02/06/2012

Resenha - On The Road


Nome: On The Road - Pé Na Estrada
No Original: On The Road
Autor (a): Jack Kerouac
Páginas: 384
Editora: LP&M
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento, de uma geração assim como dos personagens. On the Road escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano. Jack Kerouac inaugurou uma nova forma de narrar, uma prosa espontânea, como ele mesmo chamava: uma técnica parecida com a do fluxo de consciência.

Faz muito tempo que ouço falar de "On The Road", mas nunca tive chance de ler. As poucas vezes que fui atrás dele, quando estava no colégio, as três cópias da biblioteca estavam emprestadas. As chances foram passando até que saiu a notícia de que finalmente sairia uma adaptação para o cinema. Com isso decidi ler antes de assistir ao filme. Já era mais do que hora de conhecer o clássico da geração beat, ou seria melhor dizer, o começo de tudo.

Não sei se vocês sabem, mas eu adoro viajar e às vezes falta pouco para jogar tudo para o alto, colocar uma mochila nas costas e sair mundo a fora. Então foi inquietante ler On The Road. Foi como mexer em um exame de abelhas. É uma narração simples e autobiográfica. Jack Kerouac foi ousado ao fazer um relato extremamente cru de uma geração que estava pronta para soltar os laços de uma sociedade cheia de regras e limites. É mais interessante ainda quando você olha todas as aventuras de Sal Paradise e Dean Moriarty lembrando que eles estavam próximos à virada da década 50. Os Estados Unidos era um país muito conservador. É admirável pensar que pelas estradas desse mesmo país estavam Sal, Dean e toda a cambada de malucos do livro. De cidade em cidade, a procura do algo mais.

O livro começa com Sal em Nova York contando como conheceu Dean. Engana-se quem pensa que daí já partiram para uma única e linear viagem. De Nova York Sal e Dean se separam e Sal parte para Denver em busca de outros amigos e pretendendo encontrar Dean novamente. Na estrada conhece figuras inusitadas. O autor narra com detalhes e em um ritmo forte o caminho de Sal até Denver. É impossível em contar todas as paradas de Sal até o dia que ele parte com Dean de vez. Sal passa boa parte do livro falando de Dean como algo almejado, ele idolatra o amigo e em todas as descrições percebe-se um tom de deslumbramento em relação ao amigo.

No meio de tantos personagens, de tantas emoções seguimos com confusão a vida de jovens em busca da liberdade genuína. Não sabiam o que procuravam. Estavam apenas vivendo. E é isso que o livro é. Um relato que por vezes te confunde. De canto em canto sem muito propósito. Precisavam apenas de dinheiro para gastar nas viagens, com bebidas, mulheres e até drogas. Diálogos em tons líricos e uma complexa relação de amizade. A mensagem que fica depois da leitura é “apenas viva”. Sal, Dean e todos os outros estavam apenas vivendo. Sem rumo e sem ponto de chegada.

Jack Kerouac conseguiu com o livro mexer com uma geração inteira. Inspirou grandes nomes da música e da literatura. Dizem, não sei se é verdade, que Bob Dylan fugiu de casa depois de ler “On The Road”. Impulsionou um movimento de contracultura único. E tudo isso sem querer. O livro criou um novo sonho para os jovens de uma geração inteira. Romantizou a estrada e até hoje inspira muitos jovens. Indo além de inspirar os jovens, a música ele também libertou a literatura. Um novo estilo de narração. Espontâneo, aliterado, incontido e coloquial. Não posso dizer que gostei do livro totalmente. Muitas partes são desconexas demais para minha mente. Alguns diálogos soam malucos demais para serem compreendidos. Esse estilo sem sentido e livre foi o que dificultou uma adaptação para o cinema. Demorou até alguém ter coragem de produzir um filme e estou muito curiosa para ver o resultado. Será possível colocar toda essa “viagem” na tela? Não sei. A tradução de Eduardo Bueno é a única que temos aqui no Brasil e muito boa. A edição da LP&M conta com uma introdução e um posfácio interessante. Sem dúvida é um livro que desperta sentimentos e vontades. Recomendado para qualquer um que queira entender os movimentos que se seguiram na década de 60 e 70. Recomendo também para os que querem um clássico diferente, querem uma narração movimentada, descritiva e com um sentido mais amplo. Até mais!

