01/06/2012

Resenha - A Arte da Imperfeição


Nome: A Arte da Imperfeição
No Original: The Gifts of Imperfection
Autor (a): Brené Brown
Páginas: 184 páginas
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? A jornada de uma vida, deixando de se preocupar com “O que os outros vão pensar?” e acreditando que “Eu sou suficiente”.

Não vou ser hipócrita. Não vou fazer média. Quando vi que a Novo Conceito ia lançar "A Arte da Imperfeição" e enviar para os parceiros fiquei em uma situação confusa. Não é o tipo de livro que leio e não sabia o que esperar. Muito menos como resenhar. Já li um ou dois livros de autoajuda e crescimento pessoal, mas faz muito tempo. Brené Brown fala do perfeccionismo, da autocrítica e do estado psicológico que muitas de nossas ações nos levam. Teria sido interessante se a autora usasse menos termos técnicos.

Para começo de conversa sou uma pessoa extremamente perfeccionista, crítica e rigorosa. Sou chamada de insuportável e não suporto as coisas fora do lugar. E sendo sincera estou bem feliz assim. Talvez por esse motivo tenha sido complicado ler um livro que me diz que "não tem problema fazer as coisas errado". Confesso que posso exagerar, às vezes, cobrando demais das pessoas, mas daí a falar que esse comportamento perfeccionista é o "meu eu" querendo agradar ao mundo já é um pouco demais. Sou assim, sempre fui e vou morrer assim. É cansativo em alguns casos, mas se eu deixar de qualquer jeito, aquilo vai me atormentar até eu corrigir tudo. Por exemplo, aqui no blog é a mesma coisa. Gasto mais de quatro horas fazendo as postagens para que saia tudo do jeito exato e quando aconteceu de ficar diferente não sosseguei enquanto não refiz tudo.

A autora é pesquisadora e professora há dez anos e discorre sobre métodos de pesquisa, vida plena, harmonia, cobranças excessivas e o que fazer para relaxar. Como se livrar das cobranças, dos limites que impomos a nós mesmos e da tensão. Alguns exercícios que ela cita e recomenda são interessantes de fazer. Podem ser úteis nos dias de extremo cansaço e tensão. Uma parte interessante e que gostei de ler foi onde a autora fala das consequências dos atos de uma pessoa exigente e perfeccionista sobre outra pessoa. O problema maior não foi o tema e sim a escrita da autora. Termos técnicos demais e frases bonitinhas demais. Muitas passagens soaram artificiais. A parte que ela fala de onde e depois do que surgiu a ideia do livro ficou um pouco piegas. É um livro de duas medidas. Pode interessar-te durante algumas partes e te incomodar em todo o resto.

A edição da Novo Conceito é ótima, fonte agradável que facilita a leitura. O ritmo depende do seu interesse pelo assunto desenvolvido. Alguns capítulos foram rápidos, outros lentos e difíceis. É um assunto que recomendo para aqueles que vivem tentando agradar, tentando acertar e fazendo de tudo para corresponder ao que outra pessoa espera. E ainda para aqueles que já se pegaram fazendo algo só para atender ao desejo do outro, a expectativa alheia. Como ir a uma festa só para fulano ver, ou estudando a madrugada inteira só para esse e aquele saber. Para essas pessoas o livro pode ser muito útil. É isso. Não é exatamente a resenha mais brilhante, mas eu tentei e fui sincera. Não acreditei em algumas resenhas que li por ai, mas isso não vem ao caso. Até mais!

31 comentários:

  1. Eu também não gosto de livros de autoajuda, mas até que já li alguns, e a maioria me irrita profundamente; pelo que entendi esse livro trata de um comportamento específico baseado em pesquisa, ciência, isso me faz dar algum crédito ao livro, ainda leria com o pé atrás.

    ResponderExcluir
  2. Livros de autoajuda não é o meu forte, fujo completamente deles. Já tentei ler alguns, mas simplesmente não consigo, não encontro argumentos para que continue a ler. Gostei da resenha, foi sincera, e realmente diferente de muitas por ai.

