31/10/2014

Resenha - Mar da Tranquilidade


Nome: Mar da Tranquilidade
No Original: The Sea Of Tranquility
Autor (a): Katja Millay
Tradutor (a): Carolina Alfaro
Páginas: 368
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

Quando conheci o livro de estreia da autora Katja Millay fiquei bastante curiosa, não só pela história, mas também pelas diversas resenhas apaixonadas que o livro ganhou no Goodreads. Por isso foi com ansiedade que aguardei a editora Arqueiro lançar o livro e com felicidade o vi chegar com capa e título fielmente adaptados. Eu já esperava uma história emocionante, mas não estava preparada para o tom da narrativa construída por Millay. Com dois protagonistas fortes e uma liricidade inegável a autora surpreenderá até o leitor mais duro.

Nastya estava se preparando para o papel que teria de manter na sua volta ao colégio. Morando com a tia, Nastya aceitou frequentar um novo colégio em seu último ano de escola. Há mais de 400 dias que Nastya não fala. Depois de passar por uma experiência horrorosa que destruiu toda sua vida e a marcou com diversas cicatrizes visíveis e invisíveis, Nastya estava em silêncio e assim pretendia ficar. Mas depois de três anos de fisioterapia, cirurgias, reconstruções, e um misto de raiva, revolta, desejo de vingança, pena de si mesmo e desesperança. Nastya ainda não estava preparada para tudo. Em seu salto onze, sua maquiagem preta pesada, sua roupa justa e curta, ela não pensou que ninguém enxergaria por debaixo de seu personagem. Mas Josh Bennett, que parece ter um campo de força em torno de si, conseguiu com seus desconcertantes olhos azuis enxergar a mentira que ela é, conseguiu vê-la por debaixo de sua capa protetora. Nastya só queria ficar invisível e aturar as brincadeiras e cantadas de Drew, mas um dia durante sua corrida noturna ela vai parar em frente a uma garagem. Nastya tem certeza de que já viu aquele lugar e que o conhece, para sua surpresa e horror lá está Josh, trabalhando em um móvel. Ele fica tão surpreso e até um tanto irritado por vê-la ali, toda suada, sem sua indumentária diária. Quando ele faz o que Nastya menos esperava, oferecendo-a uma carona, Nastya pensa que ficou doida, mas aceita. Desde o primeiro dia de aula ela vem tentando entender porque ninguém incomoda Josh, em sua reclusão ele seria o alvo perfeito, mas ninguém atravessa seu caminho, as pessoas ouvem o que ele diz, nem mesmo os professores parecem contraria-lo. O que Josh tem que o torna esse Deus todo para as pessoas? Mas a partir daquele dia e daquela carona Nastya começa a entender Josh, visitar sua garagem toda noite e ficar apenas observando-o trabalhar é terapêutico. Do silêncio de Nastya e dos comentários de Josh surgirá algo que nenhum dos dois previu. O garoto que perdeu a todos que amava e a garota que morreu e estava tentando descobrir se nasceu de novo. Um laço improvável que mudará tudo.

É essa a premissa que serve de base para a bela história desenvolvida por Katja Millay. Através das vozes narrativas de Nastya e Josh acompanhamos o desenrolar único de uma amizade e de um amor, que surpreende pela realidade impressa em cada gesto e em cada palavra. Duas pessoas feridas pela vida de maneiras distintas e que por alguma razão terminam lado a lado, encontrando o caminho perdido um no outro. Pode soar clichê, mas eu garanto que Millay tornou a história em algo memorável, que cativa e desperta emoções fortes no leitor. Com palavras duras e líricas a autora nos faz sofrer pela história, nos faz torcer e até mesmo invejar a natureza do que Nastya e Josh sentem um pelo outro.

Além de ser um dos melhores livros que li durante esse ano, Mar da Tranquilidade é também uma das histórias mais palpáveis que já conheci. A brutalidade sem sentido do que aconteceu com Nastya, a natureza monstruosa que o ser humano luta para controlar e esconder, a dificuldade de aceitar que certas coisas não são e jamais serão nossa culpa são perspectivas que permeiam a história. Da amizade de estranho equilíbrio entre Nastya, Drew e Josh, a crueza das palavras expressas nos pensamentos de Nastya, tudo se encaixa perfeitamente na trama construída pelo Katja Millay. Uma história audaz por ser vertiginosamente realista, marcada por personagens que são mais do que qualquer um pode julgar a primeira vista, amadurecidos à força e ao mesmo tempo fragilmente jovens e um desfecho simples, corajoso e que em pequenos detalhes mostra toda a força da história.

Uma leitura que começa com a pergunta "por que de tanto alvoroço" e evolui nos instigando, com pequenos choques de realidade, nos cativando ao ponto de não pararmos antes do derradeiro ponto final, deixando-nos curiosos no ponto certo e admirados com a história. A estreia de Katja Millay merece atenção e apresenta ao leitor uma autora perspicaz, sensível e tenaz. A edição da Arqueiro está ótima, fonte perfeita, capa e título muito bem adaptados e respeitados. Sem dúvida nenhuma uma história que arrancaria lágrimas se adaptada fielmente para o cinema. Recomendado a todos que querem algo único e marcante em meio a tantas histórias iguais. Um amor realista, que causa de ternura a inveja no leitor, uma trama sensível e dura, que vai marcar o leitor. Leiam, se surpreendam e se emocionem! Até mais!

2 comentários:

  1. Ótima resenha! Fiquei tocada so de ler. Quero esse livro ja faz um tempo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por mencionar a tradutora na ficha técnica! São pouquíssimos os resenhistas que observam esse "detalhe". Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.