34 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, eu consegui entender mais do livro, mas não sei se leria no momento. A verdade é que preciso ler mais classicos, falta mesmo é coragem.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua resenha! Não sei se leria esse livro, pois gosto de histórias mais definidas, com algum objetivo. Mas me interessei pelo fato de ter inspirado uma geração. Com certeza deve ter sido algo revolucionário pra época. Já tinha ouvido falar de Jack Kerouac mas não tinha muita noção da obra, do estilo. Acho que vai dar um bom filme essa história!

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para ler esse livro e espero promoção dele. Haha. Sua resenha só aumentou minha vontade. Ouvir falar muitoooo bem do filme do Walter Sales. Faz muito tempo que vejo o povo falar desse autor e quero muito ler. E depois de ver Bono falar do livro fiquei com mais vontade ainda. Ótima resenha. Uma das poucas e melhores que li do livro. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adoooooro road trips, viajar é sempre maravilhoso! Mas não curto muito livros mais reflexivos, de autoconhecimento - não no momento, pelo menos.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é maravilhoso!! E sua resenha ficou a altura do livro, perfeita,
    Vc sabia que tem o filme desse livro, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, e a atriz é a Kristen Stewart?!!
    Um tempo atras eu falei disso no blog, dá uma olhadinha se quiser.
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/04/curta-segunda-conhece-jack-kerouac.html
    Amei a resenha

    Bjaks

    ResponderExcluir
  6. Esse é livro deve ser incrível. Estou desejando muito ele. Preciso muito ler clássicos.
    Resenha demais, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. É a primeira resenha que leio do livro e particurlamente gostei. Classicos são classicos e merecem uma chance de ler, sempre. Gostei da resenha, tanto é que me motivou a querer ler o livro, assim que puder trazer ele pra casa, ele vem. Vai ser interessante entender mais os movimentos que surguiram nos anos 60 e 70. Depois de ler o livro parto para conferir o filme.

    ResponderExcluir
  8. Tive contato com a Geração Beat e com Kerouac na universidade, quando cursei a disciplina de História da América III com uma professora que adora esse livro. Eu deteeesto o Kerouac, deteeeeeeesto. E estou muito inconformada com o fato do livro ter virado filme.

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha me pareceu mais curta (ou eu que li mais rápido) mas tá ótima. Já to participando da promoção, e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  10. Eu tô supercuriosa pra ler esse livro, também já ouvir falar dele assim, aleatoriamente, acho que é um que vai entrar na minha lista

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais agora lendo essa resenha até que eu gostei dele!! =)

    libraryinhouse.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li, mas quero muito. Lendo sua resenha me lembrei do livro "Na Natureza Selvagem", do Jon Krakauer. É um pouco documental, de um indivíduo que realmente existiu e resolve jogar tudo pro alto pra viver livre e longe da sociedade.... é um dos meus livros favoritos. Por favor, leia!
    Só que, diferente de On the Road, suponho, é muito mais reflexivo e profundo... maravilhoso....

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ótima resenha, tô louco pra ler :DD~

    ResponderExcluir
  14. Com o lançamento do filme saiu uma nova edição do livro. Não me interessei muito por ler ele mas quem sabe um dia :)

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, ele está na minha lista de próximos a ler, talvez quando eu terminar com 'Nexus' do Henry Miller não vá para ele... k=.]