    ResponderExcluir
  3. eu amo livros de auto ajuda, e fiquei encantado com o livro, gostei muito da sua resenha, como o titulo ja diz tudo a "arte da imperfeição", viva para ser feliz e não fazer a felicidade dos outros, seje você mesmo, assi imperfeito como é

    ResponderExcluir
  4. Eu tambpem não gosto desse tipo de livro. Na verdade, não é literatura. Afinal, literatura precisa arrebatar, fazer vc se perder, sair do eixo... e isso nos faz refletir. Auto-ajuda é só um livro com estímulos a pessoas que vêem necessidade de ficar dentro do eixo, sem o desconforto da reflexão.

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Não sei, acho que eu teria que esperar um momento apropriado pra ler esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  6. Yasmin!
    Realmente sua resenha foi sincera e fidedigna. Entendo sua, digamos 'indignação', é bem difícil nos vermos confrontados com nossa forma de agir; mas, como falou, acredito que toda leitura traz algo de bom, mesmo que não seja aquela que estamos acostumados a ler ou não gostamos. Parabéns pela resenha.

    Passando para desejar um início de mes saudável e produtivo, carregado de boas vibrações e um final de semana alegre e feliz!
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Li várias resenhas e a maioria falou que o livro surpreendeu de modo positivo. Não tenho a intenção de ler pois não gosto de auto ajuda, gostei de como expressou sua opinião na resenha.

    ResponderExcluir
  8. Também estranhei de ver o livro nas mais recentes levas de lançamentos da Novo Conceito. Não faz meu tipo de leitura, mas achei a capa tão fofa! Mesmo assim, não sinto muita vontade de ler, mas se caísse na minha mão eu dedicaria algumas horas!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, muito bem escrita! Então, eu também recebi o livro, mas por enquanto ele está esperando... Não tinha lido nenhuma resenha ainda, mas agora deu vontade de passar ele na frente dos outros, só pra ver :-P Gostei do quadrinho de geladeira que eles mandaram junto com o kit UEHUAEHUUHEHUA.

    Beijos
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca leria esse livro hahaha Não faz meu estilo. Mas fiz questão de ler sua resenha e venho aplaudir sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  11. Também não gosto de livros de autoajuda. Acho errado você querer comparar comportamentos do modo como eles fazem... Como você disse, que a autora diz que ser perfeccionista é ruim; pode ser para uns, enquanto outros (como você) vivem perfeitamente desse modo.

    Enfim... Boa resenha, bem sincera. =]

    ResponderExcluir
  12. Também não gosto de livros de auto-ajuda. Uma coisa é querer 'ser perfeito pros outros' talvez pra essas pessoas o livro tenha efeito, mas ainda acho que algumas sessões com um psicólogo seria um dinheiro melhor empregado... outra coisa é ser perfeccionista, tb sou um pouco, mas não sou infeliz por isso.
    Parabéns pela sinceridade!!

    ResponderExcluir
  13. Mesmo com a resenha sendo ótima (para quem não curte o estilo), eu não consigo ler livros de autoajuda. Preciso achar essa força rs

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua resenha, pensei que esse livro fosse chato e massante, mas pelo modo vi que não é... vou tentar ler.

    Abraços
    Caique F.
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Também não gosto desses livros \o/
    Mais adorei sua resenha, parabéns Yasmin.

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito de livros de alto-ajuda, mais se eu ganhasse esse livro e tivesse em algum dia sem nada pra fazer eu até leria ele!

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nunca li livros de auto-ajuda, e o mais perto que eu cheguei de um livro parecido com esse gênero, foi o livro do Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos (eu pelo menos achei parecido com auto-ajuda), mas o achei esse livro fantástico, então talvez eu até deva dar uma chace para algum desse gênero, vai que, né?!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da sua resenha, sincera!
    Não gosto desse tipo de livro, não é o meu gênero favorito, então nem vou procurar ler. Talvez pra quem goste, seja um bom livro.
    Eu vi ele na livraria e a edição da Novo Conceito ficou mesmo bonita, pena que não me interessei...

