24/09/2012

Resenha - Divergente


Nome: Divergente
No Original: Divergent
Autor (a): Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Desde que vi esse livro no Goodreads que fiquei interessada. Distopia, uma capa bastante chamativa e uma sinopse no mínimo intrigante. Afinal uma sociedade divida por facções baseadas em valores pessoais? Foi então que para minha imensa felicidade descobri que o livro ia ser lançado no Brasil pela Rocco. Era só esperar. E não é que o livro chegou justo no meu momento distopia? Assim que lançou comprei o meu e cá estou. Veronica Roth conseguiu construir um mundo criativo e curioso que me surpreendeu pelo modo como foi apresentado.

O que esperar de uma sociedade organizada por facções que refletem os valores mais fortes da personalidade de seus membros? Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Em uma cidade de Chicago no futuro a população é divida assim. A família de Beatrice é da Abnegação. Ela e seu irmão Caleb têm uma pequena diferença de idade e em breve eles vão passar pelo teste que determina a qual facção pertencem. Todos na Abnegação usam cinza, cabelos presos e só se olham no espelho de três em três meses. Como são altruístas eles trabalham em cargos do governo. Doam comida para os sem-facção, organizam mutirões para reformar ruas e construções. Beatrice tinha dúvidas sobre seu resultado, mas Divergente foi algo que ela e nem ninguém esperava. O resultado foi ocultado e ela deverá escolher entre três facções. Uma escolha que vai mudar drasticamente sua vida. Tris como passa a ser chamada descobre um mundo novo, cheio de perigos, onde nada é o que parece e muitos segredos serão revelados. Tris terá que descobrir o pouco de cada facção que existe dentro dela para sobreviver.

Essa é a premissa central do livro. Veronica Roth conseguiu extrair uma história interessante de uma ideia que a primeira vista parece não funcionar. A primeira coisa que pensei é como dividir uma cidade e seres humanos tão cheios de qualidades mutáveis em apenas cinco qualidades, cinco valores? É uma ideia ousada, mas que a autora conseguiu apresentar de forma crível através de uma narrativa objetiva com foco nas descobertas de seus personagens em um primeiro momento. Divergente introduz o conceito da sociedade e ambienta sua protagonista antes de apresentar a trama central da trilogia por isso algumas pessoas reclamaram que a descrição do mundo e o que levou a divisão por facções ficou de lado.

É verdade que poderia ter mais disso e menos de algumas coisas, contudo a história ainda é muito boa. Mostrar Tris descobrindo o lado podre dessa organização é uma das formas de dividir bem a história. A iniciação dela na facção, as etapas, e os testes foi bem pensada, principalmente o teste de medos. A autora foi bem criativa ao definir os conceitos usados e as descrições são todas pontuadas. O desenvolvimento do enredo teve um ritmo acertado, a cada pequena pista do que estava por vir mais instigado a continuar eu era. Gosto bastante quando o ritmo da história vai crescendo à medida que o personagem se envolve na trama e a segunda metade do livro deixa tudo impossível de largar. Pequenos detalhes são incorporados e o quadro todo vai se formando até as cenas finais. Surpreendi-me com o final, esperava o foco em uma coisa e foi outra, mais chocante e sinistra.

Tris é uma personagem curiosa, tem todos os motivos para reclamar, mas não o fez. Durona sem ser clichê, do tipo que quanto mais apanha mais determinada fica. Porém de forma não totalmente intencional. Dos outros personagens o mais interessante é o Quatro, apesar de eu ter pegado a pista de quem ele era desde o início. Depois daquele final não consigo imaginar a situação que os personagens vão se encontrar no livro dois e por esse motivo tenho medo que a autora deixe de lado o desenvolvimento do mundo para focar nos conflito. O que fica do livro é a mensagem que o ser humano não foi feito para viver filtrando suas outras características. É perigoso investir, seja na qualidade que for, inteligência ou bravura. Extremos são ruins, perigosos. Bravura vira estupidez em um átimo de segundo, assim como altruísmo e egoísmo ou qualquer outra qualidade.

Leitura rápida, surpreendente e instigante. Um universo distópico improvável, que surpreende ao usar qualidades e valores humanos como ferramenta. O ser humano levou a guerra e seus valores separados a impedem. Veronica Roth conta sua história muito bem, investindo em personagens e fugindo dos padrões. Nada de amor à primeira vista ou triângulo amoroso, nada de conflitos clichês. Não me surpreende que a história já tenha data prevista para estrear no cinema: 21 de março de 2014. A edição da Rocco está ótima. Fonte agradável, folhas amareladas e formato médio. Capa igual a original como é costume da editora e preço acessível. Recomendado para todos os fãs de distopias. Ação, suspense, mistério e uma pitada de romance. Um universo cheio de possibilidades que vai te conquistar. Leiam! Até mais!

