29/04/2013

Resenha - Insurgente


Nome: Insurgente
No Original: Insurgent
Autor (a): Veronica Rossi
Tradutor (a): Lucas Paterson
Páginas: 512
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma escolha pode te destruir. Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a aguardada continuação da série de distopia que se tornou o novo fenômeno do disputado mercado Young Adult após Jogos Vorazes, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. Dividida entre a verdade e magoar aqueles que mais ama. Com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, Divergente é a próxima grande franquia nos cinemas, com estreia prevista para março de 2014.

Quando vi o lançamento do livro marcado para abril senti um misto entre ansiedade, curiosidade e indiferença. Queria muito ler o livro ao mesmo tempo preferia ler mais próximo ao terceiro. Por isso quando recebi o livro da editora Rocco fiquei sem saber como agir. Primeiro deixei de lado, mas hoje de madrugada simplesmente li tudo. Já era duas da madrugada e não achei que leria tudo, comecei tarde justamente pensando nisso, mas me dei mal. A história de Veronica Roth é impossível de ler em partes. Uma continuação a altura, se não melhor do que o primeiro livro, que deixa você grudado até o final.

Tris, Quatro e parte dos sobreviventes buscam refúgio na sede da Amizade. Eles precisam pensar no que fazer a seguir. Precisam de saber o que está acontecendo na cidade e com o que sobrou das facções. Tris está tensa e em estado de choque com suas ações, não consegue esquecer o que fez. Por outro lado o modo de agir dos membros da Amizade é irritante e eles não poderão ficar muito tempo. Quando membros da Erudição surgem atrás do grupo Tris, Quatro, Caleb e Susan conseguem fugir pelos trilhos. Conseguindo abrigo com os sem-facção Tris se vê surpresa diante da organização do grupo e dos planos deles agora que a Erudição atacou abertamente a Abnegação. Mas isso não é o que mais surpreende e preocupa Tris, é a líder dos sem-facção. Recebendo notícias da cidade Tris e Quatro decidem partir para a sede da Franqueza, onde os membros fiéis a Audácia conseguiram abrigo. Metade da facção se aliou a Erudição e o caos impera. Jeaninne, a líder sem coração da Erudição não vai descansar enquanto não estudar, dissecar e matar todos os Divergentes, Tris, que ainda procura força e equilíbrio nesse momento tão difícil se vê em meio a uma decisão: apoiar cegamente as decisões de Quatro e da Audácia ou ir em busca de verdade, mesmo vindo de quem vem. Por que Jeaninne atacou a Abnegação justo agora? Que segredo ela roubou e quer manter a qualquer custo?

A premissa é basicamente essa. Tentei ao máximo não falar dos segredos que vão sendo revelados, afinal a graça está em descobri-los lendo. A narrativa de Veronica Roth ganha força e excede as expectativas em diversos aspectos, sendo o principal deles o desenvolvimento maior da trama da trilogia. O clima muda e o ritmo imprimido é excelente. A cada novo capítulo um desdobramento nos acontecimentos e no meio dessa evolução a autora ainda conseguiu explorar com destreza e sutileza o impacto que os acontecimentos finais do livro anterior causaram em todos os personagens centrais. A ideia de acentuar o desenvolvimento da história foi acertada tendo em vista o final. As descrições ganham contornos interessantes e o mundo se torna mais vívido e complexo.

A relação de Tris e Quatro ganhou um pouco mais de espaço nesse livro, mas isso não significa uma coisa ruim. A dinâmica entre os dois mudou bastante, assim como amadureceu, mas a desconfiança que permeou os dois durante toda a história foi um pouco irritante. Em momentos de tristeza e desespero a maioria das pessoas procuram forças uma na outra, principalmente casais. Algumas atitudes tanto de Tris como de Quatro não foram condizentes com a confiança que ambos demonstraram um para o outro no livro anterior. Principalmente Quatro ao abrir seu passado a Tris de forma tão sincera, mas não confiar seu presente, suas decisões a ela.