    ResponderExcluir
  19. Adorei que você foi sincera! Também não gosto desse tipo de livro, não sei nem se conseguiria ler se recebesse para resenhar!

    ResponderExcluir
  20. Sou perfeccionista e pareço um tanto contigo, mas sou feliz assim. Ou pelo menos quase sempre sou, porque tem certas horas que alguns detalhes fora do lugar me tiram do sério. Creio que apreciaria a leitura desse livro.

    ResponderExcluir
  21. Não gosto muito de auto-ajuda, leria esse livro se estivesse sem algum ouro por perto ou alguma coisa assim. A resenha ficou curtinha mas muito boa, você sincera e por isso dá pra dizer que é das tuas resenhas mais brilhantes, Yasmin!

    Gislaine Alves

    ResponderExcluir
  22. Livros de auto ajuda não fazem parte dos meus favoritos, na verdade nunca li um, mas como não tenho necessidade de ser perfeita em tudo o que faço, acho que esse pode me servir de consolo.

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros de auto-ajuda. Já faz algum tempo que quero adquirir este livro.
    Apesar de você ter comentado que o livro é bom em alguns aspectos mas o modo que foi escrito não agradou tanto assim, acredito que a idéia central do livro deve ter sido passada do modo que a escritora gostaria que o livro fosse compreendido.

    ResponderExcluir
  24. Também fiquei bastante surpresa ao ver o livro enviado para os parceiros da editora, afinal auto-ajuda não é o tipo de livro que todos gostam! Eu também sou bastante organizada e gosto de ficar corrigindo as coisas, ler esse livro seria como se ele estivesse me alfinetando! Minha mãe ama auto ajuda, falta queimar os meus livros dizendo que são apenas leituras bestas, eu não consigo entender! Sei que literatura fantastica no geral não vai contribuir na minha vida no sentido que ela espera, mas ler é muito bom e ter a possibilidade de viajar lendo um livro é muito melhor do que ficar remoendo minha vida tentando fazer o que um livro aconselha.

    ResponderExcluir
  25. Eu não sou muito ligada em livros de auto-ajuda.. Esses tempos ganhei um no skoob e sei com certeza que nunca vou ler ele, pois, não é a minha cara. Sou mais chegada em um bom romance.

    ResponderExcluir
  26. Eh...eu já ñ gosto de auto-ajuda e ainda cheio de termos técnicos...acho que ñ, hein! rsrs

    ResponderExcluir
  27. rsrs... Não sou chegada em auto ajuda. Acho que por mais que eu necessite desse livro, não ia gostar de lê-lo.

    Sou perfeccionista demais e vivo fazendo coisas só para agradar, mas acho que nem assim vou gostar desse livro..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  28. Eu como pretendo ser psicóloga adoro livros de auto-ajuda, mas ultimamente esse gênero tem deixado a desejar. Era pra realmente ajudar os leitores e no fim, gente que nao entende nada de emoções começou a escrever só para ganhar dinheiro. Por isso gostei muito desse livro, é muito bem escrito e fala sobre um assunto que está muito em alta hoje em dia, e que a maioria das pessoas não percebem, Somos forçados a sermos perfeitos em tudo, principalmente na profissão, e quando atingimos isso, ainda não é suficiente.

    ResponderExcluir
  29. Também não curto muito livros de auto ajuda... Mas, esse parece uma boa opção para quem faz psicologia, como eu!!!

    ResponderExcluir
  30. Ganhei este livro hoje, mas já não curti muito a ideia dele :/ Pois sua resenha está ótima, e mostra os dois lados da história..

    ResponderExcluir
  31. Livros de auto-ajuda nem sempre funcionam. É preciso ter força de vontade para vencer o mal que o aflige. Neste livro fala de ajuda sem dizer exatamente o que você deve fazer, mas leva você a pensar e refletir sobre o que realmente precisa fazer para melhorar.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.