15/02/2017

Resenha - Dartana


Nome: Dartana
Autor (a): André Vianco
Páginas: 784
Editora: Fábrica 231
Comprar: Submarino - Amazon - Saraiva - Cultura
Sinopse: Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo.

Sou apaixonada por fantasia e ficção científica e isso é um fato que cada vez mais marca minhas leituras e resenhas visto que a faculdade toma muito tempo, e cada minuto livre é precioso demais para não ser gasto com os livros que mais gostamos. Apesar de grande aficionada de ambos os gêneros o número de nacionais entre minhas leituras ainda é ridiculamente perto do zero por isso quando li a sinopse de Dartana e o conceito chamou minha atenção não esperei muito para solicitá-lo. Era uma loucura solicitar um livro tão grande com a reposição da greve aí e tanta coisa para fazer, mas estava curiosa. André Vianco está entre os autores que mais me recomendam e foi no mínimo diferente finalmente conhecê-lo. Dartana é o começo audacioso de uma complexa trilogia e se você, assim como eu, quer ler mais livros nacionais, conheçam o universo de Dartana e do Combatheon.

Dartana é um mundo onde o conhecimento não é absorvido. Onde os habitantes vivem na constante névoa na cabeça e tudo é um mistério. Onde a mais simples das coisas quando demonstrado pelas feiticeiras pode encantar e muitas vezes leva Jeliath a se perguntar como não pensara naquilo para logo em seguida xingar a maldição que atormenta todo o povo de Dartana: a maldição do pensamento. Enquanto um deus da guerra forte o suficiente não vier e conduzir o exército do povo de Dartana pelo portal para o Combatheon, um mundo plataforma onde deuses e exércitos de vários mundos devem lutar para vencer e assim quebrar a maldição, levando o conhecimento para seus planetas. Desde cedo a mente inquieta de Jeliath chamou atenção das feiticeiras de Dartana, que cuidavam do Hangar onde a semente de cada deus surgia. Jeliath virou pastor e ajudante delas, e ficar perto delas era estar mais próximo do conhecimento, aquilo que elas chamavam de inteligência. As feiticeiras tentavam explicar o povo sobre o pensar, sobre o saber, mas nada do que chegava ao povo permanecia, a maldição não deixava e o fascínio era apenas uma sensação vaga. Quando o deus Belenus surge no Hangar com sua luz dourada é hora de Dartana marchar mais uma vez. Ao lado das feiticeiras, dos construtores, de seus generais e dos soldados Belenus marcha através do portal.

No Combatheon as vidas de Jeliath agora indicado como construtor, Dabbynne recém descoberta feiticeira, Parthen e Thaidena como soldados e Mander como general mudarão para sempre entrelaçadas com as vidas do cético Álvaro, sua irmã Glaucia e sua sobrinha Doralice no planeta Terra, em uma história que parecia simples, ir ao Combatheon e vencer, se torna complicada e cheia de verdades mal contadas e perigos mortais.

Esse é o ponto de partida da audaciosa trama de Dartana, primeiro livro da trilogia do autor André Vianco. O livro logo no começo é uma surpresa, com uma premissa que mostra ao que veio sem enrolação. Um planeta sem conhecimento, um povo sem o pensar e o saber, um deus da guerra que surge de tempos em tempos, um planeta arena e uma missão a cumprir. Contudo como as 784 páginas já indicam logo que você vê o livro Dartana é tudo menos simples e a objetividade do começo é apenas um artifício que conduz o leitor a mais perguntas e a um novo cenário bem diferente do que o que imaginamos pelos capítulos iniciais.

Com uma narrativa fluída, personagens que a cada capítulo crescem e se tornam mais complicados e uma ambientação vívida Dartana é uma obra corajosa, minuciosa, que explora deuses de diversas mitologias de forma intricada e rica. A prosa de Vianco me surpreendeu e me cativou muito rápido, o que é raro para um livro de tantas páginas. A edição da Fábrica 231 está perfeita, fonte muito confortável e a fluidez da trama torna o tamanho do livro irrelevante, somos conduzidos de forma natural pela história e o que fica é a curiosidade pelos próximos livros. Recomendo a quem busca um livro diferente, ficção científica? Sim, porém é bastante única. Com traços de fantasia? Poucos, mas interessantes. Leiam, se surpreendam e se encantem, de batalhas passando por amizades e descobertas! Até mais!

Combatheon - André Vianco
1- Dartana
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Rocco:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.