Algumas pessoas questionam o sistema de facção, mas esquecem que o ser humano é um animal e assim como um cachorro pode ser condicionado. Não acho totalmente despropositado a divisão e nem a reação das pessoas diante dos conflitos. Uma das maiores dúvidas dos leitores era sobre o mundo além das cercas, além da cidade e a ideia da autora de revelar apenas nos derradeiros momentos finais a resposta para essa pergunta foi muito boa, mas ao mesmo tempo cruel e preocupante. O desenrolar ágil culminou em um final tenso e satisfatório. E as reviravoltas próximo ao final me deixaram pasmas. As perguntas que surgem a partir daquela revelação são tantas. Será que Veronica Roth conseguirá encerrar a trilogia sem deixar pontas abertas? Como a população vai reagir diante das mudanças que virão?

Leitura extremamente ágil e instigante, que investe na construção de seus personagens e no desenrolar da trama, sem perder tempo Veronica Roth abre caminho para o final da trilogia aumentando a complexidade e riqueza do mundo apresentado. Não só ação, mas romance, traição e mistérios mostrando o ser humano em seus extremos. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável e tradução fiel, que não perde a essência do estilo da autora. Com a adaptação do primeiro livro prevista para o ano que vem podemos ficar otimistas quanto a adaptação da trilogia inteira. Recomendado a todos que gostam de uma boa distopia, cercada de mistérios, que investe em ação e nos apresenta um universo intrigante e assustador. Leiam! Até mais!

Trilogia Divergente - Veronica Roth
1- Divergente
2- Insurgente
3- Convergente
Extra - Quatro

49 comentários:

  1. Estou doida para ler Insurgente e realmente, quando você começa a ler um livro da Veronica (Divergente) não consegue mais largá-lo. Tive que fazer um esforço gigante para ler o livro em partes e quando menos esperava estava pensando no livro e/ou lendo. Espero que Insurgente seja tão bom quanto Divergente e o fato de conhecermos as demais facções ajudará muito nisso, espero. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito ansiosa para acompanhar essa trilogia. Todas as resenhas me deixam curiosa e essa não foi diferente. Mas me diga, tu começou lendo as duas horas da manhã e parou que horas? :O
    Esses vícios de leituras é o que me deixam mais curiosa haha
    Acho muito importante quando a tradução é fiel ao livro original. Faz toda a diferença!

    ResponderExcluir
  3. LI Divergente e amei, é uma distopia bem interessante,diferente. Adorei o universo de Tris, o romance, os desafios... quero mergulhar mais rápido possível nesse mundo e ler o segundo que vai me consumir como o primeiro. Como você disse, a série é tudo o que vc comentou, eletrizante!

    ResponderExcluir
  4. Estou há muito tempo querendo começar essa série mas o tempo e o dinheiro não tá permitindo muito não :C rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  5. Até agora não tive oportunidade de ler um livro da trilogia =(
    Realmente a estória deve ser maravilhosa porque o tanto de resenhas positivas que já li sobre ele não é brincadeira! Com certeza pelo que falam deve ser a segunda sensação do momento! Essa guerra entre facções deve ser ótima! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Estou contando os dias para ler Insurgente e sua resenha acaba de tirar meus medos. Estava com receio de que fosse ruim ou que a Tris tivesse ficado muito chorosa e reclamona além da trama não andar. E uau! Muito legal descobrir que o livro é inlargável e ainda por cima evolui a trama central. Ótima resenha como sempre. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Estava esperando sua resenha! Adorei a anterior e a trilogia está entre meus favoritos, tinha certeza que ia gostar da continuação, mas agora estou mais ansiosa ainda. Preciso ler o quanto antes ainda mais que tem mais romance Tris e Tobias, adoro os dois juntos, e fiquei morta de curiosidade. Amei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ai acredita que eu ainda não comecei a ler essa saga? eu tenho divergente em casa, mas até agora não comecei a ler ;/ Sempre vejo resenhas muito positivas.
    Achei a capa de insurgente linda demais.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Pulei a parte da sinopse para não ler spoilers, mas mesmo assim a resenha está ótima. Não vejo a hora de ler Divergente, mas acho que vou esperar sair a trilogia e comprar todos de uma vez. Ou talvez eu não aguente, sei lá. Se eu tiver dinheiro eu compro, simples assim.

