09/03/2015

Resenha - Uma Vez


Nome: Uma Vez
No Original: Once
Autor (a): Anna Carey
Tradutor (a): Fabiana Colasanti
Páginas: 272
Editora: Galera
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Pela primeira vez desde que fugiu da escola, muitos meses atrás, Eva pode dormir tranquila. Ela está morando em Califia, um refúgio para mulheres, protegida do aterrorizante destino reservado às meninas órfãs na Nova América. Mas a estabilidade tem um preço: foi obrigada a se separar de Caleb, o garoto que ama. Mas, quando fica sabendo que ele está em perigo, abandona tudo para encontrá-lo e acaba caindo em uma armadilha. Agora, presa na Cidade de Areia e vigiada 24 horas por dia, Eva descobre um segredo de seu passado que não poderia ter imaginado nem em seu pior pesadelo.

Quando a Galera lançou o primeiro livro não resisti em comprá-lo logo afinal um universo futurista onde a sociedade evolui após uma grande praga para um sistema machista e elitista logo captou minha curiosidade. Anna Carey apresenta no primeiro livro uma protagonista que pouco a pouco cativa a atenção do leitor e que cresce a olhos vistos enquanto viajamos por um mundo conturbado e intrigante deixando o leitor curioso para saber muito além do destino de Eva. Nessa continuação o mundo criado pela autora ganha a cena e surpreende o leitor em quase tudo. Conheçam Uma Vez.

Eva estava segura na cidade feminina de Califia desde que Caleb a trouxera, semimorto pela ponte. Ela ainda tinha pesadelos horríveis e receava dia e noite por sua vida. Maeve era a mais jovens das líderes da cidade e tinha recusado acolher Caleb. Agora com o rei cada vez mais próximo de seu rastro a cidade toda se preparava e Eva via o olhar que algumas mulheres lançavam em sua direção. Quando Arden chega à cidade semimorta com uma cachorra Eva decidi que é hora de agir e seguindo um boato acaba caindo em uma armadilha; Levada para a cidade de areia ela descobre uma verdade ainda mais terrível do que a que esperava. O rei não a quer para ter seus filhos e a verdade é ainda mais pesada e difícil de aceitar. Dentro da cidade e vivendo nos aposentos luxuosos que o rei a colocou Eva se sente sufocada toda vez que vê a foto de Caleb em cartazes espalhados pela cidade. Ela matou os soldados, foi em legitima defesa e ainda assim lá está a foto de Caleb procurado por um crime que é seu. Não adianta ela argumentar com o rei sobre ele ter a salvo, nem falar dos assassinatos. Não adianta ela perguntar se ele não tem consciência de continuar com as escolas para garotas e com os acampamentos de garotos escravos. Eva precisa de um plano e quando Caleb a encontra dentro das muralhas e ela descobre sobre os planos rebeldes acredita que tem uma pequena chance de escapar. Porém com riscos tão altos e traidores à espreita será difícil escapar e mais ainda vencer o rei.

É a partir dessa premissa que essa continuação se desenvolve e logo nos primeiros capítulos fiquei surpresa com a fluidez da trama. As páginas passam rapidamente e quando nos damos conta já estamos na metade da história. Carey procura dividir melhor o foco entre Eva e o desenvolvimento do mundo ao seu redor, dos problemas da Cidade de Areia até os problemas que o leitor já conhece desde o primeiro livro e é nesse ponto que gostei mais da continuação do que seu antecessor. Minha única queixa a respeito dessa continuação é o fato de Eva ter perdido um pouco seu lado forte e o jeito que ela acredita no que lhe contam no final do livro é tão absurdo, ela parece acreditar cem por cento sem deixar aberto uma ponta de esperança, como? Não foi certo e o livro perdeu sem encanto naquele ponto.

A ambientação ganha destaque com um cenário bem diferente do que tinha imaginado. A Cidade de Areia é bastante interessante e o modo como o Rei e Charles falam dela aliado a visão do outro lado que temos de Caleb deu um tom a mais aos contrastes. Ainda penso que o personagem merecia um ponto de vista na narração e depois do final acredito que Eva não merece inteiramente alguém como Caleb. Estou bem curiosa para ver como tudo se resolve no livro diante daquela outra revelação no final. Eva não vê que está sendo enganada a favor da luta rebelde? Sério eu preciso do livro três para ontem de tanta curiosidade de vontade de ver a cara da Eva quando ela descobrir que mentiram para ela. Porque está claro que é mentira.

Leitura rápida, que envolve o leitor e nos deixa em vários momentos com vontade de interferir na história e alertar seus protagonistas. Anna Carey se mostra uma contadora de histórias de mão cheia cativando o leitor e nos leva até o capítulo final envolvidos na história e torcendo por seus personagens, mais por Caleb e pelas garotas depois que Eva acredita tão facilmente naquela mentira... A edição da Galera está ótima apesar de que continuo achando uma sacanagem não colocar o logotipo antigo na editora pelo menos na lombada para casar com o livro anterior. Adoraria ver a história ganhar o cinema. O cenário é instigante e renderia ótimos filmes. A destruição, a recomposição da sociedade e o que o rei chama tão friamente de "sacrifícios" são itens que intricados na trama rendem muita discussão. Recomendado a todos que gostam de distopias com temas diferentes discutidos, a separação homens mulheres, preconceitos, excesso de poder e escravidão. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Eva - Anna Carey
1- Eva
2- Uma Vez
3- Rise

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.