05/12/2014

Resenha - O Lírio Dourado


Nome: O Lírio Dourado
No Original: The Golden Lily
Autor (a): Richelle Mead
Tradutor (a): Guilherme Miranda
Páginas: 424
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em sua última missão, a alquimista Sydney Sage foi enviada a um colégio interno na Califórnia para proteger a princesa Moroi Jill Dragomir, e assim evitar uma guerra civil entre os vampiros que certamente afetaria a humanidade. Porém, a convivência com Jill, Eddie e principalmente Adrian leva Sydney a perceber que talvez os Moroi não sejam criaturas tão terríveis assim - e ela passa a questionar os dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Tudo se torna ainda mais complicado quando Sydney descobre que talvez tenha a chave para evitar a transformação em Strigoi, vampiros malignos e imortais, mas esse poder mágico a assusta. Igualmente difícil é seu novo romance com Brayden, um cara bonito e inteligente que parece combinar com Sydney em todos os sentidos. Porém, por mais perfeito que ele seja, Sydney se sente atraída por outra pessoa - alguém proibido para ela. E quando um segredo chocante ameaça deixar o mundo dos vampiros em pedaços, a lealdade de Sydney será colocada mais uma vez à prova. Ela confiará nos alquimistas ou em seu coração?

Desde que voltei a ler com assiduamente identifiquei diversos gêneros que amo e não passo sem, assim como vários outros que não suporto. No meio desse caminho fica a mitologia dos vampiros, com suas diversas faces e formatos, os vampiros estavam em estado de suspensão quando o assunto era minha lista de leituras. Apenas no ano passado quando a editora Seguinte anunciou o lançamento da série Bloodlines da aclamada autora Richelle Mead é que criei coragem de começar em algum lugar. Bloodlines me surpreendeu, assim como a confirmação dos milhares de elogios que a autora recebe. Depois deste segundo livro começo a me perguntar o que mais estou perdendo ao evitar os vampiros, quantas outras séries e livros estou deixando passar. Conheçam O Lírio Dourado, onde drama, segredos, e diversas emoções se misturam na história de Sydney Sage.

Sydney estava voando de volta para Palm Springs com a cabeça ainda mais atormentada do que ela poderia ter imaginado. Os Alquimistas a têm em alta conta depois da exposição das falcatruas de Keith, porém Sydney sabe que qualquer deslize, mesma a mais ínfima mensagem que sugira amizade entre ela e os vampiros poderá levá-la para o mesmo calabouço subterrâneo que agora Keith enfrenta. Ela passou a vida inteira sendo doutrinada, levada a acreditar nos mais rígidos dos conceitos quando se trata dos vampiros e de sua natureza, mas meses convivendo com Jill, Adrian e Eddie mudou algo dentro de si. Ela não está pronta para admitir, mas seus amigos são mais do que monstros irracionais e antinaturais. Jill é uma garota doce, Eddie é protetor e leal, Adrian, além de uma alma artística sensível começa a representar muito mais do que Sydney jamais poderá admitir. Os alquimistas estão interessados em descobrir porque dampiros e Morois que foram transformados em Strigois e depois restaurados por usuários do espírito não podem ser transformados novamente em Strigoi. Se todo vampiro puder ser restaurado era uma vitória contra os sanguinários Strigoi. Quando Sonya é reconhecida na rua por alguém que nunca viu na vida e um ataque logo se segue, Sydney precisa descobrir que são esses humanos que andam por aí armados de espadas e conhecem tão bem o segredo dos vampiros. Se lutar contra o que sente já era complicado enfrentar inimigos invisíveis pode ser ainda mais devastador.

É a partir dessa premissa que Mead desenvolveu a história, concentrando em crescer Sydney como personagem e protagonista ao mesmo tempo em que desvela novas subtramas e complicações no mundo dos vampiros. Estou encantada com o universo criado pela autora e apesar de não ter lido mais do que um livro da série que antecede Bloodlines é nítido a evolução de sua escrita, e de sua voz como autora. A narração ganha mais ritmo, envolvendo o leitor e tornando a leitura impossível de largar antes do final. A ambientação apesar de inusitada quando se pensa em vampiros continua cumprindo bem seu papel.

O único ponto que ainda pesa contra a trama é a personalidade de Sydney. Após um ano vivendo em meio aos vampiros ela ainda é uma chata preconceituosa em diversos quesitos que já deveriam, poderiam ter sido amenizados com o passar do tempo. Outro ponto irritante e que não acrescenta em nada na história é sua mania de magreza, vê-la reclamar de estar gorda foi o ápice. Saber que está errada em relação a seus preconceitos foi um passo muito pequeno, pequeno demais para ser crível. O foco nesse livro fica mais em Sydney e senti um pouco de falta dos demais personagens. Ansiosa para o livro onde temos Adrian narrando, ele é ótimo e merece uma voz própria. O desenrolar da trama de Sonya e seus atacantes foi uma agradável surpresa, um elemento que complica ainda mais a história dos Alquimistas, de Sydney e dos vampiros, apesar de ter sido fácil ligar o personagem x a trama foi bem intricada e promete render bons frutos.

Leitura rápida, de ritmo acelerado e que cativa o leitor com mais facilidade do que seu antecessor. Richelle Mead escapa da sina dos segundos livros com uma história bem amarrada, com toques de romance e humor, mas que não deixa seu lado sombrio de lado, expandindo seu universo, complicando tramas de forma perspicaz e amadurecendo, ainda que a passos curtos, sua protagonista. A edição da Seguinte está belíssima, seguindo o padrão do anterior, com ótima fonte e tradução. Recomendado a todos os que procuram uma série jovem adulto de vampiros que vai além de romance água com açúcar e além dos elementos comuns da mitologia vampírica. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Bloodlines - Richelle Mead
1- Laços de Sangue
2- O Lírio Dourado
3- O Feitiço Azul
4- Coração Ardente
5- Sombras Prateadas
6- The Ruby Circle

Um comentário:

  1. Gosto bastante dessa série. E espero que continue boa assim ate o final.
    Mas essa personagem sempre foi irritante pra mim e acho que será assim ate o final rs
    Me falaram que esse eh o livro mais chato da serie. Mas vamo q vamo neh rs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.