02/07/2015

Resenha - A Porta dos Três Trincos


Nome: A Porta dos Três Trincos
No Original: La Puerta de Los Tres Cerrojos
Autor (a): Sonia Fernandéz-Vidal
Tradutor (a): Michelle Strzoda
Páginas: 208
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Niko Mir não imagina as consequências que uma simples mudança de rota vai acarretar em sua vida. É variando o seu percurso habitual que ele descobre uma estranha casa e, atraído pelo mistério, resolve entrar nela. Ao abrir os três trincos da porta, ele se verá imerso em um novo universo. No Mundo Quântico, ocorrem coisas surpreendentes: guerras entre a matéria e a antimatéria, as desaparições do gato de Schrödinger e até uma relojoaria na qual a relatividade do tempo é colocada em xeque. Niko verá o equilíbrio, em perigo, entre o seu mundo e o universo quântico se restaurar.

Desde que comecei a ler quando era criança muita coisa mudou em mim, e não estou falando apenas dos inúmeros mundos que conheci e do meu gosto que foi pouco a pouco mudando, ganhando contornos. A cada livro que leio a leitora que sou muda. Estou começando a resenha assim porque um dos tipos mais raros que existe é aquele que consegue te mudar de uma vez, não te levando a outro mundo, mas fazendo você conhecer melhor ou sonhar em conhecer o seu próprio. Eu amo livros que me dá outra visão desse velho planeta. Você pode estar se perguntando como consegui isso lendo A Porta dos Três Trincos, afinal o livro não é jovem, juvenil? Ou ainda pode estar pensando qualquer livro de história faz o mesmo, mas não. Está enganado. Conheçam essa incrível história.

Niko estava atrasado para a escola de novo e estava cansado de ter o universo conspirando contra ele. Quando a misteriosa frase apareceu no teto de seu quarto nem se deu o trabalho de procurar a fonte, mas acabou que inspirado pela frase decidiu tomar o caminho mais longo para a escola e com isso acabou em frente a um estranho casarão sem janelas e ao se aproximar notou os três trincos na porta. Movido pela curiosidade apertou o botão vermelho e como vocês já sabem Niko adentrou pela porta. Niko estava no universo quântico, um universo onde quarks, léptons, elétrons e nêutrons andam apressados, e onde Eldwen, um garoto um pouco mais baixo do que ele e que parece um elfo saído dos contos nórdicos, com orelhas pontudas e Quiona, uma fada quântica que está prestes a se doutorar o apresentam as maravilhas invisíveis no mundo clássico. Niko aprende sobre o universo, o tempo, a luz e a relatividade. Encantado com conceitos que antes pareciam tão complicados o garoto se vê no meio de uma encruzilhada. Como o primeiro humano no mundo quântico em milênios terá de fazer as perguntas certas se quiser sair de lá com todas as suas memórias.

Não tem como explicar a premissa além do básico: Niko entra no universo quântico pela porta de três trincos. O que vem depois disso é para ser descoberto e degustado por cada leitor. A autora é mestra em tornar conceitos da física em algo fácil de entender e através da viagem de Niko e de sua amizade com Eldwen e Quiona acabamos apaixonados não apenas pela história, como por seus personagens e pela ciência. Eu que sou uma daquelas que adora química mais do que qualquer outra coisa e é apaixonada pelas ciências ler a história construída por Sonia Fernandéz-Vidal me fez apaixonar-me mais uma vez por tudo, e mais do que isso me lembrou do que realmente importa nisso tudo e no quão pouco sabemos e aproveitamos de nosso mundo.

É interessante o quanto de coisa que a autora nos faz pensar, lembrar e sonhar durante a leitora. Para você leitor que gosta de ciências ou mesmo gosta de explorar o novo e renovar seu conhecimento o livro é indispensável. Se você tem um amigo que anda desanimado ou filho, irmão, primo, sobrinho, não importa, recomendo fortemente o livro. Adorei cada pequeno detalhe e mais ainda o tanto que a autora consegue entrelaçar física, química com a história. A narrativa é fluída, perspicaz e objetiva, seus personagens são interessantes e críveis, e as descrições nos transportam de forma vívida para ambientes incríveis. Através da voz narrativa de Niko capítulo a capítulo nos encantamos com a história.

Sonia Fernandéz-Vidal é uma das minhas autoras favoritas a partir desse livro, estava encantada com sua escrita desde Quantic Love, mas foi nesse livro que ela pegou a nerd em mim e ganhou sua afeição. Misturar ciências a literatura sem ser pedante ou simplista é para poucos e ela conseguiu. Ao terminar este livro minha vida mudou um pouco, meu desejo de mudar algo aumentou e por isso sou imensamente grata. Leitura rápida e deliciosa. A edição da Rocco está ótima, com as ilustrações todas certinhas, uma tradução cuidadosa e boa fonte. Preferia a capa branca para casar com Quantic Love, mas depois de ler acabei gostando desta preta, ela é mais ligada a história. Recomendo a todos, é um livro inteligente, despretensioso e que vai cativar e reavivar um pouco de cada leitor. Leiam e se surpreendam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.