16/01/2015

Resenha - Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias


Nome: Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias
No Original: Doctor Who: 12 Doctors, 12 Histories
Autor (a): Vários
Tradutor (a): Vários
Páginas: 480
Editora: Fantástica Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Doze Doutores, doze contos, doze autores. Não é qualquer universo que pode receber doze visitantes tão ilustres e acolher doze interpretações tão radicalmente diferentes do mesmo herói. 'Doctor Who', a série de ficção científica, conta as aventuras do Doutor, um alienígena de aparência humana que trafega livremente pelo tempo e pelo espaço. Fascinado pelo planeta Terra e a humanidade, o Doutor está sempre acompanhado de um terráqueo enquanto viaja na sua máquina do tempo, a TARDIS, por todos os cantos do universo e da história. Nesse cinquentenário, o Doutor foi interpretado por doze atores, cada um deles uma encarnação diferente do personagem, com personalidades e trejeitos peculiares. As muitas faces do Doutor e suas jornadas infinitas ofereceram aos criadores da série a liberdade de explorar não só as galáxias e profundezas do tempo, mas também temas que vão do lírico ao terror, numa verdadeira investigação do coração e mente do ser humano. É essa mesma liberdade de imaginação que agora vemos nas mãos de doze dos autores de ficção mais queridos da atualidade, incluindo nomes como Eoin Colfer, Derek Landy, Neil Gaiman e Holly Black. Doze autores que foram conquistados pelas peripécias do Doutor, alguns desde que eram crianças, e que agora compartilham com os fãs doze visões muito particulares do personagem mais cativante deste lado da galáxia.

Nesses quase quatro anos que voltei a ser uma leitora assídua nunca esperei tanto por um livro quanto esperei por Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias. Quando a Rocco anunciou no começo do ano que começaria a lançar os contos digitalmente e fechando com a antologia completa em formato físico fiquei radiante e mês após mês lá estava eu atualizando a página de lançamentos, tanto que consegui cadastrar todos os contos individuais no Skoob, todo começo de mês e foi maravilhoso ler três deles antes do livro completo, mas nada se compara a ter o livro em mãos. Uma bela edição em capa cartonada sob o selo Fantástica, mais um trabalho perfeito da Rocco e que você conhece agora. Fã ou não da série, leitura obrigatória para qualquer pessoa antenada no mundo atual. Conheçam.

Doze grandes autores para um grande personagem: O Doctor, que já aviso não consigo chamá-lo de Doutor, é estranho depois de anos assistindo a série em inglês chamá-lo de Doutor. O meu Doctor, porque é assim, de modo pessoal, que todos nós whovians, fãs de Doctor Who falamos. O meu Doctor favorito virou os meus doctors favoritos ao longo dos anos porque consegui assistir um bom pedaço da fase clássica da série e por isso foi tão especial ter essa antologia em mãos. Rever o primeiro doctor ranzinza com sua neta e o espalhafatoso sexto doctor com seu casaco de quadriculados vermelhos e amarelos, até mesmo o passageiro oitavo Doctor, é indescritível quando temos mais uma história, mais um momento com os Doctors que aprendemos a amar e aprendemos a deixar partir como foi o caso do décimo e do décimo primeiro Doctor. Quando cheguei no conto do 11º Doctor sendo que ele tinha acabado de mudar, deu uma dor no coração ler a história com ele e a Amy, ainda mais que tinha de ser justo do Neil Gaiman, meu autor preferido para um dos meus Doctors preferidos.

Eoin Colfer abre o livro com o 1º Doctor em "Uma Mãozinha Para O Doutor", e traz abduções alienígenas macabras, lutas de bengala e a falta de uma mão. O conto abre bem a antologia e deixa o leitor querendo mais do primeiro Doctor. O 2º Doctor chega pelas mãos de Michael Scott em "A Cidade Sem Nome", em mais uma daquelas tramas onde o Doctor se encontra em uma enrascada por causa de um simples livro e mais uma raça que não tem grande simpatia pelo Doctor. Voltando aos vikings em "A Lança do Destino", Marcus Sedgwick coloca o 3º Doctor e um de seus nêmeses em meio a figuras lendárias que ele próprio ajudou a criar. Uma lança que não erra e um trapaceiro único. Em "As Raízes do Mal" o autor Philip Reeve trouxe de forma bem esperta o 4º Doctor de protagonista e o 11º Doctor como "vilão", adorei a história da árvore e aposto que qualquer leitor vai se apaixonar pelo universo descrito, um mundo que é uma árvore gigantesca, um dos meus favoritos. Depois dele gostei muito de "Na Ponta da Língua", do Patrick Ness, ele traz o 5º Doctor ao lado de Nyssa e a descoberta de adoráveis contadores de verdade muito antes do previsto no planeta Terra. Queria um daqueles... O 6º conto chega com Richelle Mead, "Algo Emprestado" traz o 6º Doctor em um mundo onde no casamento, a partir da química corporal dos apaixonados a pessoa muda de aparência. Uma trama ágil que deixa todo mundo querendo mais, Mead é mestre de fazer isso e adorei tudo em seu conto, do Doctor ao cenário. "O Efeito de Propagação", de Malorie Blackman, conto que traz o 7º Doctor é um enigma chocante para quem é fã da série quase delirante, ambas as partes, nós leitores e o Doctor não conseguimos comprar tais seres bonzinhos e a ideia foi brilhante apesar de moralmente angustiante. O oitavo conto, "Esporo" do autor Alex Scarrow é tão rápido quanto foi a aparição do 8º Doctor, não amei, mas também não posso dizer que não gostei, a ideia é perfeita e se mais desenvolvida teria sido um dos melhores contos.

Abrindo os contos da nova fase da série "A Besta da Babilônia", de Charlie Higson é uma perseguição que vai do espaço a dois planetas completamente diferentes e surpreende pelo final criativo. Uma nova visão sobre o encontro do 9º Doctor com a Rose. Chegando ao meu Doctor favorito, o 10º temos o conto do autor Derek Landy, "O Mistério da Cabana Assombrada" é um dos mais criativos, toda a ambientação em diversos universos literários ficou ótima e o conto amarra tudo de forma bem criativa. O 11º, "Hora Nenhuma", do sempre genial Neil Gaiman, você conferiu a resenha separada aqui no blog, mas vale sempre comentar a premissa assustadora e sombria do conto assim como seu desfecho perspicaz. Para surpresa do todos a edição ganhou o 12º conto, para o novíssimo 12º Doctor, que quase ninguém aprendeu amar por enquanto, eu espero que seja. O conto "Luzes Apagadas" de Holly Black é um dos mais estranhos, e deixa muita curiosidade no ar com suas entrelinhas, a autora merece todos os elogios por captar com uma exatidão assustadora o novo Doctor.

Leitura rápida, que instiga pelo simples fato de estar ali, impossível parar depois de começado, mesmo agora que voltei ao livro para uma simples consulta acabei lendo o livro quase todo de novo. A edição da Fantástica, novo selo da Rocco está perfeita, capa cartonada, mais firme e num tom de TARDIS perfeito. Ótimas traduções, ótima diagramação, nada menos do que uma série como Doctor Who merecia. Recomendado a todos que ainda não conhecem a série, vá ler e depois nem preciso dizer para ir correndo assistir porque essa será a reação de um jeito ou de outro. Também é imperdível para todos os whovians, seja de 8 ou 80 anos. Leiam, se surpreendam e se apaixonem mais uma vez por esse maluco com sua caixa azul! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.