26/03/2015

Resenha - As Pedras Élficas de Shannara


Nome: As Pedras Élficas de Shannara
No Original: The Elfstone Of Shannara
Autor (a): Terry Brooks
Tradutor (a): Ana Cristina Rodrigues
Páginas: 512
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um mal antigo ameaça os elfos: a árvore Ellcrys, criada por magia élfica perdida há milênios, está morrendo, colocando em risco o feitiço que mantém os demônios afastados do mundo. Jogar a sua semente no misterioso Fogossangue é a única forma de trazer a árvore de volta à vida e afastar os demônios. Amberle, uma jovem elfa, assume essa difícil missão. O caminho, no entanto, é perigoso, e ela vai precisar de um protetor. Will Ohmsford, herdeiro da magia élfica de Shannara, é o escolhido para acompanhá-la. Mas o temível Ceifador já conseguiu se libertar, junto com dois aliados. Será que Will conseguirá controlar a magia das misteriosas Pedras Élficas de Shannara para salvar as Quatro Terras?

Gostei do universo de Shannara antes mesmo de conhecê-lo. Lembro-me de quando encontrei a longa lista de trilogias que compõe esse vasto mundo criado pelo autor Terry Brooks e também da tristeza de saber que eram pequenas as chances de um dia eu ter edições nacionais dos livros e é por isso que a leitura desta que é a primeira trilogia de Shannara se tornou tão diferente. A Saída de Emergência chegou ao Brasil trazendo a trilogia em belas capas e nesse segundo livro continuamos a conhecer esse intricado universo, que Brooks começou um tanto hesitante, mas que soltou as amarras e hoje é um dos maiores e mais interessantes mundos do gênero fantástico. Conheçam As Pedras Élficas de Shannara e entenda porque ele é tido como o verdadeiro começo de tudo.

Will estava exausto de mais uma noite ao lado das crianças febris. Quando começou sua jornada para se tornar um Curandeiro já imaginava os sacrifícios que teria de fazer e conseguir que os Armazenadores o aceitassem foi apenas o primeiro passo. Seu tio-avô Flick estava ali para uma visita apenas porque Shea ficou doente. Sabia que o tio não gostava de gnomos, mas tentava agradá-lo. Porém para surpresa de Will seu tio ficara pálido diante da chegada do cavalo negro trazendo Allanon, o famoso Allanon que levara seu avô em uma jornada cheio de perigos. Ele já ouvira a história várias vezes e não acreditou quando viu o Druida, nem um pouco mais velho. Allanon trazia notícias terríveis. A velha árvore Ellcrys estava morrendo e a barreira protetora que ela sustentara por milênios estava ruindo. Antes dessa era e antes do auge da humanidade a terra fora habitada por seres que só faziam o mal. Banidos pelos elfos que se encontravam no auge de sua magia esses seres ficaram barrados em um vazio, alimentando o ódio contra a raça que os prenderam numa não existência e com a morte da Ellcrys eles poderiam caminhar novamente no mundo. Allanon quer que Will acompanhe a última das Escolhidas na missão que trará uma nova árvore e um novo banimento dessas criaturas. Os elfos já não possuem a magia de milênios atrás e o renascimento da árvore é a única esperança. Allanon quer Will porque ele é o herdeiro das pedras élficas de Shannara, Shea as entregou antes de ele começar seus estudos como Curandeiro e agora mesmo relutante ele aceita partir na missão ao lado da jovem Amberle. Neta do rei e escolhida pela árvore, Amberle sabe mais do que todos o sacrifício que a árvore cobrará dela, mas quando ela entende a ameaça desses demônios não só para seu povo como para o mundo que opção resta se não partir na terrível jornada? Will e Amberle precisam completar sua missão rápido porque nem todo o poderoso exército élfico será capaz de segurar por muito tempo seres tão terríveis.

É a partir dessa premissa que a trama se desenrola e desde o começo percebemos o quanto a trama desse segundo livro é mais fluída do que a de seu antecessor. A história desta continuação passa capítulo a capítulo de forma tão envolvente que é possível terminar o livro em uma rápida leitura. A narrativa alterna os pontos de vista de diversos personagens chaves e enquanto acompanhamos uma ou outra frente notamos como elas encaixam perfeitamente. Brooks evolui seu universo, investe em construções suas e surpreende o leitor, explicando muito do passado de Shannara e dando cada vez mais identidade ao seu mundo. A ambientação mais uma vez é vasta e vívida levando o leitor por cenários variados que parecem a um passo de distância. Seja enquanto viajam ou nas investidas do exército. É possível sentir o movimento da trama.

De personagens dessa vez temos um número menor em foco, mas que funciona muito bem. Will é um ótimo protagonista. Gostei da forma que o autor envolveu o personagem aos poucos assim como as diferenças em sua herança e em seu modo de usar as pedras. Desde o começo sabia que Amberle seria uma personagem que me surpreenderia e quanto entendi o real sentido de ser escolhida pela árvore senti pela personagem. Outro ponto que ganhou destaque é a organização dos elfos e adorei conhecê-los mais, sua sociedade e sua visão de mundo. Saber que eles já estavam no mundo antes de tudo também enriqueceu e deu mais sentido ao universo criado pelo autor. Com cenas de batalha bem narradas, fugas ágeis e momentos de tensão fortes As Pedras Élficas de Shannara é o livro que conquista de vez o leitor para o mundo criado por Terry Brooks.

Leitura rápida, envolvente e instigante que passa sem perceber e demonstra o quanto o autor cresceu como contador de histórias e como narrador. Nesse segundo livro ele não só desenrolou mais uma trama como apresentou muito de Shannara, passado remoto, passado recente e presente expandidos por mais terra e mais recantos. Brooks conquista de vez o leitor que ama fantasia. A edição da Saída de Emergência está ótima, boa fonte, ótima tradução e bela capa. Depois de terminada a leitura dá para entender porque escolheram começar uma adaptação para a televisão por este livro. Recomendado a todos que adoram uma boa fantasia, batalhas, espiões, fugas, mistérios e muita história por trás de uma jornada que conquistará de vez o leitor mostrando que Shannara tem sim muita personalidade e identidade. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Shannara - Terry Brooks
1- A Espada de Shannara
2- As Pedras Élficas de Shannara
3- The Wishsong of Shannara

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.