18/10/2013

Resenha - Vou Lhe Mostrar O Medo


Nome: Vou Lhe Mostrar O Medo
No Original: Jeg skal vise dere frykten
Autor (a): Nikolaj Frobenius
Tradutor (a): Eliana Sabino
Páginas: 296
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Edgar Allan Poe (1809-1849), o célebre poeta e autor de histórias de terror, bem como criador do gênero policial na literatura, é o protagonista deste romance de suspense psicológico, que discute os limites da criação literária e a responsabilidade moral da arte. Nele vemos o jovem escritor norte-americano afligido pela pobreza, angustiado com a enfermidade da sua frágil esposa e assombrado por um maníaco que comete assassinatos inspirados nos seus escritos, além de sabotado em sua carreira pelo crítico literário Griswold, que lhe dedica um misto de admiração e ódio.

Quando vi o livro entre os lançamentos da Geração sabia que já tinha visto a história em algum lugar por isso quando soube que descaradamente basearam um filme no livro não me surpreendi. Eu já assisti ao filme e por isso conhecia a história criada pelo norueguês Nikolaj Frobenius. Misturando registro biográfico com ficção o autor constrói uma trama perfeita não só para os fãs do autor como para qualquer fã de uma boa história de mistério.

A história começa nos apresentando a frágil vida de Poe na Filadélfia aos 32 anos de idade, sem ainda alcançar o almejado sucesso, tendo que lidar com a fragilidade de seu esposa e, após um encontro desastroso e estranho, críticas ferozes vindas de Rufus Griswold. O escritor não entende qual foi a intenção do pastor e crítico literário ao mostrar-lhe aquele pedaço de jornal. A notícia era perturbadora. Uma jovem encontrada enterrada viva em Nova York, com o maxilar todo destruído sucumbindo pouco depois no hospital. Seria uma farsa? Não podia negar os fatos, a reportagem traz de volta lembranças perdidas de quando ainda morava com o padrasto em Richmond. Conversando com um amigo na redação onde trabalha Poe descobre mais sobre Griswold e pensa em escrever sobre a antologia que ele está compilando. Enquanto Griswold continua profundamente afetado pelo encontro com Poe. Não consegue gostar do que o escritor escreve, mas também não consegue desgrudar os olhos e os pensamentos de seus textos. Quando a antologia de Griswold sai com apenas três de seus poemas Poe já sabe o que dizer do crítico e assim os dois começam a trocar farpas através de publicações em jornais e periódicos. Enquanto Poe não se deixa afetar pelos pavoneares de Griswold o próprio Rufus não para de pesquisar sobre o autor e espalhar boatos decadentes sobre o autor. Quando Poe resolve mudar-se para Nova York a situação muda para o desgosto de Griswold. Poe realizaria o sonho de ser reconhecido por seus escritos a qualquer custo, além disso o ar da cidade poderia ser bom para sua amada Sissy. Porém na cidade a vida do escritor demora a acontecer, ainda é assombrado pelos crimes semelhantes ao seus contos e quando as misteriosas cartas começam a chegar ele sabe que terá de fazer algo antes que seja tarde demais...

A premissa do livro nada mais é do que a vida de Edgar Allan Poe. Uma história que entremeia uma extensa pesquisa biográfica com uma instigante trama ficcional. O autor, que também é roteirista tem uma prosa rica e que alterna de estilos de acordo com o desenrolar da trama. Ora poética, ora subjetiva, ora biográfica a narrativa flui em um ritmo cadenciado, estando sempre aliada ao clima do ambiente. A ideia do autor de um ambiente intrinsecamente ligado a história foi ótima e a forma como o humor de Poe transparecia nas páginas foi outro ponto que torna a história mais vívida e instigante. Passando do sombrio ao melancólico e por vezes até mesmo sufocante a trama se desenrola rápido, acompanhando os pormenores da vida de Poe.

