10/03/2015

Resenha - Sem Esperança


Nome: Sem Esperança
No Original: Losing Hope
Autor (a): Colleen Hoover
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 320
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Com a ajuda Dean Holder, Sky descobriu segredos familiares chocantes e reviveu lembranças e sentimentos que tinham deixado profundas cicatrizes. Mas toda história tem dois lados. E agora chegou a hora de descobrirmos a verdade a respeito dele. Assombrado pela culpa e pelo remorso por não ter conseguido salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva e desconta sua raiva em qualquer um que tente desafiá-lo. Ele nunca imaginou que voltaria a ver Hope algum dia, e não acredita na própria sorte ao se deparar com ela depois de tantos anos. No entanto, Holder não poderia supor que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem Esperança, o jovem revela como os acontecimentos da infância de Sky afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele enfim será capaz de se reconciliar consigo mesmo.
Desde os livros da Colleen Hoover começaram a sair pela Galera ouço elogios sem fim para a autora e foi apenas com Caso Perdido que entendi o porquê de tantos e tão uniformes elogios. Colleen vai além do que o gênero new adult promete e traz em seus livros tramas fortes, com problemas reais, tristes e que mudam qualquer pessoa em seus personagens. Desfia histórias de amor que não são fáceis ou repetitivas e cativam o leitor de forma única com protagonistas críveis, reais e que passam sua dor pelas páginas ao leitor. Conheçam Sem Esperança, um livro que deveria ser a versão contada do ponto de vista de Holder de Caso Perdido, mas é muito mais do que isso, tão mais que surpreende mesmo já conhecendo a história.

Holder nunca superou o desaparecimento de Hope. Ela era a melhor amiga dele e de sua irmã gêmea Lesslie. Nunca se perdoou por não ter feito nada quando a mulher desceu no carro e mandou Hope entrar. Tudo o que sabia é que o pai policial de Hope estava sempre fora e ela sempre ficava com eles e sempre que ela chorava ele estava lá com uma palavra de alento. Anos depois disso ele ainda andava pelas ruas imaginando como Hope estaria, onde ela estaria e quando a vida tira mais uma pessoa de Holder ele não aguenta. Less, sua irmã e amiga se suicidou e ele não compreende porquê. O que fez de errado, como não viu o que estava acontecendo. Quando ele conhece Sky na porta do supermercado seu mundo para. Ela é Hope, ou na cabeça dele ela é o que Hope poderia ser. Sky a deixa confuso e conhecê-la começa a mudar algo dentro dele. Ela não entende seu jeito e o julga pelos comentários da escola, mas Sky acima de todo mundo sabe como eles são mentirosos. Tudo o que Holder quer é superar as perdas em sua vida e poder amar Sky como ela merece. Porém quando o passado de Sky entra em colisão com o próprio nada nunca mais será o mesmo e Holder descobrirá que por trás do sumiço de Hope e da perda de Less, há muito mais do que culpa. Ele precisa se perdoar para não perder o que tem, o que encontrou.

Tentei fazer uma introdução justa para o livro porque ele é muito mais do que uma simples versão de Um Caso Perdido e mais uma vez Colleen Hoover surpreende o leitor com passagens que mudam bastante como enxergamos o casal e toda a história. Por um lado a narrativa é mais direta, clara e limpa, mas nem por isso menos emocional e forte. A voz narrativa de Holder é como Sky o descreve, intensa. Essa é uma boa palavra para o personagem. O modo como seu ponto de vista se desenrola, de forma fácil e cativante contrasta com as emoções, os sentimentos do personagem e essa é apenas uma das diferenças que cativa o leitor desde o começo.

Outro ponto que gostei muito foi ver Sky de outro ângulo, consegui gostar mais dela e de sua história pelos olhos de Holder do que pela voz dela. O desfecho visto por ele, as cenas tensas, e todo o resto ficou mais forte, mais denso através dele. A autora conseguiu o protegonista ideal com Holder. O final também teve um pequeno bônus e gostaria que a autora tivesse investido mais nele. Ao longo do livro Holder escreve cartas para Less no que deveria ter sido o caderno de terapia dela e essas cartas são sempre fortes, e fechar o livro e o caderno com uma carta epílogo foi ótimo, mas o leitor sempre quer mais e claro que queria saber mais do depois de Sky e Holder.

Leitura rápida, que comecei com desconfiança e que adorei cada capítulo mais do que o outro. Surpreendi-me com uma história que pensei já conhecer e gostar e isso é mérito da autora. Colleen Hoover sabe ser sensível e intensa em suas histórias e sabe passar que romance pode ser mais do que só romance, que um amor pode salvar. A edição da Galera está ótima, gostei da adaptação da capa e do título. A história de Hope, Less e Holder merecia ser adaptada para o cinema. Recomendo a todos que ainda não pegaram nada do gênero por não saber onde começar e também para os fãs dele que já estão cansados de histórias comuns. Leiam e se emocionem! Até mais!

Hopeless - Colleen Hoover
1- Caso Perdido
2- Sem Esperança

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.