04/05/2012

Resenha - A Irmã de Ana Bolena


Nome: A Irmã de Ana Bolena
No Original: The Other Boleyn Girl
Autor (a): Philippa Gregory
Páginas: 626
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Aos 14 anos, a inocente Maria Bolena, su irmã mais nova, Ana, e o irmão George chegam à corte. À época, as grandes famílias aristocratas habitavam os arredores do palácio real e ter uma mulher de sua prole nas proximidades do leito do soberano era garantia de ascensão social. A doçura e beleza de Maria chamam a atenção do rei Henrique VIII. Encantada com a atenção do rei, Maria se apaixona pelo nobre e pelo papel não-oficial de rainha. Como nova amante de Henrique VIII sua aventura amorosa é incentivada pelos irmãos. A conspiração da família, no entanto, sofre uma reviravolta e Maria precisa declinar de seu sonho e amor em nome de sua melhor amiga e rival - Ana. A irmã se aproveita da ausência de Maria durante um curto período e conquista a atenção do rei, substituindo Maria no papel de primeira-amante do rei. Mas seu desejo de tornar-se rainha não tem limites e, ao mesmo tempo em que cresce o desejo de Henrique VIII por um filho legítimo, Ana planeja o que fazer para se livrar da esposa dele.Toda a família Bolena envolvida em uma intriga ainda maior - a dissolução do casamento do soberano com Catarina de Aragão.

Desde que li "A Princesa Leal" estava ansiosa para ler o próximo pela ordem histórica e com tantos livros chegando de parceria a leitura de "A Irmã de Ana Bolena" ficou para depois e quando vi já estava próximo ao mês de livros históricos no Desafio Literário. Terminei de ler faz poucos dias e estou maravilhada com a narrativa de Philippa Gregory. Através do livro foi possível vislumbrar a personalidade forte de Ana Bolena além de desfrutar cada detalhe de uma época maravilhosa. O mais interessante foi acompanhar tudo do ponto de vista de Maria Bolena, uma personalidade não muito explorada quando se fala dos Tudors.

Maria Bolena acaba de se casar e completar 14 anos quando sua irmã Ana retorna da França. Ela e a irmã chegaram à corte, fazem parte do grupo de damas da rainha e por isso Maria não está tendo uma vida de casada propriamente. Os Bolena estão em ascensão e as duas são tanto Bolena quanto Howard. O tio delas manipula o que pode para subir na corte e obter benefícios. O jogo muda quando no que parecia ser apenas mais uma mascarada, Maria chama a atenção do rei. Durante a dança ele não para de flertar com ela e ao perceber Maria está incentivando o flerte. O tio da garota percebe sua chance e a partir daí toda a família trabalha para Maria conquistar o coração de Henrique. Quem sabe ter um bastardo real e conseguir um ou dois condados. Todos sabem que o rei está desesperado por um herdeiro e que Catarina não consegue mais manter uma gravidez. Com muita sorte o bastardo real poderia se tornar um herdeiro reconhecido. Tudo ia maravilhosamente bem. Passaram semanas encantando Henrique. De caças a bailes, de justas a mascaradas. Maria fez tudo o que a família pediu. Seguiu os conselhos de Ana e George. Acabou gostando realmente do rei e em dois anos teve dois filhos. Uma menina e um menino.

Porém durante a segunda gravidez teve que se ausentar da corte e nesse meio tempo a obstinada Ana, que até o momento tinha feito tudo em prol de Maria decidiu que era a sua vez. De pequenos em pequenos atos começou a conquistar o rei, mas ao contrário das outras tantas garotas ela não queria ser a próxima amante, não queria ter um bastardo e se contentar com condados distantes. Ana queria ser a próxima rainha e não interessa se a irmã é a favorecida, não interessa se ela vai perder tudo isso. Ao retornar a corte Maria percebe as mudanças, o rei não quer mais nada com ela e tanto os Bolena quanto os Howard entraram no jogo de Ana. O plano agora é subir ao trono. Maria então presencia a jogada mais ousada e perigosa até então.

Dos bastidores de um dos momentos históricos mais movimentados Maria narra à história de como Ana Bolena destronou Catarina de Aragão e como Henrique VIII obcecado por ela e por um herdeiro se auto declarou chefe da igreja na Inglaterra só para invalidar seu casamento e poder coroar uma nova rainha. Através dos olhos de Maria vemos os planos traiçoeiros e a sujeirada arquitetada por Ana e os Bolena para conquistar o trono. Os assassinatos, as manipulações e as mudanças que ela fez ocorrerem na corte. A obsessão de Henrique e de Ana transformou a Inglaterra.

