01/06/2016

Resenha - Outro Conto Sombrio dos Grimm


Nome: Outro Conto Sombrio dos Grimm
No Original: In A Glass Grimmly
Autor (a): Adam Gidwitz
Tradutor (a): Rodrigo Abreu
Páginas: 352
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem — ou não! — ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

Quando li o primeiro livro mal simplesmente adorei a simplicidade com que Adam Gidwitz reconstruiu e recriou diversos contos tradicionais não apenas dos Irmãos Grimm e nessa sequência de sua trilogia de livros acerca dos mais variados contos o autor nos leva mais uma vez por contos conhecidos e desconhecidos, com modificações curiosas e divertidas, mas acima de tudo respeitosas que tornam a leitura uma delícia para crianças e mesmo adultos em busca de um tempo diferente. Conheçam.

Começando em O Poço dos Desejos o autor nos apresenta a um sapo muito inteligente, mas que de príncipe não tem nada e que em um momento de desespero faz um pedido as estrelas e é ouvido apenas para ser brutalmente decepcionado e ainda perder uma perna no processo passando em seguida para A Mãe Maravilhosa onde conhecemos Jill, uma princesa que faz tudo para agradar a rainha, sua mãe e em uma dessas acaba usando um vestido de fios belíssimos e refinados, mas que apenas a mãe enxerga e ao sair completamente nua pelas ruas acaba fugindo de vergonha e decepção. Fechando o trio em João e Jill e O Pé de Feijão, onde conhecemos o João, um menino que segue a opinião de todo mundo e por isso entra em muitas frias, é perseguido por todos e considerado um fraco. Tetando corrigir essa impressão troca uma vaca por feijões mágicos que não são nada especiais. Unindo os três personagens, em um busca por um espelho mágico o autor nos guia por O Matador de Gigantes onde Jill engana gigantes nada gentis, Onde Você Nunca Mais Vai Chorar em que sereias não estão nem um pouco interessadas em homens, O Vale Cinzento, um lugar com corvos e conselhos, Mercado dos Duendes, e seus duendes cheios de artimanhas e truques, Morte Ou A Donzela, onde Jill vira rainha, e João realmente surpreende, A Descida e Eidechse von Feuer Der Menschenfleischfressende, onde uma salamandra se mostra bem menos do que o esperado e eles encontram algo, Os Outros e as surpresas que um pouco de inteligência e astúcia pode trazer e fechando Face a Face com sua mensagem bem diferente dos contos tradicionais e também dos modernos.

Com belas ilustrações e um talento único para contar histórias Adam Gidwitz surpreende o leitor conversando diretamente com quem está lendo, dando dicas, fazendo comentários e nos envolvendo a cada passo na história de Jill, João e o sapo, três personagens com semelhanças e diferenças, que passamos a nos importar mesmo imaginando um pouco do que está por vir pelos nomes de cada conto que compõem os capítulos. Eu adoro contos de fadas tradicionais, de Grimm e Andersen por isso sempre que posso vou atrás de livros que os resgatam e Gidwitz faz isso de forma magistral. Sem pretensão ele conquistará do leitor mais jovem ao mais velho com seus comentários e pequenas mudanças que resgatam muito do tom original de cada história.

Leitura rápida, envolvente, com bela ambientação e que deixa o leitor querendo mais, tanto da trilogia do autor quanto de contos e suas florestas cheias de criaturas e perigos. A edição da Galera está perfeita, das ilustrações a tradução. Recomendo a todos que gostam de um juvenil diferente, e principalmente de contos de fadas no melhor estilo e histórias que os recriam sem toda a romantização de hoje em dia. Leiam e se encantem! Até mais!

Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gdwitz
1- Um Conto Sombrio dos Grimm
2- Outro Conto Sombrio dos Grimm
3- The Grimm Conclusion

Acompanhe a editora Galera:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.