26/11/2014

Resenha - Quatro


Nome: Quatro
No Original: Four
Autor (a): Veronica Roth
Tradutor (a): Lucas Peterson
Páginas: 272
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Dois anos antes de Beatrice Prior fazer sua escolha, quem passa por esse difícil processo é Tobias. Transferir-se da Abnegação para a Audácia é sua única chance de começar. Na nova facção, ninguém o chamará pelo nome que seus pais lhe deram. Nela, ele não deixará o medo transformá-lo em uma criança covarde. Agora conhecido como “Quatro”, ele descobre Durante a iniciação que pode ser bem-sucedido na Audácia. Todo o processo está apenas começando, e Quatro precisa conquistar seu lugar na hierarquia da nova facção. As decisões que tomar vão afetar os próximos iniciados e revelarão segredos que ameaçam seu próprio futuro – e o de todo o sistema de facções. Dois anos após sua transferência, Quatro está preparado para agir, porém ainda não definiu um caminho. Talvez a primeira iniciada a pular na rede ajude-o a mudar tudo. Quem sabe assim ele possa voltar a ser Tobias. Quatro, de Veronica Roth, se passa no mesmo mundo da série de sucesso internacional Divergente e é contado da perspectiva de Tobias Eaton. As quatro histórias incluídas aqui – “A Transferência”, “A Iniciação”, “O Filho” e “O Traidor”, além de três cenas exclusivas – dão aos leitores um eletrizante vislumbre da vida e do coração de Tobias e compõem o cenário da saga épica da trilogia Divergente.

Desde o primeiro livro da trilogia Divergente tive curiosidade de conhecer Quatro, o personagem secundário que ganhou não só o coração das leitoras, mas a atenção de todos pela força e perspicácia. Veronica Roth mudou muito seu personagem daquele primeiro momento ao derradeiro final e essa mudança drástica, infelizmente não para melhor, foi um dos motivos que me fez relutar ler essa coletânea. Ao final venceu a vontade de ter um pouco do Quatro antes de tudo, antes de vê-lo cheio de dúvidas e reclamações, medos e inseguranças. Foi ótimo ter mais do Quatro que conquistou a todos. Conheçam.

O livro começa com uma das histórias sobre Quatro que mais queria conhecer. O primeiro conto traz sua transferência de facção, desde seu teste divergente até sua chocante mudança. Sempre quis ver os detalhes do que aconteceu entre ele e seu pai momentos antes de ele tomar a decisão que mudaria toda sua vida. Em seguida temos sua iniciação, e nesse conto temos uma das passagens fora da trilogia mais interessantes. A mudança de Tobias para Quatro, e o modo como se destacou entre os iniciados e um outro lado da Audácia, antes de o caos baixar na cidade. Já no terceiro conto temos o desenrolar de sua iniciação, e a escolha de seu cargo, além de uma revelação que não esperava. Por último já dentro do período do primeiro livro temos o conto onde ele participa de forma bem mais ativa nos acontecimentos que encerram o primeiro livro. Não imaginei que a autora fosse contar algo do tipo, mas funcionou bem e matou minha curiosidade a respeito do título.

A narrativa é ágil e o ponto de vista desse Tobias, Quatro é bastante vívido, forte e cativante. Sua voz nos cativa pela clareza e pelo foco, mas não deixa o leitor enganado, mostrando ainda nuances que vimos pouco no começo da trilogia. Forte sim, mas ainda assombrado pelo passado, Quatro é um daqueles personagens que a cada história amadurece mesmo que involuntariamente. Por essa razão e várias outras características que a autora imprime no personagem é que vê-lo da forma como ele aparece em Convergente é tão difícil e complicado. Mesmo em seus momentos de mais dúvidas nessa pequena janela de tempo que acompanhamos nos contos é impossível vislumbrar um Quatro, mesmo que um Tobias tão medroso, e não no sentido bom da palavra. Medo nos faz lutar e crescer, mas em Convergente temos um Quatro que paralisa pelo medo, e enfim. Adorei conhecer o personagem antes de tudo.

Leitura rápida e indispensável para os leitores da trilogia, seja fã ou não, a antologia de contos fornece um novo olhar sobre personagens secundários, o sistema de facções e em relação à mãe de Quatro. Veronica Roth mostra que tem mão para construir personagens masculinos críveis e de voz cativante. Adoraria ter uma nova trilogia da autora em mãos narrada por um rapaz. A edição da Rocco está ótima, adaptaram muito bem a capa e a tradução de Lucas Peterson durante toda a série foi consistente e fluida. Ótimo trabalho. Recomendado a todos que leram Divergente ou pretendem ler. Como disse, fã ou não, vale a pena conferir. Leiam! Até mais!

Trilogia Divergente - Veronica Roth
1- Divergente
2- Insurgente
3- Convergente
Extra - Quatro

2 comentários:

  1. Estou lendo Divergente, e teve questões sobre Tobias ou Quatro que me chamaram a atenção, como o que aconteceu entre ele e o pai antes dele fazer sua decisão. Com certeza vou amar esse livro!
    Ótima resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Quatro de Divergente,me cativou ao máximo..Mas ao chegar em Convergente,me decepcionou tanto!Ainda tento pensar o que aconteceu naquele livro,então talvez por ter lido depois dele este livro já não me cativou tanto,talvez se tivesse lido depois de Divergente..Mas,mesmo assim gosto da força de Tobias,acho que o que ele passou na infância não foi fácil e que a Tris deu um novo rumo na vida dele..
    Bjos*--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.