A narrativa de Philippa Gregory conta de forma magistral a ascensão e queda de Ana Bolena, a rainha dos mil dias. A mulher que transformou Henrique VIII em um tirano. Após perder seus melhores conselheiros o rei ficou sem alguém que pudesse frear seus ímpetos. O mais triste e engraçado de acompanhar essa saga é saber o final. Ana não conseguiu dar o herdeiro homem que Henrique tanto sonhou. Maria, a outra garota Bolena em pouco mais de dez anos assistiu a irmã subir através das mais escusas artimanhas e cair vítimas de artimanhas do mesmo tipo. A pesquisa de Gregory para o livro deve ter sido bem trabalhosa porque não vejo muitos livros retratando a história de Maria ou pela ótica dela. Foi muito bom ver um período, de certa forma, tão sórdido pelo olhar romântico dela. A menina que teve a vida alterada pelas ambições desfreadas da família. Achei um charme o final dela com Stafford a despeito do fim trágico do resto dos irmãos dela. Era um suspiro a cada descrição da autora. Seja dos belíssimos vestidos, seja dos cenários. Sem se perder da história de Maria a autora consegue contar de maneira crível a história de Ana Bolena.

Uma leitura muito rápida e gostosa, principalmente para quem gosta de história. Mal posso esperar para ler o restante da série e assistir as adaptações do livro. Para quem interessar o livro foi adaptado pela BBC e chegou aos cinemas em 2008. A edição da editora Record é perfeita, sem erros e a diagramação é ótima. A fonte é agradável e as 626 páginas passam de maneira imperceptível. Adorei a capa assim como todas as capas da série. Queria ter vivido naquela época só para usar vestidos daquele tipo. Recomendado para quem curte um romance histórico que mescla romance para contar períodos históricos. Uma leitura que vai encantar os que gostam do charme das cortes europeias do século dezesseis. Também é perfeito para quem quer começar a ler livros do gênero. Até mais!

The Tudors - Phelippa Gregory
1- A Princesa Leal
2- A Irmã de Ana Bolena
3- A Herança de Ana Bolena
4- O Bobo da Rainha
5- O Amante da Virgem
6- A Outra Rainha

29 comentários:

  1. Eu quero ler este livro. Eu vi o filme que veio do livro(mas meu DVD pifou bem no finalzinho!!!), e fiquei curiosa para saber como seria ler a história, sentí-la da maneira que mais amo... lendo!
    òtima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com vontade de ler. Já estava me interesando, pois adoro história até um certo ponto. E livros sobre segunda guerra mundial, na era medieval também adoro. Não tudo, mas este livro me chamou muito atenção. Acho que irei me sentir uma princesa lendo esse livro por alguma razão XD. Adorei a resenha e espero ler logo!

      http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. aiai, logo eu que amo história(hihi) vou ler com certezaa! obrigada pela dica.

    Tem post novo lá no blog ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu cheguei a começar a ler esse livro, só pra descobrir depois que é o segundo da série. Larguei a leitura e agora estou louca a procura do primeiro volume.

    ResponderExcluir
  5. As capas dessa série são lindas mesmo. Estou querendo muito ler os livros da Philippa Gregory. Só escuto grandes elogios.
    Resenha está muito boa, parabéns. Até mais !

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não sabia que era uma série, mas pela sua avaliação, acredito que seja muito boa! Eu já assisti o filme da Ana Bolena e confesso que me apaixonei pela história! *-*

    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Estou apaixonada com livros históricos e essa série Tudor é a melhor. Quero muito os livros, mas são bem caros. Devia ter colocado ele na escolha seu livro, vou torcer para você conseguir a parceria da Record. Haha. Mas falando do livro parece ser muito bom e mal posso esperar para ler a história de Ana. Ótima resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Pelo que você disse na resenha, a serie é ótima, e ja deixa a gente com vontade de ler. Não fui a melhor em história, mas gosto, e eu também adoraria estar naquela época, as roupas eram lindas! Eu só acho que eu teria dificuldade pra respirar hhehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Estou cada vez com mais vontade de ler essa série! Muito boa sua resenha! Não sabia q o filme A Outra era baseado nesse livro...
    Bom, eu ainda vou esperar um pouco pq além de ter vários livros não lidos na estante, esses livros não são nem um pouco baratos!
    Pro pessoal q se interessou tb, o lugar q eu achei mais barato foi no site da fnac e tb tem em inglês por preços beeem mais acessíveis! ;)