    ResponderExcluir
  16. Sempre quis ler esse livro, mas sei lá...passava outros na frente dele. Agora vi que fizeram o filme e meus pais querem assistir comigo, mas eles já leram o livro. Então...pra não correr o risco de ouvir spoiler,e principalemnte agora que vi essa sua resenha tão entusiasmada, lerei tb!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muuito bom, e depois de ler essa resenha fiquei com uma vontade de lê-lo.
    Vou dar uma olhada pela internet ver como está o preço dele, e muito provavelmente vou comprá-lo.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é um clássico e eu mesma não acredito que ainda não o li.
    Espero corrigir essa falta muito em breve.

    ResponderExcluir
  19. Sério que o Bob Dylan fugiu depois de ler esse livro? \Õ/
    A história deve ser no mínimo intensa, porque né... fugir assim hahha
    Eu confesso que não me interessei muito, vou te contar uma coisa: Não gosto muito dos clássicos. Parece bobagem mas não faz meu estilo, pelo menos os que li até hoje eu não gostei, então acho que peguei um pouquinho de trauma.. E achei a história meio confusa, sei lá..
    Esse eu passo! rs
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Faz muito tempo que olho esse livro mas nunca criei coragem. A história é ótima, também tenho vontade de colocar uma mochila nas costas e viajar mas ainda não me animei pra ler o livro! =/

    ResponderExcluir
  21. Tenho q ter esse clássico americano! Parece demais embarcar nessa aventura.
    Adorei a resenha, me deu mais vontade ainda de ler. Esperarei pelo filme e depois compro.

    ResponderExcluir
  22. Ouço muito falar do livro, mas ainda não pude ler, o que é uma pena. Mas sua resenha, junto com todos os comentàrios positivos me fizeram querer ainda mais ler. Minha próxima aquisição, com certeza.

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro esse tipo de leitura diferente, e confesso n conhecia esse livro até começar o burburinho sobre o filme. Mas agora estou morrendo e vontade de te-lo pra mim.
    Uma leitura indispensável pra quem quer compreender uma geração.

    ResponderExcluir
  24. Adorei o assunto tratado pelo livro!
    Sei que vou ganhar o meu também é lóógico!

    ResponderExcluir
  25. O que mais me surpreendeu quando eu fui procurar por On The Road pra conhecer, foi que ele escreveu esse livro em três semanas, escrevendo num ritmo frenético.
    Ele foi escritor, mas pelo que eu soube do livro ele tinha a personalidade oposta do que se espera de um lunático que só "inventa" suas histórias, ele as vive e por isso eu espero tanto que ele consiga relatar tudo do melhor e mais genuíno jeito.

    ResponderExcluir
  26. Assim que vi o título já bateu aquela curiosidade. No entanto, quando vi que era da L&PM e falava um pouco sobre o jazz (sem contar que é um "Road Book") eu senti a necessidade de ler ele! *-* Preciso do livro da promoção! *--*

    ResponderExcluir
  27. Legal a resenha! E que poder esse livro teve hein?! KKK legal ele falar sobre a vida dos jovens em torno da década de 50. Livros históricos, de certa forma esse é, me chamam a atenção.

    ResponderExcluir
  28. Gostei da resenha, espero estar lendo em breve, a história parece ser legal e surpreendente. Parabéns pelo blog! (:

    ResponderExcluir
  29. Oi..

    Gostei muito da sua resenha, já vi o filme e Agora fiquei com vontade de ler o livro, mas bem que podia ter uma capinha melhor...

    ResponderExcluir
  30. Eu realmente viajo quando eu viajo. Fico pensando, elaborando...Principalmente quando vamos a locais com cultura muito diferente, depois nunca somos os mesmos.

    Viajar é muito bom, e acho que ficarei com vontade de arrumar as malas, quando ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da sua resenha mas não estou com vontade de ler o livro, mesmo porque o que já li a respeito dele, não me tocou a ponto de querer ler.

    ResponderExcluir
  32. Eu fui ao cinema assistir este filme apenas porque a Kristen fazia parte do elenco, mas sinceramente? Achei o filme uma porcaria muito chata, o livro então deve ser mais chato ainda. Meu amigo vivia me pedindo para ler o livro, mas depois daquele filme nem passo perto desse livro

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.