30/03/2015

Resenha - Batalhas Nas Ruas


Nome: Batalhas Nas Ruas
No Original: Street Fighter
Autor (a): Simon Scarrow
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 352
Editora: Rocco
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após se tornar membro do palácio de Julius Caesar, Marcus continuará seu treinamento de gladiador na cidade de Roma. No entanto, as crescentes batalhas entre gangues estão infestando as ruas de violentos ataques. Com o surgimento de uma conspiração que pretende assassinar Caesar, ele precisará da ajuda de seu próprio líder de gangue. Somente Marcus poderá se infiltrar no meio dos inimigos, mas, para isso, correrá um enorme perigo. Se a gangue rival descobrir que ele é um espião, o preço será fatal. Julius Caesar não será o único a correr risco de morrer.

Quando o primeiro livro saiu sabia que adoraria a história. Roma, gladiadores, escravos e armações políticas, tem como não gostar? Estava esperando este segundo livro apenas para o fim deste ano por isso quando Batalhas nas Ruas apareceu logo nos lançamentos de fevereiro ficara bastante animada. A história de Marcus, o garoto criado como filho de centurião que descobre um segredo que pode colocar sua vida ainda mais em risco logo depois de ser sequestrado e vendido para uma escola de gladiadores chega ao seu segundo volume sem perder a agilidade e ainda mais rica com a história de Roma pouco antes dos triunviratos. Conheçam essa rica trilogia.

Marcus ainda não acreditava na sorte que tivera ao ser comprado da escola de gladiadores por Julius Caesar, senador e cônsul de Roma logo depois de salvar sua sobrinha Portia. Seu novo amo acredita que ele dará o guarda-costas perfeito para a sobrinha em tempos de crise. Julius quer aprovar uma nova lei e seus inimigos estão planejando uma guerra de gangues pelas ruas de Roma para colocar o povo contra Julius e assim pressionar os senadores contra a lei de Julius e seus aliados. Marcus vê sua chance de se aproximar de Pompeius, o general que devia a vida ao seu pai de criação e assim lhe pedir ajuda para libertar sua mãe da escravidão, mas Roma é complicada, alianças políticas movimentam cada decisão e os que deveriam ser protetores da cidade jogam com seus habitantes, tornando simples decisões em banhos de sangue. Marcus precisa entrar no jogo do senado se quiser sobreviver, afinal proteger Portia e seu tio é uma das mais cheias de armadilha que ele já enfrentou. À medida que entende a rede de intrigas e favores em torno das decisões do senado Marcus verá que para conseguir sua liberdade terá de fazer mais do que cobrar favores. Arriscando sua vida o garoto mostra valor, mas será isso suficiente em uma sociedade onde honra e caráter vale até a próxima decisão política? Com as ruas fervilhando de assassinos e conspiradores conseguirá Marcus cumprir suas missões?

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e com uma fluidez espantosa a narrativa em primeira pessoa cativará a curiosidade e a simpatia do leitor desde o começo. Marcus é um protagonista que conquistou o leitor desde o primeiro livro e nessa continuação segue tão perspicaz e cativante quanto antes. O garoto é realista sobre suas chances e também muito certo de suas decisões. Em momento nenhum ele esquece que é um escravo e que está sendo tratado como apenas mais uma peça da mobília. As descrições do autor conseguem ser vívidas sem exageros e rebuscamentos, transportando o leitor para as ruas de uma cidade cheia, e tumultuada aliada a voz narrativa de Marcus temos uma história impossível de largar depois de começada.

Os capítulos passam sem dificuldade, passamos por descrições, diálogos e desdobramentos com a mesma facilidade encantados não apenas com o protagonista e a trama de assassinato entre senadores, mas no meu caso também com a precisão histórica de Simon Scarrow. O autor que é best-seller de séries adultas sobre o império romano surpreende quem espera apenas uma trama juvenil mais simples levando para a história um período da história de Roma atribulado e de transição. Acabei lendo um "spoiler" enquanto estudava para o ENEM, mas ainda assim estou curiosíssima para saber como o autor encerra a história de Marcus. Ele se tornou um dos meus protagonistas favoritos.

A leitura é extremamente prazerosa, de ritmo ágil, com uma trama intrincada na medida e que vai cativar o leitor em vários sentidos. Curiosa também para conhecer as séries adultas sobre os romanos do autor será que a Rocco vai lançar alguma delas? A edição da Rocco está perfeita, capa e título muito bem adaptados, tradução cuidadosa e ótima fonte. Adoraria ver a história adaptada, é um período bem interessante. Recomendo a quem gosta de séries, trilogias jovens e também para leitores jovens de ambos os sexos, perfeita para qualquer idade. Amizades, traições, intrigas, História e ação. Leiam! Até mais!

Gladiador - Simon Scarrow
1- Luta Pela Liberdade
2- Batalhas Nas Ruas
3- Son Of Spartacus

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.