    ResponderExcluir
  10. Ah.. enquanto lia a sua resenha eu lembrava do filme A Outra, mas sem lembrar o título. A série é grande, e deve ser muito gostoso de ler, taí uma série que vale a pena. Obrigada pela dica.

    abraços,
    Luciana
    http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu devo ter assistido o filme na escola, me lembro de algumas partes. Eu sou APAIXONADA por romances históricos, amo de paixão. Não sei se vai ser fácil encontrar os livros quanto eu for comprar, mas espero que sim, me interessei de verdade pela série só que a compra dos livros vai demorar um pouco :c

    ResponderExcluir
  12. Sim, eu ADORO história! Assisti ao filme A Outra, que acredito ser adaptação deste livro, e gostei muito! Mas ainda assim quero muito ler os livros, nada se compara à leitura, ainda mais se é gostosa assim como tu falou!

    ResponderExcluir
  13. Ah este é um dos meus livros
    Adoro histórias assim, já li muitas
    e a capa deste livro é encantadora :3
    E tem bastante paginas, o que é bom, pois se a história for mesmo boa, não irá acabar tão rapido.

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  14. Ei Yasmin,

    Ah eu comprei este livro baratinho na promo do submarino acho, mas A princesa leal está sempre caro e ainda não comprei rs. Como quero ler na ordem, ainda não posso ler este, mas sempre vejo resenhas e sou louca para conhecer esta historia.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Assisti ao filme e é muito bom.. o livro deve ser muito melhor.. a Resenha ficou impecácel, até me animou a ler mesmo com tantos outro na frente..

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei do filme, o livro deve ser ótimo sua resenha me deixou mais interessado em ler.

    ResponderExcluir
  17. Mais uma série que pretendo ler um dia, mais seria muito bom se os preços abaixassem. Tudor é muito interessante.

    ResponderExcluir
  18. Adoro essa história. Eu vi o filme e achei maravilhoso. Imagino que o livro deva ser ainda melhor. Ótima resenha!
    bjo

    ResponderExcluir
  19. Parece se muito bom, sua resenha me deixou muito curiosa a respeito do livro, e como não li muitos livros desse gênero, acho que ele pode ser uma boa pedida pra começar.

    BJ!!

    ResponderExcluir
  20. realmente a historia que se conta é fantastica, o livro deve ser muito bom, só não gostei muito da capa

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar desse livro, e todos que já leu esse livro fala bem dele... Com certeza eu vou querer ler! =)

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Após a leitura da resenha, pergunto-me porquê cargas d'água eu não consigo tirar esse livro da estante para ler???? Vou aproveitar o estímulo, para tomar vergonha na cara. Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Fiquei com vontade de ler o livro. O filme é muito ruim...

    ResponderExcluir
  24. Oi..

    Eu adoro história então todo o livro que tem alguma relação com a história eu adoro ler.. E esse eu adorei, mas posso esperar para adquirir essa série e ler toda de uma vez só..

    ResponderExcluir
  25. Bom, tenho vontade enorme de ler os livros da Philippa. O flme é horrorosamente péssimo.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muita vontade de ler a série...rsrs

    Me lembrou uma Gossip Girl de alguns séculos atrás (comparação infeliz, eu sei...) pelas intrigas e armações.

    Quero demais ler, acompanhar os personagens e as reviravoltas da história.

    Adoro as descrições históricas, roupas, costumes, etc..

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  27. Já ouvi muitíssimo falarem dessa autora, e gosto muito que ela tenha esse gênero específico, e estórias sempre dessa época antiga.
    Adoro história e toda essa riqueza de detalhes de época me encantam. Estou louca pra ler um livro dela.. mas o jeito é comprar, pq na biblioteca aqui ta difícil.

    ResponderExcluir
  28. eu já assisti ao filme mas gostaria muito de ler a série. a dinastia Tudor sempre deu muito o que falar e se o livro retrata bem a história deve ser bem emocionante, pois graças ao casamento polêmico de Henrique VIII e Ana Bolena, criou-se a igreja anglicana.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.