10/02/2012

Resenha - O Hobbit


Nome: O Hobbit
No Original: The Hobbit
Autor (a): J.R.R. Tolkien
Páginas: 320
Editora: Martins Fontes
Comprar: Submarino - Travessa - Cia dos Livros - Cultura
Sinopse: Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

Havia lido esse livro há alguns bons anos atrás e não me recordava em detalhes da trama. No ínicio desse ano reli quando comprei minha edição de capa dura e resolvi resenhá-lo agora. Não me perguntem por que, mas vou tentar. O Hobbit é um livro que começa leve e termina sombrio isso sem contar que é aqui que tudo começa. É aqui que a melhor história já contada começou. A descoberta do Um anel por Bilbo.

A vida de Bilbo Bolseiro vai maravilhosamente tranquila e normal no Bolsão. Caminhadas pelos bosques, leituras e chás às 17h quando em um fim de tarde sentado no banco em frente de casa fumando seu cachimbo viu um senhor passando, de vestes cinza e chapéu pontudo. Para sua surpresa era Gandalf, o mago que há tempos era amigo de sua família pelo lado dos Tûks. Ele prôpos uma aventura, mas Bilbo como bom Bolseiro não quis saber e despediu-se o convidando para chá e entrou logo para dentro de casa. No outro dia só quando ouviu o toque na porta que se lembrou do convite que fez ao mago, mas não era Gandalf, era um anão. E assim foram pelos pelas próximas dez, ou doze batidas. Bilbo já atarantado com tantos anões bagunçando sua cozinha e bebendo de seu chá quando Gandalf chegou. Correndo de um lado para o outro servindo todo o conteúdo de sua dispensa sem entender nada Bilbo queria muito se livrar dos anões. Quando toda comilança terminou foi que o ar de aventura piorou e os anões disseram a que vieram. Estavam à procura de um ladrão para sua comitiva e ao ser chamado de sujeitinho impressionável o lado dos Tûks falou mais alto e Bilbo resolveu que ia fazer o que precisasse para ser considerado feroz. E foi assim que ele e Balin, Dwalin, Fili, Kili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin escudo de carvalho partiram rumo a montanha solitária em busca de recuperar o tesouro do dragão.

A partir daí foram muitas confusões e aventuras. Uma curta estada entre os elfos, uma enrascada com três trolls imensos e uma fuga em meio a uma caverna de orcs, uma luta com wargs, o resgate pelas grandes águias, uma estada com Beorn, o homem meio urso e muita confusão na trilha pela floresta das Trevas. A estada forçada dos anões no reino dos elfos da floresta e uma fuga nada tradicional organizada por Bilbo. É muita imaginação para uma pessoa só! O universo criado por Tolkien se expande e se desdobra de tal forma que a cada capítulo uma criação mais inusitada aparecia. Bilbo e sua simplicidade e genuína irritação com a aventura em que havia se metido rendeu ótimos momentos. Seja a fuga atrapalhada de Gollum seja pelas inúmeras vezes que beneficiado pela invisibilidade do anel aprontou com os anões e com todos. A forma que ele atacou as aranhas na floresta das Trevas foi hilária e não posso esquecer-me do tanto que aqueles anões cobravam dele. Coitado, a sua posição de ladrão oficial da demanda só render dor de cabeça. O final foi de dar dó, imagine chegar em casa depois de tantas situações terríveis e encontrar tudo da forma que ele encontrou? Simplesmente perfeito do ínicio ao fim.

Cheio de diálogos inteligentes e descrições belíssimas o livro é uma aventura épica em primeiro lugar e que permite conhecer mais cantos da Terra-Média. É possível também entender como algumas coisas que vemos na trilogia se desenvolveram. É muito bom ver que desde lá Gandalf estava pensando no futuro dos acontecimentos. Com a jornada dos anões e de Bilbo o dragão que aterrorizava todo aquele canto foi eliminado e assim não pode ser usado por Sauron no futuro. São detalhes colados aqui e ali por Tolkien no meio da história que entrelaça tudo. Para quem leu a trilogia antes de O Hobbit é muito bom ver todas as peças se encaixando.

A minha edição é a da capa verde e dura, não a dura comum. Ela é firme, cartonada e o miolo é muito bom. Ainda por cima comprei pela metade do preço e bem a tempo visto que não encontro mais em lugar nenhum dessa edição. Os mapas e as ilustrações no meio do livro também dão um tom a mais ao livro. Não sei se a outra edição tem as ilustrações, mas adorei ver o Condado pela olhar original. Só faltou uma ilustração da caverna do Gollum, mas a ilustração do dragão compensa esse detalhe.