Trilogia Divergente - Veronica Roth
1- Divergente
2- Insurgente
3- Convergente
Extra - Quatro

36 comentários:

  1. A capa desse livro é linda, eu desde o primeiro momento que a vi, assim como vc, desejei. A sinopse, pra ser sincero, não parece prometer tanto, mas como vc disse, é uma leitura surpreendente e espero mesmo me surpreender.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, mas tenho que te confessar que não me agradei do livro.. O enredo não me estimulou a ler...

    ResponderExcluir
  3. É a onda dos distópicos agora!
    Esse estilo está em bastante evidência, apesar de não ser meu estilo preferido eu encaro!
    Gostei muito de sua resenha, geralmente esse tipo apresenta um tipo de leitura bem agitada como pude comprovar! Não vejo a hora de le-lo
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estava bastante empolgada para ver sua resenha. Agora tenho certeza de que vou compra-lo, isso se eu não ganhar em alguma promoção. Adoraria ver a divisão que a autora fez, e eu vou ver. Adoro livro de ação, suspense, mistério e uma pitada de romance sempre faz parte.

    ResponderExcluir
  5. tá causando esse livro, né? Até que eu gostei da ideia dele, embora acho que essa onda de distopia tá virando modinha já.

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu quero!!! Gostei muito do livro. Parece ser bem legal e adoro livros desse gênero, então já sei que iria amar ler!

    ResponderExcluir
  7. Onda de distopia! hehe
    A principio quando eu vi a galera falando, achei que fosse parecido com Jogos Vorazes, diziam até melhor. Mas pela resenha eu discordo. Não me lembrou JV em nada. Nem parece ser melhor. Achei até um pouco complicado. Mas ainda quero ler. Pra entender como uma cidade pode ser dividida em 5, o motivo da divisão e em qual delas a Tris vai ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se parece com JV se você analisar pelo lado dos personagens. Tris tem bastante de Katniss, ela é forte, dura quando precisa e teme pelos que ama, mas por outro lado sabe de quem gosta. Não é uma lutadora nata, nunca teve contato com armas até passar pela iniciação. Mas ser Divergente a coloca num lugar diferente, de pensamentos diferentes. As lutas ficam na parte final do livro. É bem descrito, mas a organização do mundo é bem diferente, e as causas daquilo tudo foram menos explorados em benefício da apresentação da trama. Que é Tris descobrindo que nem todas as facções são sinceras e que tem muita sujeira envolvendo a luta pelo poder. Que nem todos estão satisfeitos com a Abnegação no poder e que vão usar meios inacreditáveis para tomar o poder sem ninguém saber o que de fato aconteceu. :) Espero ter deixado mais claro, queria falar muito mais na resenha, mas não pude porque ficaria imensa demais. :)

      Excluir
    2. Sim, já esclareceu mais um pouco! hehe Acho que só mesmo lendo pra entender bem. Se você contar tudo na resenha, aí acaba a curiosidade! Mas acho que nos próximos volumes a autora deve explorar mais as causas da divisão e cada classe. Eu senti mesmo na descrição que a Tris tem um pouquinho da Katniss. Obrigada pela resposta! =)

      Excluir
  8. Eu já queria ler, mas agora a vontade triplicou. Ótima resenha como sempre. Fala de tudo e ainda deixa o maldito ar de curiosidade. Também achei estranho a divisão por facções desse tipo, mas parece muito bom. E fiquei curiosa sobre o final de ritmo forte. O que será que acontece? Guerra? Batalha? Preciso do livro para ontem, mas ando sem poder comprar livro. Aquelas assim, errr e a parceria? Será que não rola uma promo? Quem mandou você ser apressada, agora podia pedir o livro e fazer promo :/ Hahaha Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade ler, desde JV que procuro uma trilogia e essa parece com o estilo de JV. As capas são lindas, essa divisão por facção é interessante e gostei da parte que fala "Surpreendi-me com o final, esperava o foco em uma coisa e foi outra, mais chocante e sinistra" e também na parte "Nada de amor à primeira vista ou triângulo amoroso, nada de conflitos clichês." Me ganhou totalmente!

    Quando será que sai o segundo? E filme em 2014? Bem longinho, o que é até bom que dá para ler a trilogia toda antes do filme. Adorei a resenha. Abs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmin,

    Esta na minha lista de desejados e estou muito curiosa para ler. Tenho lido muitos comentários sobre ele e achei a premissa bem diferente.
    Que bom que você gostou, só de não ter amor a primeira vista já fico feliz hehe.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro.. parece interessante.
    A menina me lembrou a Katniss. Por ser forte e determinada.

    Muitas distopias surgindo esse ano... Não me lembro de ter visto tantas em tão pouco tempo.

    Até logo
    Gabi

    ResponderExcluir
  12. Esse com certeza eu vou ler, um dos mais esperados por mim.
    Próxima leitura.

