, entrelaçando-os de forma a contar uma história única. Após Johannes temos "João e Maria", que são os protagonistas que seguem enredados a partir da própria história pelos contos "As Sete Andorinhas", "Irmão e Irmã", "Um Sorriso Vermelho Como Sangue", "Os Três Fios de Cabelo Dourado", "João e Maria e O Reino Destruído", "João e Maria e O Dragão" e "João e Maria e Seus Pais", cada um desses capítulos contos são permeados pelas versões originais, mas sem estar estritamente presos a eles. O autor foi extremamente criativo ao construir sua história, mas o que chama atenção mesmo no formato do livro é o quanto ele respeita e absorve da coletânea original dos Grimm. Das crianças assustadas que fogem dos pais depois de serem decapitadas para trazer de volta o fiel Johannes a crianças que quase são assadas vivas, passando por irmãos que sacrificam a si mesmo para salvar terceiros e são surpreendidas por suas escolhas.

Não quero falar muito da história para não estragar a leitura. Um Conto Sombrio dos Grimm é o tipo de livro que cativa leitores independentemente da idade seja pela narrativa moldada em contos de fadas seja pela conversa que Gidwitz desenvolve desde o começo com o leitor. Entre uma passagem e outra e entre um conto capítulo e outro o autor dá conselhos, avisos e faz observações que tornam a leitura ainda mais instigante. Como não rir de seus variados fins e de seus comentários?

A escolha do autor por João e Maria faz mais e mais sentido depois de começamos o livro, com a dupla de irmãos o autor consegue atingir várias faixas de leitores, indo além de princesas e bruxas, estou curiosíssima para saber o que ele preparou para o segundo e o terceiro livro. Adoro os contos dos irmãos Grimm assim como outras coletâneas famosas de contos de fadas, e é sempre uma sensação única encontrar um livro que reimagina e resgata com criatividade esse universo. A edição da Galera está ótima, com boa fonte e escolha adequada de título e capa. Recomendo não só aos leitores que gostam de juvenis, mas também aos que querem ir além de sua zona de conforto, com uma leitura que vai além da diversão deixando mais do que aparenta para o leitor depois do ponto final. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gdwitz
1- Um Conto Sombrio dos Grimm
2- In A Glass Grimmly
3- The Grimm Conclusion

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.