01/11/2014

Resenha - A Rosa Branca


Nome: A Rosa Branca
No Original: The White Rose
Autor (a): Glen Cook
Tradutor (a): Domingos Demasi
Páginas: 378
Editora: Record
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: A Companhia Negra esteve à beira da ruína após fugir de Zimbro e da Dama, sua antiga empregadora. Seis anos depois, o grupo de mercenários conseguiu se reestruturar e agora ajuda Lindinha, a reencarnação da Rosa Branca, a comandar um exército rebelde contra a Dama, derrotada por Rosa há muitos séculos atrás. Porém, uma grande ameaça paira sobre os dois lados do conflito: o Dominador, ex-marido da Dama, pode estar planejando mais uma tentativa de se libertar de seu túmulo e talvez não haja tempo para detê-lo. Diante de um inimigo em comum, Lindinha e a Dama podem ter de tomar decisões inesperadas. Medidas extremas precisam ser tomadas e Chagas, o médico e cronista da Companhia, terá de assumir um papel fundamental nesse conflito que pode abalar sua lealdade e decidir o destino de seus amigos.

A série com dez livros, chega a sua terceira história fechando a trama iniciada em A Companhia Negra. Glen Cook que já havia surpreendido o leitor com uma bem organizada trama de batalhas e campanhas militares dessa vez retorna investindo mais no desenvolvimento de seu universo, com novos elementos e seres curiosos além de reviravoltas inesperadas e um desfecho imprevisto. Novos personagens e velhos conhecidos se alternam na narração, conheçam.

Já faz anos que a Companhia Negra está fugindo da Dama e fomentando uma nova rebelião. Com a mente brilhante de Lindinha por traz de toda a organização, eles veem agindo com informantes em cada cidade, dividido tudo em células para não correr riscos desnecessários, mas o silêncio do lado inimigo é desconcertante. A Dama está preparando algo grande, mas o que? O acampamento da Companhia no Vale do Medo conta com a silenciosa aliança com os excêntricos seres do Vale. De criaturas de pedras a baleias do ar. É um acordo tácito que pode desmoronar a qualquer minuto. Quando Chagas começa a receber misteriosos pacotes, ele tem a boba esperança que pode ser dela, mas não faz o menor sentido quando ele descobre que é a história de Bomanz, o mago ficara conhecido por despertar a Dama e os tomados. A cada pacote Chagas entende menos ainda a intenção de seu misterioso correspondente. Há estranhos chegando no Vale, surgidos de várias cidades com os misteriosos pacotes. Todos desconfiam, mas a senha que eles dão é válida e todos parecem homens cansados e marcados por batalhas anteriores. Com as informações que começam a chegar, de novos Tomados sendo criados e movimento das linhas inimigas, Lindinha, que se recusa a aceitar o nome de Rosa Branca decide começar a agir. Chagas acha absurdo, mas o mau humor dele tem piorado. Os papéis que tanta analisa nada entrega em retorno. Ele ainda não se recuperou de ter perdido os Anais da Companhia. Quando mais um pacote chega dessa vez com um aviso no final, Lindinha decide enviar Chagas, Duende, Caolho e Perseguidor para a Terra dos Túmulos em busca do último pacote, o final da carta história que pode conter a chave para o fim da Dama. Mas na Terra dos Túmulos, Gaio, um homem misterioso que chegou a cidade alegando ser veterano de combate tem uma missão que ninguém está esperando ou contando, e que mudará o rumo da história de todos.

É a partir dessa premissa que temos o desenvolver do final da saga da Dama, dos Tomados e da Rosa Branca, e o autor surpreende o leitor com rumos e viradas totalmente inesperados. Personagens se mostram o inverso do esperado, mortos que não estão mortos, o inexplicável vem a luz e diversos novos elementos aparecem para compor o já interessante universo da série criado por Cook. A narrativa continua na voz de Chagas, com comentários mais ácidos o médico e analista da companhia mostra o preço alto da passagem do tempo e das perdas que sofreu, mas além do olhar crítico dele dessa vez também temos o ponto de vista intrigante de Gaio, que confunde desde o começo e termina deixando o leitor de queixo caído como diz a expressão. Porém antes de falar do choque a respeito de Gaio devo falar da ambientação, que rouba a cena em diversos capítulos deixando o leitor intrigado e fascinado pelo mundo que o autor apresenta. As descrições vívidas aliada as novidades tornaram esse livro difícil de avaliar.

Se por um lado a história rouba a atenção do leitor e nos deixa maravilhados pela complexidade escondida no Vale do Medo por outro é possível encontrar um leitor confuso no final da história. O modo como tudo se encaminhou deixa uma inegável sensação de que tem algo errado, muito errado. A Dama, uma personagem moldada e apresentada como forte, de vontade férrea, coração frio e indobrável surge como uma incógnita nesse terceiro livro e a despeito da análise muito benfeita que o autor nos proporciona através de Chagas ainda tenho minhas dúvidas de que é possível algo assim acontecer, mesmo com a derradeira traição no final. Gostei muito do desenvolvimento da trama, gostei mais ainda da composição do mundo e das surpresas que o autor deixa pelo caminho, e devo admitir que gostei do desfecho mesmo não aceitando bem a forma como dois pontos se interligaram.

Leitura de ritmo cadenciado, nem rápida demais nem lenta, a trama instiga e cativa o leitor até o fim. Glen Cook expande seu universo e deixa o leitor curiosa para saber o que vem por aí na Companhia Negra. Será que veremos alguns personagens de novo? A edição da Record está ótima, a fonte padrão da editora e uma capa adequada apesar de que para o meu gosto o rosto era desnecessário. A história da Dama, dos Tomados e da Companhia renderia um bom filme. Recomendado a todos que procuram uma fantasia de mais batalhas e estratégias, com um pano de fundo interessante e um universo que surpreende a cada livro, sombrio, com mistérios e seres interessantes. Leiam! Até mais!

Crônicas da Companhia Negra - Glen Cook
1- A Companhia Negra
2- Sombras Eternas
3- A Rosa Branca
3,5- The Silver Spike
4- Shadow Games
5- Dreams Of Steel
6- Bleak Seasons
7- She Is The Darkness
8- Water Sleeps
9- Soldiers Live

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.