06/05/2016

Resenha - Ídolos


Nome: Ídolos
No Original: Idols
Autor (a): Margaret Stohl
Tradutor (a): Mariana Kohnert
Páginas: 386
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Num futuro distópico, a Terra foi invadida por alienígenas em uma onda de choque eletromagnético que tornou inoperantes a maioria da tecnologia humana. Embora os extraterrestres nunca apareçam, sua presença comanda o destino de todos. Nessa nova aventura, Dol e os amigos da resistência humana estão em fuga. Eles não podem ser mortos pelos Ícones, como são chamadas as naves-mães que controlam o mundo, mas mesmo assim estão sendo caçados. Após descobrirem mais rebeldes escondidos nas montanhas, são surpreendidos pelas visões de Dol, que está dividida entre o amor de Lucas e a paixão superprotetora de Ro. Ela sonha com uma criança e faz nascer uma nova perspectiva na luta contra os ETs. Em busca dessa criança, o grupo irá descobrir novas informações sobre seu passado e, finalmente, terá que decidir de que lado ficar.

Depois do primeiro livro estava um tanto temerosa com a síndrome do livro dois onde acaba perdendo um pouco ou todo brilho. Pensando por esse ponto Ídolos é uma continuação que fica entre o novo e o clichê, principalmente quando o assunto é romance. Margaret Stohl criou um futuro interessante, que instiga o leitor atrás de respostas, mas que peca ao mudar o foco da trama central a todo momento com as dúvidas amorosas da protagonista. Conheçam Ídolos.

Dol, Lucas, Ro e Tima, os quatro adolescentes Ícones estão fugindo, destruíram o ícone da embaixada e escaparam de lá com pouco suprimentos em um helicóptero que logo os devolve ao chão e em chamas. Graças ao poder de Tima eles sobrevivem, mas sempre comida no meio do deserto e sem chances de contato eles decidem que a melhor forma de escapar é chegar os Idílios, uma cidade sob a montanha que aparece todos os dias nos sonhos de Dol. Ela tem certeza que a criança e as cinco marcas em seu pulso significa que há um quinto ícone, mas quando o mercenário Fortis é capturado pelos lordes o grupo percebe que estão perto de serem capturados. Dol tinha esperanças de viver na bolha de tranquilidade aparente dos Idílios por mais tempo e encontrar respostas com Bispo, o senhor que gerencia o lugar, mas seus caçadores não darão tempo nem de eles pensarem o próximo passo. Tendo sonhos cada vez mais estranhos com a invasão, com os Ícones e com o dia em eles pararam o coração de quase todo ser vivo no planeta terra Dol precisa encontrar as respostas tanto para salvar o que puder de seu mundo despedaçado quanto para o dilema de seu coração, mas nada a preparará para o que o destino lhe reserva.

A partir daí através da voz de Dol a história contínua e apesar da perseguição desta vez o ritmo é mais cadenciado, não tão ágil e enquanto a personalidade de Dol chama atenção em diversos momentos em outros chama atenção do leitor de forma negativa com tanta dúvida sobre Lucas e Ro onde não deveria ter dúvida. Margaret Stohl criou um mundo intrigante, mas pecou ao optar por colocar um triângulo amoroso que não se encaixa e parece o tempo todo fora do lugar, deixando muitas vezes a trama dos lordes a margem e quebrando o ritmo de crescimento da protagonista, que tem um dom incrível como uma das "pessoas ícones" e tem tudo para ser uma protagonista forte, mas não é pelo romance.

A ambientação cresce destacando-se na narrativa, adorei ver outra parte do globo afetada, longe do tradicional Estados Unidos pós-invasão alienígena. Os personagens secundários aqui não são muitos e fiquei curiosa para saber mais tanto dos lordes quanto do Bispo. Que tipo de alienígenas eles são? Por que querem a terra? Estou curiosa para saber se vai ter um terceiro livro, tem de ter, ficam várias questões em aberto, mas ainda não está nem como sem título no Goodreads. Gosto bastante de uma reviravolta no final, o único problema foi que os dossiês e transcrições entre os capítulos depois de um certo ponto entregaram bem o que ia acontecer e agora com aquele fim preciso saber logo o que acontece.

Leitura mais lenta, mas ainda assim envolve o leitor com algumas perguntas. Margaret Stohl criou um mundo com potencial, mas sua continuação sofre do problema do segundo livro, colocando muitas questões que não precisavam surgir ao longo da trama que realmente nos interessa. A edição da Galera está perfeita, a editora conseguiu uma capa que casa muito bem com o primeiro livro e simples, mas muito bonita neste tom de azul. Recomendo para os fãs da autora, para os que não vivem sem uma distopia e procuram uma premissa diferente. Lembre-se que o triângulo amoroso só atrapalha um pouco e apenas neste segundo livro. Leiam! Até mais!

Ícones - Margaret Stohl
1- Ícones
2- Ídolos
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Galera:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.