01/04/2017

Resenha - A Caminho do Azul Sereno


Nome: A Caminho do Azul Sereno
No Original: Into the Still Blue
Autor (a): Veronica Rossi
Tradutor (a): Alice Klesck
Páginas: 352
Editora: Rocco
Comprar: Amazon - Submarino - Saraiva - Cultura
Sinopse: No derradeiro capítulo da trilogia Never Sky, sucesso da brasileira radicada nos EUA Veronica Rossi, Aria e Perry estão determinados a encontrar o Azul Sereno, o último refúgio contra as tempestades de éter, cada vez mais constantes no mundo em que vivem. Mais do que o amor proibido que os mantém ligados, eles precisam unir Forasteiros e Ocupantes se quiserem sobreviver, e salvar a vida daqueles que amam. Sem escolha e determinados a permanecerem juntos, contra todas as probabilidades, os dois protagonistas partem para a mais perigosa de suas aventuras, que não só colocará à prova seu amor, coragem e capacidade de liderança, como também exigirá grandes sacrifícios. Será que eles estão preparados para a jornada A caminho do Azul Sereno?

Não acredito que estou resenhando o terceiro livro. Li o primeiro quando a Prumo lançou em 2013, depois quando a Rocco lançou em 2015 e ainda não acredito que a trilogia está concluída. É um misto de felicidade e tristeza, primeiro porque a trilogia não ficou inacabada no limbo dos livros lançados aqui no Brasil e abandonados por diversos motivos pelas editoras, segundo porque eu queria muito mais do universo de Never Sky. É uma das trilogias que mais gostei de ler nos últimos anos e tem muita coisa que pode virar livro. Os personagens são ótimos e ainda não estou pronta. Mas vamos a resenha e se você ainda não conhece, sugiro que pare de ler a resenha e vá ler o primeiro livro! Não porque tem spoiler, mas porque está perdendo tempo sem conhecer. 

Em poucos meses a vida de Ária e Perry virou de cabeça para baixos. Ela viveu a vida inteira em cidades-núcleo, isolada do mundo. Perry vivia no mundo exterior com sua tribo, enfrentando as tempestades de éter que queimava e destruía tudo pela frente. Quando Ária foi colocada para fora da cidade-núcleo de Quimera ela não imaginou sobreviver, muito menos a vida que ia estar vivendo poucos meses depois. Lutando pelo Azul Sereno ela e Perry perderam muito, e depois de traições e escolhas difíceis os dois terão de fazer a escolha final. Liderando não só sua tribo, mas o que restou de diversas outras tribos e habitantes da cidade-núcleo de Quimera Perry contará com a ajuda de Ária, Soren e Roar para resgatar Cinder e liderar o povo para o Azul Sereno. Cinder é a chave para a sobrevivência, porém Perry sabe que essa é uma decisão que cabe apenas ao menino. O éter piora a cada dia, sobreviver sob o céu do planeta terra se tornará impossível em pouco tempo e se o povo não conseguir atravessar o paredão de éter que cerca o bolsão do Azul Sereno todo o esforço, todas as perdas e todas as escolhas terão sido em vão.

Essa é a premissa do livro final de Never Sky. Trabalhando mais uma vez com pontos de vistas alternados entre Ária e Perry a autora desdobra a batalha final por sobrevivência e ela envolve mais escolhas difíceis e pessoas terríveis do que uma batalha em si. Até que ponto podemos chegar quando se trata de sobreviver? Com uma trama ágil que não perde tempo Rossi conduz seus personagens ao azul sereno. A ambientação continua sendo ponto forte do livro ao lado dos personagens, que surpreendem a cada capítulo e mostram o quanto cresceram.

Perry e Ária lidam com uma decisão insuportável e a autora consegue transparecer isso para o leitor e apesar de querer mais e mais desse mundo acredito que a trama concluiu bem. Rossi tinha material em todos os três livros que renderia o dobro de páginas em cada um deles, mas a autora optou pelo menos é mais e fez um belo final. Alternando entre o pior e o melhor da humanidade ela encerra a história com dois protagonistas fortes, que funcionam bem juntos e não se perderam. Ária e Perry continuam a ser aqueles que conhecemos em Sob O Céu do Nunca, crescidos, mas não alterados como acontece em muitas trilogias. 

Leitura rápida, de uma vez só afinal queremos saber o desfecho, os capítulos são instigantes demais para largar antes do fim. A edição da Rocco está ótima, adorei a mudança no visual da trilogia e os livros ficaram perfeitos juntos. Recomendo muito a trilogia. Se você gosta de ficção científica, ou distopia e mesmo fantasia. É um mundo rico, intrigante e que merece ser explorado. Torcendo para Veronica Rossi retornar a Never Sky, nem que seja no passado, quando o planeta mudou e o éter surgiu. Se você gosta de elementos criativos e bons personagens essa é sua trilogia. Leiam! Até mais!

Never Sky - Veronica Rossi
1- Sob O Céu do Nunca
2- Pela Noite Eterna
3- A Caminho do Azul Sereno

Acompanhe a editora Rocco:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.