31/07/2016

Resenha - Os Feiticeiros da Tempestade


Nome: Os Feiticeiros da Tempestade
Autor (a): Philippa Gregory
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 304
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: O ano é 1453 e o fim dos tempos de aproxima rapidamente. A atração entre Luca e Isolde cresce cada vez mais. Apesar de o jovem tentar focar em sua missão para a Ordem da Escuridão, essa tensão sempre o deixa diante de um dilema. Quando chega a uma aldeia de pescadores, o grupo de Luca de depara com uma cruzada de crianças que se diz guiada por Deus numa peregrinação à Terra Santa onde há uma promessa de que Deus fará o mar se abrir para seu povo e isso coloca a fé de Luca em xeque. Ele irá mesmo testemunhar tamanho milagre?

Segundo livro da série Ordem da Escuridão e surpreendente. É o mínimo que podemos falar de Os Feiticeiros da Tempestade. Philippa Gregory é uma das melhores autoras de ficção histórica que já li e não faz feio ao se arriscar em ficção histórica jovem. Os mistérios e as perguntas que este segundo livro apresenta são de deixar qualquer um roendo os cotovelos de ansiedade pelo próximo livro. Muita coisa nova, muito mistério e muita escuridão.
Conheçam.

O grupo de Luca segue rumo a sua nova inquisição e a cada dia que passa Luca está mais encantado com Isolde. Ao lado deles Freize e Ishraq a estrada em pleno outono não é de todo mau, mas o irmão Peter não os deixa esquecer sua missão, de encontrar sinais do fim dos tempos e relatá-los ao mesmo tempo em que os combate. Ao
chegar a um pequeno vilarejo em busca de uma embarcação o grupo é surpreendido por uma cruzada de crianças. Centenas de meninos e meninas, desnutridos, descalços, noviças fugidas, cavalariços, os mais variados tipos de crianças, não mais velhas que 16 anos, todas seguindo um jovem rapaz louro, um pastor, Johann, o Bom, que diz ter ouvido o chamado de Deus para partir e seguir direto a Constantinopla. Luca fica admirado e chocado com a fé cega com que as crianças o seguem. Já o irmão Peter fica preocupado, o jovem é muito bom de lábia e tudo parece muito real, mas poderia ele ser um enviado do próprio diabo. Enquanto isso Ishraq e Freize sempre céticos são os únicos que não estão nem de um lado, nem de outro. Seria mesmo possível que eles veriam o mar de abrir para um bando de crianças? E como elas venceriam o império Otomano? Contudo para o horror da pequena vila pesqueira não há necessidade de esperar resposta. Tragédia, perda e terror chegam até eles. Luca e seu grupo serão testados e quando não se sabe a quem se serve como você pode jurar fidelidade e sua alma?

Essa é a premissa deste segundo livro e posso dizer que Philippa surpreende fugindo de tudo o que eu imaginava. Podia jurar que seria mais um caso para a inquisição e pronto, mas não, a autora vai além apresentando personagens escusos, ordens secretas e com intenções enganosas e principalmente diversos elementos históricos intrigantes, que resgatam parte de um período conturbado e traz outro lado do mundo para o foco. Tão acostumada eu estava com os livros na Inglaterra de 1500 que mal pude me conter com cada detalhe que a autora trazia dos países à beira do mediterrâneo e de toda a trama envolvendo os árabes e o Império Otomano.

Com ambientação perfeita, desenvolvimento dos personagens principais e adições que deixam o leitor assustado a autora passa longe da síndrome de segundo livro e deixa o leitor curioso demais pelo próximo volume. O tal líder da Ordem da Escuridão me deu arrepios e se ele serve ao papa o Brasil é o país mais seguro da face da terra. Vai nessa. O Luca é um idiota se acreditou e eu queria muito ver essa série adaptada para a TV. Uma série com doze episódios no máximo por temporada seria perfeita. Ficção histórica de qualidade e ainda desenvolvimento de tramas pertinentes ao período.

Leitura rápida e que surpreende logo nos primeiros capítulos seguindo daí capítulo a capítulo com um “não estou acreditando”. Escrita e ritmo perfeito. A edição da Galera está ótima, capa muito bonita, tradução cuidadosa e fonte confortável. Recomendo a todos que procuram um livro jovem diferente, histórico sim, mas com suas liberdades, curioso, inteligente e que se arriscou a crescer nessa continuação. Leiam e se surpreendam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.