01/08/2016

Resenha - A Geografia de Nós Dois


Nome: A Geografia de Nós Dois
Autor (a): Jennifer E. Smith
Tradutor (a): Glenda D'Oliveira
Páginas: 272
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen no subsolo... E é no meio do caminho que ambos se encontram - presos em um elevador entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças à um blecaute e entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões eles descobrem que a eletricidade pode ter caído mas não sumiu de suas conversas. Mesmo quando a geografia parece interferir...

Terceiro livro de Jennifer E. Smith que leio e segundo que me deixa com muita vontade de viajar. Sempre tive algo por estradas, sejam elas na terra ou no ar, estar em movimento é o mínimo que podemos fazer sendo tão pequenos em um universo tão grande. Parece errado ficar parado e os livros de Jennifer E. Smith conseguem nos tirar do lugar nem que seja por um curto período de tempo. Em mais uma história de amor moderna e improvável a autora nos guia por um mundo de cartões postais e distâncias impossíveis. Conheçam.

Era primeiro de setembro e Lucy estava presa em um elevador entre o décimo e o décimo primeiro andar do prédio onde morara a vida inteira. Ela se arrependeu de ter corrido para segurar o elevador no momento em que sentiu o solavanco que parou a pequena caixa metálica entre os andares e ainda por cima estava com o garoto estranho que mudara recentemente para o prédio. Owen mal notou quem entrou correndo no elevador quase fechado, ele só estava pensando na liberdade do terraço 42 andares acima. Morar no subsolo ao lado do seu pai nas últimas semanas o deixara com a sensação de peso, era como acordar com o peso de todo o prédio sobre o peito e agora que o pai dele saíra para lembrar-se da mãe dele e de como se conheceram Owen queria escapar, nem que fosse por pouco tempo. Mudar para Nova York era o ponto final em sua solidão e não imaginara que ficar preso no elevador escuro traria uma presença tão forte, estava consciente até demais de Lucy. Os dois logo emendam uma conversa e o blecaute não parece tão mau. Desse encontro do escuro surge algo diferente, mas a vida os leva para lados opostos do mapa. Lucy para Edimburgo na Escócia, Owen por uma viagem através dos Estados Unidos rumo à costa oeste e tudo o que os liga são cartões postais, numa geografia improvável, ambos descobrirão que quando é para ser nada mais importa.

Esse é o ponto de partida do terceiro livro de Smith a sair pela Galera e com uma narrativa simples alternada entre Lucy e Owen somos guiados por uma história que vai além do amor improvável e da geografia maluca. A história de ambos é sobre descobrir a si mesmo, sobre enfrentar medos e largar o passado, e principalmente
sobre correr riscos, não ter medo de enfrentar situações que parecem fadadas ao fracasso. Com uma ambientação rica que vai para lados opostos do globo a autora nos envolve na história de recuperação de Owen e de libertação de Lucy.

Entrelaçando desenvolvimento de personagem com a construção do que eles sentem um pelo o outro Smith presenteia o leitor com uma história que parece igual a tantas outras, uma história de amor jovem, mas que surpreende com elementos únicos e destacadamente um desfecho único, realista, sem felizes para sempre e grandes promessas porque afinal a vida não anda cheia deles.

Leitura rápida, que nos cativa logo nas primeiras páginas e nos instiga pela curiosidade de ver como um encontro tão improvável pode render uma história interessante e que no final realmente entrega o que prometia. Jennifer E. Smith é uma das autoras que melhor capta as possibilidades desse nosso mundo que não para em histórias que deixa o leitor desejando encontros e desencontros parecidos. Com escrita fluída e sensível a pequenas nuances ela desperta a imaginação do leitor. A edição da Galera está perfeita como sempre, gostei de terem mantido a capa original, pena que não casa com as dos outros livros, ficou nem lá nem cá. Recomendo a todos que querem uma história para passar o tempo e fazer sonhar. Um romance diferente e que vai cativar mesmo os mais presos ao lugar onde estão. Leiam! Até mais!

Um comentário:

  1. Olá! Já tinha visto o livro nos lançamentos e ainda não tinha nada que me chamasse a atenção como agora. Fiquei muito feliz com sua resenha!
    Até!
    http://liiteromas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.