Os personagens centrais foram bem delineados e críveis, sendo o retrato de Edgar Allan Poe bastante marcante e curioso. Conhecia a história da vida do escritor e por isso achei bastante interessante a maneira que Frobenius concebeu sua versão do genial e incompreendido Poe. Dá para notar nos detalhes e minucias da escrita dele que Frobenius é um grande fã de Poe. Prova disso é o foco da história, por mais que existisse a possibilidade de o rumo da história ser uma investigação cheia de mistérios o autor opta por não o fazer. Investindo em desconstruir a vida de Poe para o leitor em cada detalhe. Todas as passagens onde falava da obra e dos métodos de escrita de Poe eram com um tom de reverência. O final, por mais que seja conhecido para muitos, foi satisfatório. Ir além da morte de Poe foi uma maneira de dar ao livro uma característica própria.

Leitura agradável, que instiga o leitor, surpreende pelos detalhes e pela apresentação. Uma história diferente que mistura com harmonia ficção na história de um grande escritor, que em sua época foi incompreendido e mal julgado. A edição da Geração está ótima, uma diagramação muito boa, com marcação bonita entre as partes e capítulos, além de uma capa de efeito. O livro é superior ao filme, mas ainda assim recomendo para quem quiser conhecer um pouco da história. Quem quiser assistir procure por "O Corvo". O filme é um retalho da história, uma tentativa de basear, de usar a ideia que é ótima. E o mais triste disso é que fizeram sem autorização do autor, ou seja bem injusto com o autor quase um plágio. Recomendado a todos que procuram uma ótima história, com mistério, romance e a chance de conhecer um retrato muito bem concebido do brilhante Edgar Allan Poe. Leiam e se surpreendam! Até mais!

10 comentários:

  1. Acredito que pela capa sombria esse livro nunca me chamou atenção.
    Sua resenha faz o livro ficar bastante atrativo, mas não creio que vou lê-lo. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Aco que já li umas três resenhas sobre esse livro e sempre me surpreendo com osd pontos de vista de casa resenhista. De Allan Poe eu já li A esfinge, O gato preto e O poder das palavras, e agora desejo ler esse livro para entender um pouco mais sobre esse homem que foi bem instável em sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Não li muita coisa do autor, mas fiquei muito curiosa, eu acho o estilo do autor uma coisa a parte e sempre tive curiosidade de ler mais seus contos, se pelo menos encontrasse um livro com a obra completa por aqui. Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler, e ainda me deixou curiosa com o filme, apesar de nem ser autorizado, que vergonha fazer isso, kkk. Adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  4. Se a capa fosse toda do jeito que é, mas sem o rosto do autor seria muito mais apelativa, mas enfim eu adoro os contos do autor e já consegui ler alguns poemas, e por isso estava com vontade de ler, mas não sabia se seria igual ao filme então acabei esquecendo, mas gostei muito da resenha, o livro parece bem melhor do que pensei. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou ler o livro primeiro, antes de ver o filme, mas quero muito! Vi alguns blogs falando bem dele também *-*
    Li apenas alguns contos do autor, mas já sou fã :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Só pela capa que é mega chamativa, já atrai o leitor. Eu, pelo menos.
    Mas li alguns resenhas negativas do livro, outras positivas, como o gosto é bem pessoal né? Amo isso. Enfim...
    O livro realmente parece ser interessante. Não estava com muitas expectativas com ele.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Li sua resenha e parece realmente que o livro é bom, mas para mim parece que faltou algo e não sei bem o que.bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Yas. Infelizmente, esse é um tipo de leitura que não me chama a atenção. Não gostei muito da capa, a sinopse também não me atraiu... e, de fato, eu não o lerei. Uma pena. Mas, pros amantes do Poe... é uma super pedida. Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Yasmin, a capa do livro é bem sombria e a sinopse também em pareceu uma história meio tensa. Tua resenha está muito boa, parabéns. A história me parece bem interessante, ligando o real ao fictício, e com um assunto bem misterioso, uma história com muito suspense deve ser. Acredito ser um livro muito bom, tratando de uma história bem criativa e um tanto curiosa, quem sabe lerei (;

    ResponderExcluir
  10. A capa é bem estranha, mas eu adoro os poemas do Poe e não posso deixar de ler. Está na lista de desejados desde que saiu e já vi o filme sabendo que era uma adaptação roubada. Gostei muito e espero que o livro seja melhor como sempre é. A Geração está cheia de livros que estou morrendo para ler. Adorei a resenha! Beijos!
    p.s. você podia resenhar Poe Poe por aqui.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.