03/12/2014

Resenha - Mentirosos


Nome: Mentirosos
No Original: We Were Liars
Autor (a): E. Lockhart
Tradutor (a): Flávia Souto Maior
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Quando li Frankie Landau encontrei uma narrativa que a princípio mais me confundiu do que me cativou, mas E. Lockhart logo conquistou o leitor com jogadas perspicazes e uma trama inédita, por isso a ansiedade ao saber que a editora Seguinte iria repetir a dose lançado o mais novo livro da autora. Mentiroso é diferente de muitas formas, um tanto de cada um dos elementos que tornam um livro tocante, assombroso e até mesmo chocante. Conheçam Mentirosos, recém eleito o melhor livro jovem adulto no Goodreads Choice Awards.

Logo no começo da narração em primeira pessoa notamos o tom ácido e sarcástico de Cadence Sinclair, a primeira neta da poderosa e prestigiada família Sinclair. Todos os anos as quatro filhas e seus filhos passavam o verão na ilha de Beechwood, divididos em quatro belas mansões os Sinclair são a nata, bonitos, ricos, inteligentes, perfeitos, ou é nisso em que todos são lembrados de acreditar dia e noite, mas Cady, como é conhecida por sua família, está cansada. Ela já não é a mesma, suas dores de cabeça quase partem seu crânio, suas memórias estão confusas e ela parece mais uma sombra de si mesmo. A vida dela se resume a antes do acidente e a depois, tudo começou no verão dos oito, como eles diziam, e tudo mudou no verão dos quinze. Quando chegaram a ilha para aquele verão, os primos com 8 anos deixaram de ser primo e se tornaram os Mentirosos. Quando o marido de sua tia Carrie foi embora a deixando com um bebê recém-nascido ela conheceu Ed, um entusiasta e comerciante de arte de origem indiana. Naquele verão eles chegaram a Beechwood colocando uma expressão tensa no rosto de seus avós e trazendo Gat, sobrinho de Ed. Gat que mudaria tudo, a energia dele era elétrica e Cady gostou dele desde que o viu parado no cais. Os anos passaram, e o verão perfeito dos Sinclair seguiu ano após ano, até o verão dos Quinze.

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, com uma narrativa ácida e carregada de sarcasmo Lockhart conta uma história que angustia, entristece e enfurece o leitor. Começamos indiferentes à vida "perfeita" dos Sinclair, assim como a protagonista quando criança, acompanhamos as descrições da autora sabendo que por baixo da perfeição aristocrata existe muito mais do que sorrisos, dinheiro e jantares. A autora nos conduz por sua história com uma calma desconcertante, ficamos ansiosos e com perguntas rodando pela cabeça enquanto ela distraidamente narra diversas aventuras e situações vividas pelos primos Sinclair e por Gat. À medida que os personagens crescem pequenos detalhes vão mudando o tom da história até a morte catalisadora da avó de Cadence.

Valendo lembrar que a trama não é linear, não acompanhamos do verão dos oito até o fim, Cady narra para frente e para trás, junta fragmentos de memórias e intrinca cenas e acontecimentos variados. A autora criou um verdadeiro quebra-cabeça e quando o leitor perceber onde a história azedou para o Sinclair acabará se sentindo culpado pela impaciência que surge nos primeiros capítulos da história. Lockhart nos mostra que vale a pena ter paciência e acompanhar cada ponto e cada vírgula. Nos surpreendemos com o desfecho da história, é um belo drama com toques sutis de tragédia, nada exagerado, tudo dosado com destreza e não é à toa que sua história impressionou mais de trinta mil votantes no Goodreads Choice Awards. É uma história simples e complicada, que toca o leitor e reafirma o ditado que tudo em demasia não faz bem.

Leitura que flui em um ritmo próprio no começo, mas que pouco a pouco se torna interrupta. E Lockhart se mostra uma bela contadora de histórias, com visão única do mundo dos ricos e privilegiados, uma visão ácida e sincera, que cutuca com uma realidade que muitos de nós acredita ser apenas coisa de filme. A edição da Seguinte está ótima, com uma fonte agradável e capa coerente. Uma história que sem dúvida renderia um filme de mensagem e ritmo angustiante. Recomendado a todos que cansaram de livros comuns e de tramas similares. Nada em Mentirosos remete aos clichês do gênero. Lockhart apresenta uma família singular, uma protagonista ácida e uma história que ficará com o leitor. Leiam e se surpreendam! Até mais!

4 comentários:

  1. Estou em um grupo de blogueiros de Fortaleza e vi uma pessoa comentando sobre esse livro - ou pelo menos acho que era esse. Quando vi a resenha, não poderia deixar de ler! E com certeza quero ler o livro :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar ler o livro com calma, depois de tantos avisos sobre as pessoas se arrependerem de não terem feito isso. :D
    Excelente resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir
  3. Pelo pouco que vi, estão elogiando este livro! A história me parece ser interessante e bastante intrigante! Pode ser que um dia desses possa lê-lo..
    Bjos ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a resenha! To super ansiosa para ler de tanto todo mundo comentar, pelo que a resenha diz é melhor ainda, sempre me deixando com vontade de ler os livros viu? Não é justo, haha, adorei a resenha, a autora é pelo jeito é daquelas que sempre acerta, sabe se sai mais dela? Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.