31/05/2016

Resenha - A Guardiã de Histórias


Nome: A Guardiã de Histórias
No Original: The Archived
Autor (a): Victoria Schwab
Tradutor (a): Daniel Estill
Páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias – geralmente violentas – de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.

Conheci o livro no Goodreads e desde o primeiro momento quis conhecer sua história, afinal não é todo dia que encontramos um arquivo que guarda os mortos como livros e toda essa premissa sombria soava interessante demais para perder. Victoria Schwab constrói cuidadosamente um mundo único, com personagens fortes e uma trama simples, mas forte, que nos conquista de forma imperceptível. Conheçam.

Mackenzie Bishop é uma Guardiã, ela herdou essa difícil tarefa de seu avô Da e diante do estranho hotel convertido em prédio residencial onde agora irá morar com a mãe e o pai nada faz sentido. Ela não tem mais o avô e faz um ano que Ben, seu irmão mais novo se foi, arrancado de forma tão cruel. Ela não quer morar ali, longe de todas as memórias de seu irmão. Assim que ela entra no Coronado vê tudo o que já aconteceu ali, um dos pesos de ser uma Guardiã é a memória incutida em cada objeto, em cada parede e lugar. Mackenzie logo percebe que o lugar não tem apenas uma porta para os estreitos, mas duas e desde que chegou ali está intrigada com uma memória vívida que teve em seu quarto, de uma garota sendo morta. Porém ela não têm muito tempo para pensar no assunto quando ao surgir mais um nome em sua lista, uma história que acaba de escapar para os estreitos, e quanto mais velha maiores os riscos e para seu horror a história, de um garoto, Jack, de 16 anos estava armada. É proibido entrar com qualquer coisa nos estreitos justamente por isso, se Histórias conseguem sair atacando Guardiões o risco que elas trazem para o mundo dos vivos é incalculável e quase sempre termina em morte. Mackenzie consegue retornar a memória, mas quando é atacada ao retornar outra História ela desconfia que tem algo acontecendo. Mais e mais Histórias estão escapando na área do Coronado e ao pesquisar no Arquivo descobre que a História da menina que foi morta em seu apartamento está alterada. Com a ajuda do Bibliotecário Roland, antigo amigo de seu avô Mackenzie tentará entender o que ouve e no meio disso tudo conhecerá Wesley, o estranho garoto do outro apartamento.

Essa é a premissa de A Guardiã de Histórias e com uma narrativa em primeira pessoa rápida e envolvente a autora nos guia por seu universo totalmente imersos e entretidos. Mackenzie é uma ótima narradora e pelo seu olhar conhecemos o Arquivo, seu funcionamento e todos seus mistérios, conhecemos não apenas sua história, mas nos encantamos pelo cenário onde somos levados a cada História e a cada visita da protagonista. Schwab desenrola sua história de um modo que nem percebemos o passar os capítulos e suas perguntas são colocadas de forma que quando menos esperando estamos nos questionando e formulando teorias.

Mackenzie é uma protagonista diferente, solitária e que receia de se envolver com muitas pessoas, fechada, mas tudo isso de forma natural, simplesmente é só, por causa de sua função de Guardiã e não faz muito drama com isso, apenas deseja como qualquer ser humano não ser tão só e a forma como narra a história conquista o leitor. Roland, Wesley e os demais personagens secundários são ótimos, desenvolvidos na medida certa e mesmo em primeira pessoa é possível conhecê-los e querer mais, o final deixa o leitor querendo mais e o ápice da trama veio de forma tão natural no desenrolar que ficamos com a sensação de que foi rápido e terminamos querendo mais.

Leitura rápida e envolvente, um mundo sombrio, interessante e repleto de mistérios. Victoria Schwab criou um universo cheio de possibilidades, que fecha sua primeira história fazendo mais do que introduzir os personagens e os detalhes do funcionamento do mundo, ela nos deixa com mil ideias e ansiando por mais de Mackenzie, Wesley e do Arquivo. A edição da Bertrand está ótima, boa tradução e ótima fonte. A capa ficou bonita, mas adoraria que a editora tivesse apenas adaptado a versão original. Recomendo para todos que procuram uma fantasia jovem diferente, com ambiente sombrio e premissa rica, um mundo que vai surpreender o leitor. Leiam! Até mais!

O Arquivo - Victoria Schwab
1- A Guardiã de Histórias
2- The Unbound
3- The Returned

Acompanhe a editora Bertrand Brasil:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.