    ResponderExcluir
  10. Quando li Divergente foi desta maneira também eu praticamente engoli o livro, li tudo em uma sentada rs, de tão viciante que é.
    Eu estou como você tentando prolongar a leitura, para ficar proxima do lançamento do terceiro que espero não demore tanto, mas aguenta a ansiedade depois de ler uma resenha como a sua,
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nenhum dos dois livros lançados até agora, mas pelas resenhas deu pra perceber que é uma das melhores distopias da atualidade!
    Eu não sou acostumada a ler livros desse gênero, mas Divergente e Insurgente vem chamando minha atenção, por ser uma história ágil, de ação e assustadora!
    Preciso conferir!
    Bejos ;)

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você gostou, eu estou louca pra ler esse livro, vai chegar pra mim essa semana e não estou aguentando de tanta curiosidade, li Divergente e amei, foi a primeira distopia que li e me apaixonei =D
    Não vejo a hora ^.^
    Bejos

    ResponderExcluir
  13. E eu aqui morrendo pra ler agora! O primeiro livro foi bem bom, gostei bastante dele e fiquei querendo ler esse. Pelo que já vi melhora, vale mais a pena.

    ResponderExcluir
  14. Terminei Divergente a uma semana e adorei. Insurgente parece ser melhor ainda do que o primeiro livro, quero ler logo. Sua resenha está ótima :D
    A única coisa ruim da série é não ter previsão de quando Allegiant será laçado, enfim, sentirei saudades de Tris e 4
    <4

    ResponderExcluir
  15. OMG, adorei essa resenha, nunca tinha visto uma resenha parecida com essa, tipo nao igual, mas com a mesma historia ou sei la, vcs me entendem... mas nossa, eu adorei, lembrei da minha professora diva de portugues que tem um vocabulario riquissimo e a veronica creio que ela arrasou tbm, quero mt ler.
    Muitos até falam que é melhor que JV e pelo que vejo, é sim!!! Quero muito ler pois adoro historias assim!

    ResponderExcluir
  16. Já li Divergente e gostei muito mas Insurgente deve ser muito melhor, vai ter muito mais ação agora que toda essa guerra vai começar. Não estou muito ansiosa para ler, mas mesmo assim quero ler logo.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nenhuma distopia, mas tenho visto tantos comentários positivos sobre essa trilogia, que deu vontade de me aventurar no mundo distópico, e sua resenha só veio a acrescentar mais curiosidade.
    Eu tenho um pé atrás com trilogias e séries, mas essa com certeza vai ser prioridade.
    Resenha muito bem elaborada.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li Divergente nem Insurgente, mas quero muito.
    Adoro distopias cheias de ação, com personagens envolventes, uma sociedade opressora bem desenvolvida e alguns mistérios a se desvendar!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  19. Preciso começar a ler essa trilogia urgente!
    Só preciso comprá-los primeiro..

    ResponderExcluir
  20. Eu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e eu sou louca por essa trilogia. Só que o $$$ não esta deixando.

    ResponderExcluir
  21. Fico voando quando vejo as resenhas desse livro, pois não sei do que se trata realmente, pois não conheço a trilogia nem a autora, fico sem saber como é, mas lendo a sua resenha, percebi que se trata de cenas de ação, envolve politica,romance, traição e muitas outras coisas, já estou começando a ler mais resenhas desse primeiro e segundo livro, é o jeito de entender, rsrsrs.
    Amei a resenha..