    ResponderExcluir
  13. Tava de olho nesse livro, mas não sabia bem do que se tratava. Parece ser uma boa distópia, interessante. Na minha cabeça parece meio absurda essa idéia de facções, mas parece fazer certo sentido no contexto da história.

    Parabéns pela resenha, são sempre ótimas c:

    ResponderExcluir
  14. Eu acho essa capa espetacular, e quero muito ler o livro. Porém confesso que estou ficando bem cansada de distopias mesmo sem te-las lido. Ainda sim gostaria de conhecer essa personagem forte que é a Tris, a história me remeteu um pouco a Jogos Vorazes e Puros pelas desigualdades. Interessante, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro distopias e, por isso, estava de olho em Divergente.

    Sua resenha me deixou, ao mesmo tempo, mais empolgada e menos..rsrs

    Gostei da sua descrição dos personagens e da descrição de como a autora apresentou a sociedade e a trama em si, porém o livro é um tanto diferente do que eu pensei que seria.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Distopia é um gênero tão curioso, me deixa muito interessada sempre...
    Ótima resenha, tô há tempos lendo várias de Divergente. No aguardo de uma oportunidade de lê-lo agora :)

    ResponderExcluir
  17. Ai, gente distopia DE NOVO??!!! Mas vou procurar ler, pq vc disse que foge dos padrões. E só por não ter o romancesinho daquele jeito de sempre já me faz querer ler.

    ResponderExcluir
  18. Eu já li esse livro e amei. Acabei não me contendo e lendo em inglês mesmo o 2o Insurgent, que achei mto bom, apesar de ter gostado mais de Divergente.
    Vale realmente ler.

    ResponderExcluir
  19. A capa dele é realmente diferente, gostei da tua resenha e embora tenha lido um livro de distopia que foi muito comentado quando lançado e não gostei nem um pouco, quero dar uma chance a esse livro porque parece ser diferente.

    beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Quando ouvi falar desse livro também tinha feito associação com Jogos Vorazes, até o 'símbolo' é meio no estilo... apesar da sinopse interessante, mas que não fala muita coisa, não sabia muito o que esperar do livro e tinha muita propaganda em cima.
    Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler. Adoro distopias e essa parece ser das boas!
    Só não entendi muito bem se ser Divergente é não se encaixar em nenhuma facção ou em mais de uma?

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse livro a um tempo atras e me gostei bastante da sinopse. Eu adoro distopias, é um gênero que sempre me deixa interessada e curiosa, gosto de ler sobre a formação de "novos mundos", o fato de a autora ter fugido do convencional ao dividir a sociedade baseando-se nas características e valores humanos foi algo que me intrigou bastante e me incitou a procurar ler o livro. Eu ainda não li, mas já peguei emprestado para isso e estou aguardando uma historia muito boa dai. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  22. Mesmo estando muito em alta essa onde distópica e preocupando os leitores , se livro é moda ou nao, eu quero muito ler esse. Faz um sucesso enorme, e tanta gente dizendo que é melhor que JV, pensei, Uau. Tenho que ler.

    ResponderExcluir
  23. Não gosto que comparem com JV, pois a unica coisa que esses livros tem em comum na minha opinião é seu tema distópico!
    Já li esse livro e gostei bastante do enredo e dos personagens
    e recomendo o livro com certeza

    ResponderExcluir
  24. estou louca por este livro! ótima argumentação linda s2
    http://sendomeigacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. olá,adoraria ler esse livro,já li muitas resenhas desse livro e cada vez mais me dar vontade de tê-lo.Amei a resenha..bjo

    ResponderExcluir
  26. Ainda não nenhum dos livros da série Divergente, mas estou bastante curiosa. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  27. Já estava louca pra ler, agora estou mais ainda! Esse livro parece muito bom. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  28. Amo distopias, e essa parece ser muito boa. Morrendo de ansiedade para ler!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. LEIAM! É incriveeeel! A história te prende, é bem desenvolvida, a Veronica é uma otima autora, e o filme lança esse ano com o maravilhoso Theo James! pareeei, surto de fã hahaha

    ResponderExcluir
  30. Eu li esse livro e simplesmente amei! Recomendo muito, já li Insurgente e estou muito ansiosa por Convergente. A autora consegue nos envolver em uma trama muito bem desenvolvida, onde o cenário é uma guerra de facções, cheio de reviravoltas e ação mas ainda assim pra quem curte romance tem um pouco.

    ResponderExcluir
  31. Eu estava empolgada e curiosa para ler esse livro,por isso acabei comprando no domingo!!!!! Estou doida para começar a lê-lo!!!!

    ResponderExcluir
  32. Estava empolgada e curiosa para ler esse livro,por isso acabei comprando no domingo!!! Doida para começar a lê-lo!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  34. Essa trilogia está dando o que falar. Embora algumas pessoas não curtam muito, eu mesmo sou fascinada, gosto muito do jeito que a Veronica descreve os fatos e o quanto a história se aproxima da realidade em certos pontos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.