Se eu recomendo? Ainda tem duvidas quanto a isso?! Recomendo que leia para ontem! O livro finalmente foi adaptado para o cinema, muito tempo depois da trilogia "O Senhor dos Anéis", o que é uma pena visto que a história de passa antes e em dezembro deste ano estreia a primeira parte "Hobbit: Uma Jornada Inesperada", e o ano que vem a segunda parte "Hobbit: Lá e Volta Outra Vez". Assista ao trailer legendado aqui e suspirem comigo até dezembro. Até lá vou matando a vontade assistindo de novo e de novo os filmes de "O Senhor dos Anéis". Até mais!

13 comentários:

  1. Ah, que legal esse livro!
    Meu primo leu, me falou dele, mas eu nunca tinha lido a resenha dele, ele só me falou que é a história que se passa antes de O senhor dos anéis... Agora lendo aqui eu entendi bem.

    ResponderExcluir
  2. ahhh, eu quero tanto ler esse livro , estou ansioso para ver o filme também.
    essa edição deve ser a coisa mais linda , eu preciso dela .
    Abraços .

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao consegui ler esse livro. Alias, nao consegui ler nem O Senhor dos Aneis, apesar de ja ter aqui. Mas acho que vou comecar por esse antes de ler o Senhor dos Aneis.
    Adorei sua resenha. Por isso agora quero le. rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhh, sou louca para ler esse livro. Tem até na biblioteca da UFF, então vou tentar pegar este semestre. Mas essa capa aí que tá no seu post é muito feia. Vi outras melhores.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Yasmin!
    Descobri seu blog hoje e já gostei!

    Li O Hobbit em março de 2010 e já nas primeiras páginas me apaixonei por ele. É um clima bem diferente do encontrado em O Senhor dos Aneis.
    Achei interessante você começar a resenha dizendo q o livro começa leve e termina sombrio. Realmente, acho q reflete o tempo como era antes no começo e termina com o clima de uma ameaça ainda invisível. E é justamente com esse clima que se passa praticamente todo O Senhor dos Aneis.

    Este é realmente um livro muito bom e altamente recomendável!

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Estou pra ler esse livro há eras!!!!Todos na minha casa e meu namorado já leram e ficam me recomendando, mas eu sempre passo outro na frente.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu penso que Tolkien escreveu esse livro como uma historinha para os filhos fico pensando por que meu sobrenome não é Tolkien? rs. Adorei o Hobbit tanto quanto a trilogia do Anel, Bilbo é um personagem encantador, e é muito legal ver a Terra-Média antes da guerra do anel.

    ResponderExcluir
  8. Eu ouvi tanto do filme, nem sabia do que se tratava :/ Enfim, mais um para a lista, mas esse está no topo!

    ResponderExcluir
  9. Estou ansiosa para começar a ler, as obras do Tokien são realmente muito boas, me surpreendi com O Silmarillion e tenho certeza que vou gostar muito de ler.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser louca por fantasia, eu e o Tolkien não nos acertamos. Não gostei muito dos filmes e comecei a ler um dos livros dele e nem terminei.

    Não consigo dizer exatamente o que acontece, só não me acertei com a história e a escrita. E é triste pois vejo muita gente, como você, amando.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Depois dessa resenha eu até me sinto culpada pela raiva que eu senti desse livro kkkk. Na primeira vez que eu li, há alguns meses, eu terminei um pouco insastifeita e deixei transparecer isso na minha resenha - bem ácida por sinal...

    Mas como dizem, talvez eu não estava completamente pronta para ler O Hobbit, sendo que atualmente eu estou embarcando de novo na Terra-Média com a leitura do Senhor dos Anéis. Já li A Sociedade do Anel e agora estou lendo As Duas Torres e estou gostand muito :) Provavelmente se eu reler O Hobbit depois, eu perceba esses tesouros escondidos no livro e me divirta mais com a leitura.

    A questão do Tolkien não conquista logo de cara, como o meu caso e o da comentarista acima, é mais normal do que aqueles que na primeira leitura já se apaixonam. Por exemplo, a primeira parte da Sociedade do Anel é praticamente um teste, uma provação: se você passar e ler tudo, você lê a trilogia inteira kkk.

    Bjos!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Com certeza um dos meus preferidos, recomendo! A história é fascinante, você simplesmente não consegue largar o livro até terminar.

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro. Concordo com você na resenha, o livro é muuuuuuuuuuuuuuito bom!!!!!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.