    ResponderExcluir
  22. Não li ainda :( Quero muito muito ler insurgente

    ResponderExcluir
  23. adorei a resenha ficou muuuito boa! me deixou ainda mais curiosa pra ler insurgente!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li o primeiro livro e fiquei muito receosa de ler sua resenha. Estou muito ansiosa pra acompanhar essa trilogia, adoro séries e posso dizer que distopias se tornaram meu tema favorito. Imagino como os desafios que Tris tem que enfrentar sejam muito grandes, quando se envolve pessoas que amamos ainda tudo torna-se ainda mais complicado. Sua resenha está ótima e fez com que o livro superasse minhas expectativas novamente. Quero muito lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo o primeiro livro, o tinha a algum tempo, mas por conta de ter lido JOGOS VORAZES a pouco tempo esperei fazer outras leituras antes porque são muito parecidos. Adoro distopias e esse livro está maravilhoso , o primeiro estou devorando cada página !

    ResponderExcluir
  26. Comprei e estou doooida pra ler, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li Divergente então só dei uma olhada por cima na sua resenha, odeio ficar sabendo demais antes de ler o livro. Distopia é um dos meus gêneros favoritos, simplesmente fiquei apaixonada depois de Jogos Vorazes. Espero ler Insurgente em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  28. Ouvi falar tanto desta série que fiquei com vontade de saber do que se trata. Boa resenha, me despertou a vontade.

    ResponderExcluir
  29. A resenha tá ótima.
    Eu fiquei sabendo através de amigo que disse que era bom, e a resenha confirmou isso.




    ;p

    ResponderExcluir
  30. Todas as resenhas que eu li falam super bem do livro, e que com certeza a continuação foi digna, e sempre ressaltam a forma da narrativa da escritora (: Muito ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  31. Comecei a ler Insurgente nesses dias e já estou amando! Diferente do que achei da autora no primeiro livro da trilogia, Veronica amadureceu bastante sua escrita! Enquanto no primeiro livro Veronica, pra mim, perdeu muito tempo na iniciação de Tris, em Insurgente é acontecimentos a todo instante e Super recomendo a trilogia!

    ResponderExcluir
  32. Eu acabei de ler insurgente. Eu queria saber o que foi aquele final. Eu pensei em uma coisa depois pensei em outra, e depois fiquei pensando nas possibilidades e depois resolvi deixar de pensar e esperar o último livro.

    ResponderExcluir
  33. Uma das minhas séries favoritas, sem dúvidas. Comprei Insurgent (em inglês mesmo) logo que foi lançado nos EUA e posso dizer que não me desapontou em nada! Os acontecimentos te prendem muito na história e já estou com um aperto de saber que logo virá o último livro.

    ResponderExcluir
  34. louca por esse livro! confesso.....a capa é apaixonante!

    ResponderExcluir
  35. É isso que eu sempre procuro em um trilogia. Narrativa ágil, trama interessante e final surpreendente. O bom é que essa continuação não sofreu com a síndrome do segundo volume, e aumentou o nível da trama. Agora é aguardar o terceiro, e torcer pra que feche com chave de ouro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Ainda não li Divergente, mas pelo que sei é uma ótima trama, super bem construída, com um enredo e personagens incríveis, uma daquelas distopias de arrepiar. Já li várias resenhas sobre Divergente e adorei, estou louca pra comprar logo e ler. Li a resenha de Insurgente por cima, pra não pegar spoiler de Divergente, mas pelo que li o segundo livro não deixa nada a desejar em nenhum aspecto.

    ResponderExcluir
  37. Como é uma série eu prefiro ter todos na mão! A resenha é do tipo que te levar a querer urgentemente adquirir!!
    Vou ler com certeza
    :)

    ResponderExcluir
  38. AINDA NÃO LI,MAIS ESTOU LOUCA PRA LER.SEI QUE É UM DOS MELHORES LANÇADOS E POR ISSO EU O QUERO MUITO.

