29/10/2014

Resenha - A Caixa de Perigos


Nome: A Caixa dos Perigos
No Original: The Danger Box
Autor (a): Blue Balliett
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 304
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Descobrir o autor de um misterioso caderno, repleto de anotações contendo palavras como “terremoto” e “Beagle”, entre outras, é o desafio proposto aos leitores no novo livro de Blue Balliett, autora do aclamado mistério juvenil Procurando Vermeer, pelo qual ela recebeu o prêmio Edgar Allan Poe, e de outros livros de sucesso publicados no Brasil pela Rocco. Balliett retorna com outra intrigante trama que reúne ação, mistério e ciência ao contar a história de um garoto curioso e inteligente que acaba envolvido numa investigação policial depois de encontrar um antigo caderno contendo ideias que, há mais de 150 anos, mudaram a forma com que a vida na Terra era compreendida. 

Poucas são as vezes que sou surpreendida por um lançamento e adoro quando isso acontece. Não estava esperando Blue Balliett e quando solicitei o livro à editora Rocco não sabia o que esperar da história. Com uma sensibilidade e visão única a autora nos conduz pela simples e curiosa vida de Zoomy, um garoto incomum e cativante, que com seu olhar único conquista o leitor além da própria trama que traz uma peça perdida e uma história curiosa de um dos pais da biologia moderna. Conheçam.

Zoomy é o segredo de um segredo. Entregue a seus avós, os Chamberlain, ainda bebê, eles só tiveram certeza de sua origem por causa do nome. O filho deles Buckeye, que havia saído de casa meses antes tivera um amigo imaginário quando criança, e jamais contara seu nome para ninguém além deles. Zoomy cresceu ao lado dos avós, adorando a vida que levava e sendo surpreendido pela vida. Portador de uma miopia severa, Zoomy é para todos os efeitos legalmente cego e necessita de óculos incrivelmente espessos. Seus óculos largos demais, sua necessidade de olhar tudo de perto e seu nervosismo controlado apenas por seus cadernos de listas afastou as outras crianças, mas Zoomy era feliz com Gam e Gumps, sua avó, de deliciosas geleias e abraços macios, e seu avô, de rangidos metálicos e voz forte. A vida era tranquila e arrumada, isso até Buckeye aparecer na porta da casa, com uma caminhonete vermelha e uma caixa misteriosa. Zoomy não gostou nenhum um pouco de como Buckeye soava e achou mais estranho ainda quando pesquisou sobre ele na biblioteca. O que será que a caixa escondia? Seu avô parece preocupado, e fica surpreso ao encontrar dentro da caixa apenas um livro antigo, Zoomy fica interessado e em uma primeira leitura o livro parece ter mais de cem anos, e pode ter pertencido a alguém que testemunhou uma pesquisa histórica. O que Zoomy não sabe é que tem mais alguém atrás da caixa, alguém que não faz ideia do que ela contém e que o verão trará ainda mais surpresas para Zoomy, os Chamberlain e a pequena cidade de Three Oaks.

Essa é a premissa da história de Zoomy. Não quis me aprofundar muito do desenvolvimento da trama para não estragar as surpresas que o leitor encontrará pelo caminho. Blue Balliett consegue dar voz a um garoto de doze anos excepcional, cativante, que diverte, desperta o melhor de nossas lembranças e nos faz um pouco melhor nesse mundo louco e cru em que vivemos. Zoomy é diferente não por ser especial ou ter alguma doença, ele vê tudo de forma única e em sua inocência enxerga mais do que muitos. O modo como ele associa as coisas é brilhante e como é através dele que conhecemos Three Oaks e todos os cenários da história tudo ganhou mais vivacidade, vistos de outros ângulos a pequena cidade se tornou o ambiente perfeito.

Outro ponto curioso e que me conquistou foi o modo como a autora dá vida a história, como uma simples mensageira temos a impressão de que ela apenas nos contou a história de Zoomy, sem muita interferência a sensação é de que em algum canto do mundo Zoomy está sentado na cozinha de sua avó escrevendo suas listas. É uma história simples, e que nos prende até o final. Um artefato que muda a vida de Zoomy não por ser raro ou por todo o resto, mas por mostrá-lo que ele não é o único que precisa de listas ou tem manias estranha. Uma história para todas as idades e que chega como um refresco em meio a minha rotina cansativa.

Leitura rápida, agradável e cativante. Blue Balliett me surpreendeu em vários os sentidos e espero conhecer outros livros dela. Sua narrativa é sensível e atenta, captando com clareza pequenos detalhes e sutilezas, imprimindo com simples palavras muito mais sentido do que se aparenta. A edição da Rocco está ótima, desde a fonte agradável aos detalhes da diagramação até a capa. Recomendado a todos que procuram uma história leve, mas marcante, que vai leitores de todas as idades. Um protagonista único, com voz sensível e que dá ainda mais brilho a uma história de descobertas e diferenças. Leiam e se surpreendam! Até mais!

2 comentários:

  1. Parece ser um livro tão gostoso de se ler!
    Gostei da personalidade de Zoomy, por nos divertir, ser cativante e nos fazer um pouco melhor nesse mundo.
    A capa é muito fofa!
    Amei a resenha! Abraços Min!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, esse livro já entrou pra minha lista. Achei essa capa fofa e como você disse que Zoomy é um garoto diferente e inocente parece que combina. Só achei os nomes beem diferentes!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.