01/07/2015

Resenha - Por Um Toque de Ouro


Nome: Por Um Toque de Ouro
Autor (a): Carolina Munhóz
Páginas: 272
Editora: Fantástica Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Emily O´Connell nunca imaginou que pudesse ter um toque de ouro. Herdeira de uma das marcas mais luxuosas de sapatos e bolsas haute couture do mundo, sorte e glamour praticamente correm no sangue de sua família. Um dia, porém, Emily percebe que sua sorte talvez seja muito maior do que imagina. Na manhã seguinte ao feriado de St. Patrick, após ganhar milhões em uma noite de jogatina, a garota se vê vítima de uma tentativa de estupro. O que a tira das estatísticas policiais, no entanto, é a forma como ela consegue se livrar quase magicamente do perigo. Tudo se complica quando Emily conhece o misterioso e encantador Aaron Locky. Afinal, que segredos ele esconde por trás de seus cabelos compridos e de sua risada irônica? De algum modo, Aaron exerce sobre ela uma atração irresistível, como se uma aura de poder os cercasse e os unisse. Ele tem muito a ensinar a Emily, mas, entre todas as coisas, ela nunca imaginaria que poderia estar envolvida com uma tradição secular lendária.

Faz um tempo já que estava curiosa para conhecer a escrita de Carolina Munhóz, a autora nacional que vem ganhando o coração do jovem leitor nos últimos anos. Quando vi a capa de Por Um Toque de Ouro, primeiro de uma nova trilogia que tem como premissa um dos mais antigos contos da Irlanda sabia que era o momento. Com uma sinopse que cativou meu interesse e meu receio ao mesmo tempo e uma capa que chama atenção dos olhos o livro chegou da editora Rocco e fui logo "dar uma olhadinha", que logo se tornou horas de leitura. Conheçam.

Emily estava mais uma vez aproveitando-se de sua sorte para limpar a mesa. Não que ela precisasse, como herdeira de uma das maiores marcas do mundo dinheiro nunca fora problema para os O'Connell, mas Emily sempre adorou jogar e testar as barreiras de sua sorte. Depois de ganhar alguns milhões e festejar com absinto mais do que deveria na festa de St. Patrick Emily consegue se livrar de um rapaz mais abusado do que o costume apenas com a vontade e se isso não era indício suficiente de que as coisas mudariam em sua vida Emily logo conhece Aaron Locky, um americano que parece imune ao seu charme no casamento de sua amiga Cassidy. O rapaz parece arrogante e mal-educado, mas alguma coisa no jeito que ele fala sobre Emily e o acontecimento aquele dia na festa de St. Patrick a deixa tensa. Para piorar seu melhor amigo Darren também cismou com o rapaz. Quando ele praticamente se auto convida para a viagem que ela fará a Londres Emily não imagina o quanto ele mudaria sua vida. Descobrir a verdade sobre sua sorte e o império de família é apenas parte do problema e quando a maior verdade vier à tona tudo estará para sempre diferente, afinal quanto mais alto você sobre maior é a queda.

Não quis falar muito da trama para não estragar a leitura. Carolina Munhóz conseguiu um mundo rico e interessante, que vai além de um mundo de privilégios e mimos. Logo no começo da narração fiquei na dúvida sobre a protagonista, através de sua voz conhecemos sua família, sua riqueza e sua personalidade ácida, e à medida que os capítulos passam comecei a vê-la com outros olhos. Com um ritmo fluído e um equilíbrio perfeito entre descrição, apresentação do universo e desenvolvimento da trama a autora nos conduz pela vida de Emily durante um período em que tudo muda, da sorte, do sucesso e do amor à perda irreparáveis, traições e surpresas.

Um dos pontos que mais gostei além da amizade entre Emily e Darren é a forma como a mitologia irlandesa é reimaginada, a autora foi bem criativa e conseguiu fazer sentido. Não conheço muito da história dos Leprechaun e gostei do modo como Munhóz repaginou os pequenos homens verdes e seus potes de ouro, a inclusão dos relatórios que aparecem ao longo do livro ajudou muito. Imagina descobrir que não é por acaso que algumas pessoas têm mais sorte do que as outras? Foi genial a ideia da autora usar essa premissa, depois de certos acontecimentos dá até para imaginar algo assim. Ao final da história fica não só a surpresa pela reviravolta no final, mas também a curiosidade para o próximo livro. Não suportaria uma traição dessas, fiquei com pena da Emily, estava desconfiada, mas acabei deixando passar. O próximo livro deve sair ano que vem...

Leitura rápido, que cativa a curiosidade do leitor logo no começo e nos conquista capítulo a capítulo. Mais do que apresentar seu mundo de sorte e potes de ouro, Carolina Munhóz consegue um primeiro livro de trilogia interessante, criativo e que apresenta uma mitologia sólida, deixando o leitor curioso para a continuação. A edição da Rocco está ótima, dos detalhes a capa. Recomendo a quem gosta de fantasia, com mistério, surpresas e um universo rico que vai te surpreender, um pouquinho de uma Irlanda que vai além de mitos e tradições. Leiam! Até mais!

Trindade Leprechaun - Carolina Munhóz
1- Por Um Toque de Ouro
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda

Um comentário:

  1. Achei o livro ruim, esperava mais. A personagem principal não passa credibilidade, os dialogos são forçados demais e o final é previsivel. O ponto positivo é o projeto editorial, capa e material de impressão.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.