    ResponderExcluir
  39. Apesar de ainda não ter lido Divergente é uma das séries que to mais ansioso pra ler pois só ouvi coisas ótimas sobre elas :)

    ResponderExcluir
  40. Também estava nesse dilema de ler agora ou esperar, mas assim que encontrar uma promoção ou ganhar em algum sorteio quero ler logo! É difícil um segundo livro de uma trilogia ser tão bom ou melhor que o primeiro, e depois de ler sua resenha fiquei muito animada quanto a isso!! Não sabia muito bem o que está para acontecer nesse livro, e a sua resenha conseguiu contar, mas sem entregar muita coisa!
    AMEI Divergente, quando cheguei na metade li até o fim madrugada adentro, então acho que vou começar Insurgente bem cedo hehehe
    Ah, e estou curiosa pra ver como a Rocco vai traduzir 'Allegiant', se vai tentar rimar com os outros ou não!

    ResponderExcluir
  41. Oh my god!]
    Eu preciso ler essa série, e a cada resenha que leio fico com mais vontade ainda.
    O problema de ser viciada em livros (que na verdade é um ÓTIMO problema) é que cada vez mais aparecem livros ótimos, e o tempo para lê-los é muito curto :S

    ResponderExcluir
  42. Oieee
    Livro é um pacote completo de aventura, ação, romance, frustrações, amizades e algumas traições. Com certeza um quebra-cabeça engenhoso e simultaneamente instigante.
    Quero ler.
    Ótima resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  43. Eu estou muito curiosa pra ler esse livro, fiz um teste na internet e o resultado é que eu seria da erudição

    ResponderExcluir
  44. Oh meu deus, quanta informação! hahaha
    O primeiro livro acabou de forma tão chocante, acabei quase implorando pelo segundo volume kkk
    Tem alguns pequenos spoilers na resenha, mas fazer o que, impossível evitá-los kkk
    Acho que Veronica tem um ótimo talento que só irá se aprimorar com o tempo, porque criatividade (e crueldade) ela tem bastante. Fórmula perfeita para uma boa distopia! Já estou com vontade de ver novamente um pouquinho mais de Tris e Quatro. Só não comprei o livro até agora porque eu to esperando ou ganhar alguma promoção, ou o preço abaixar ainda mais (pobre assumida e sincera) kkkkkk

    ResponderExcluir
  45. Sem dúvida Insurgente é, até o momento, o melhor livro da trilogia. A gente consegue perceber o amadurecimento da Veronica e como a história envolve você de uma forma que a gente não consegue parar de ler! Adorei a sua resenha. Com certeza Allegiant vai ser ainda melhor!

    ;***

    ResponderExcluir
  46. Eu adoro a trilogia e concordo que Insurgente é melhor do que o primeiro. Morrendo de curiosidade para saber o que vão fazer no terceiro, a questão do mundo e tal igual você falou. E ainda tem o nome que deve ficar ferrado por aqui. Ameeeei tudo o que disse do livro e concordo. *=* Bjus!

    ResponderExcluir
  47. Quanto mais resenha eu leio sobre essa série mais fico com mais vontade de ler, mas só irei ler quando o último livro for publicado, porque eu não tenho muita paciência pra esperar. Sua resenha está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  48. Tão incrível quanto Divergente! A Verônica é uma ótima escritora que veio para ficar.

    ResponderExcluir
  49. Achei Divergente incrível, li tão rápido que quando acabou pensei "acabou? como assim? eu preciso de mais, não acredito que acabou!" Estou louca pra ler Insurgente, apesar de ter lido alguns spoilers de Convergente, o que me deixou arrasada, preciso ler a trilogia toda, embora ache melhor me preparar psicologicamente pra isso!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.