04/06/2016

Resenha - Dama de Meia-Noite


Nome: Dama da Meia-Noite
No Original: Lady Midnight
Autor (a): Cassandra Clare
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 560
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Agora Emma Carstairs é uma jovem em busca dos assassinos de seus pais, com a ajuda de seu parabatai, Julian Blackthorn. As crianças cresceram e podem se tornar os melhores Caçadores de sua época.

Ainda não li todos os livros das duas séries anteriores da Cassandra Clare contudo eu gosto bastante do universo que ela criou, de suas infinitas criaturas a suas tramas. Foi por gostar dessa intricada organização que solicitei Dama da Meia-Noite e não poderia estar mais surpresa. Terminei a leitura querendo voltar e ler todos os livros que o precederam e é isso que vou fazer. Conheçam Dama da Meia-Noite, cinco anos após o fim de uma guerra mortal a nova geração enfrenta suas heranças e tragédias.

Emma sabia que não deveria visitar o mercado das sombras, mas ela precisava de informação e apenas Johnny Rook não ser confiável era a fonte de informações mais completa, ele sabia de tudo. Emma sabia que os corpos que estavam aparecendo por toda Los Angeles tinham ligação com o assassinato de seus pais. A Clave jamais admitiria que os dois não foram mortos por Sebastian e ela precisava descobrir a verdade a qualquer custo. Ao lado de Cristina e com a informação de Rook ela começa tenta pegar o assassino em uma de suas desovas, mas o plano não dá certo e tudo o que elas conseguem é irritar uma fada. Quando membros da caçada aparecem na porta do instituto sugerindo uma troca, Emma sabe que Julian não vai aceitar. Mesmo que investigar os assassinatos seja o que ela quer, porém a moeda de troca da caçada é Mark, o Blackthorn perdido, levado a cinco anos pela caçada. Ver o irmão mais velho de Julian é um choque, seus irmãos mais novos mal lembram dele, mas Julian não recusa. Irá investigar as mortes dos humanos e das fadas, descobrirá o que está por trás do ritual se isso significa ter o irmão de volta. Fazendo tudo escondido da clave o grupo junta as poucas peças do quebra-cabeça e começam a procurar algo que traga sentido para as mortes. No meio de tudo isso Emma precisa lidar com os sentimentos que ela e Julian estão evitando falar. Julian é seu parabatai e deveria ser apenas isso, ela não gosta da Lei, não entende a Lei e ficar tão próxima dele está trazendo questionamentos que ela não queria ter, com Mark de volta e a casa cheia fica fácil evitar tais perguntas, o problema é até quando. No caminho para descobrir o assassino Emma descobrirá bem mais do que gostaria...

Essa é a premissa do livro e Cassandra Clare faz um excelente trabalho tanto em construir uma trama nova em seu universo quanto em desenvolver personagens que já estávamos levemente familiarizados. O mais legal para o leitor que é fã é o fato da autora ter investido em muito mais além da trama, cada personagem secundário ganha vez, conhecemos detalhes de vários dos irmãos Blackthorn e adorei cada um deles. As descrições tanto do instituto quanto das cenas pela cidade de Los Angeles casam perfeitamente com o tom da história e a todo momento temos impressão de estar em cada um dos lugares onde Emma e os outros passou, é tudo vívido e palpável e essa sensação de estar intimo da história é um dos pontos que mais gostei.

A história de Emma e Julian é algo que desde o que começo das outras séries me pergunto, por que parabatais não podem se apaixonar e estou curiosa para saber como tudo vai se desenrolar. Mark é de longe meu personagem favorito nessa história e adoraria um livro com ele narrando, ele é interessante não só por ter vívido com a caçada e as fadas, mas no geral e estou ansiosa pelo que vai acontecer depois daquela cena final. Ty também é ótimo e um personagem que com certeza daria uma trilogia só para ele. Vamos esperar que Cassandra continue contando histórias de seu mundo. Muita gente reclama que os autores nunca desenvolvem mais o seu mundo e ela faz isso muito bem, não sei como podem reclamar, eu daria um braço para ter mais histórias em tantos universos que amo e jamais vou ter, os fãs dela deviam ser mais agradecidos!

Leitura rápida, envolvente e instigante. E sim, você pode ler Dama da Meia-Noite sem ter lido os outros, há várias referências, mas dá para pescar tudo. A edição da Galera está um luxo, com capa holográfica nessa primeira edição e uma bela adaptação da capa original. Recomendo a todos que gostam de um um universo complexo e bem desenvolvido além de personagens fortes, e claro para todos que já conhecem os livros da autora! Leiam e se surpreendam mais do que nos anteriores! Até mais!

Os Artifícos das Trevas - Cassandra Clare
1- Dama da Meia-Noite
2- Lord of Shadows
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Galera:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.