19/03/2015

Resenha - Espirais


Nome: Espirais
No Original: Spiral
Autor (a): Roderick Gordon & Brian Williams
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 448
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Você não imaginava que as coisas pudessem ficar mais profundas, mais escuras ou mais estranhas para Will Borroughs... Mas a guerra contra os Styx continua em Espirais, quinto livro da série Túneis. No novo volume da saga, Will e seu amigo Chester estão na Escócia, escondidos e isolados na casa do pai de Drake, Parry, um velho militar. Junto de Elliot e da mãe de Will, os jovens aos poucos vão recebendo notícias do novo plano dos Styx. E elas não são animadoras. Através das rachaduras da crosta terrestre, os Styx estão infestando a Inglaterra... Um plano violento e definitivo está em curso. Agora cabe a Will e seus amigos impedir que a Fase se complete.

Quando conheci a série Túneis imaginei algo completamente diferente do que tive ao longo dos quatro primeiros livros e agora chegando ao quinto a série ainda consegue me surpreender mudando o tom que conheci bem nos primeiros livros. Túneis começa com as investigações de um garoto apaixonado por geologia, evolui para a descoberta de um mundo subterrâneo riquíssimo e uma guerra invisível fomentada por uma sociedade que deseja a superfície apenas para si. Se Roderick Gordon e Brian Williams investiram pesados nos primeiros quatro livros na descoberta do interior do planeta e em suas incontáveis riquezas em Espirais tudo muda. Na crosta a infiltração dos Styx e o caos causado por eles chega ao extremo, a esperada guerra começou e o resultado é um livro imprevisível e inesperado.

Agora reunidos na casa do pai de Drake, Will, Chester e os outros ainda pensam que possuem uma vantagem sobre os Styx. O sangue de Elliot com o antídoto do vírus precisa ser analisado e explorado em larga escala, mas quando laboratórios começam a ser comprados ou sabotados, e especialistas mortos Drake sabe que os Styx estão para agir. Para pior os soldados da Nova Germânia depois de forte manipulação de luz negra são como conchas vazias sendo conduzidos para onde os Styx mandam. O caos toma as ruas da Inglaterra, cidadãos comuns são transformados em bombas imperceptíveis, os serviços básicos de saúde, educação e alimentação pouco a pouco são cortados e nas ruas o lixo começa a acumular. Com políticos sendo assassinados e outras tentativas acontecendo pelo mundo a ilha britânica é colocada sobre lei marcial, com o exército na rua o plano dos Styx avança de forma aterradora. Os recursos de Will, Chester, Drake e companhia são limitados e eles sabem que cada passo pode ser o último. Lutando contra uma invasão muito mais complexa do que eles imaginaram, tudo o que eles pensaram ter de vantagem era ilusão. Contando com aliados inesperados eles precisarão de toda astúcia e sorte para deter o macabro plano de extermínio dos Styx e precisam fazer isso antes da temida Fase.

Essa é a premissa que move a trama do quinto livro da série Túneis, com muito mais agilidade e ritmo o livro desenrola uma narrativa de várias frentes, de mocinhos a vilões alternados em capítulos mais curtos e fluidos. Gordon e Williams surpreendem o leitor que esperava algo em cima do que já tinha sido desenvolvido, trazendo um caminho mais macabro e que deixa em aberto a conclusão da série que parecia algo certo. As descrições que são o ponto forte da série mais uma vez cumprem bem seu papel entregando ambientes tensos que envolvem desde o começo. O cenário de caos que os autores criaram consegue ser crível, sem exageros e com pontualidade essa destruição apocalíptica do Reino Unido que conhecemos vai pouco a pouco dando o tom do livro

Pelo lado dos personagens mais surpresas se seguem, dos Novos Germanos a gêmea Rebecca, e principalmente os habitantes da Colônia no interior da Terra. O desenvolvimento é um pouco lento visto que toda a trama flui através de diálogos entre os vários personagens, dos planos para combater os Styx aos novos aliados que conhecemos. O melhor é quando os autores começam a amarrar as pontas da trama levando ao final, divididos, mas unidos. Não esperava nada do que aconteceu e esse é um dos fatores que se repete com a série Túneis, a cada novo livro não sabemos o que esperar e com tudo o que aconteceu o último livro é um mistério que estou ansiosa para ler. Será que os autores seguirão o rumo esperado ou vem mais surpresa por aí?

A edição da Rocco está ótima, boa fonte, capa bem adaptada e ótima tradução. O universo criado por Roderick Gordon e Brian Williams é único, criativo e cheio de surpresas, o que pode agradar a quem gosta de coisa nova, mas não aos que preferem um pouco de equilíbrio. Recomendo a quem procura uma série criativa, que não se prende a caminhos predefinidos e sempre surpreende. Leiam! Até mais!

Túneis - Roderick Gordon & Brian Williams
1- Túneis
2- Profundezas
3- Vertigens
4- Armadilhas
5- Espirais
6- Terminais

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.