10/11/2014

Resenha - Perdidos na Babilônia


Nome: Perdidos na Babilônia
No Original: Lost in Babylon
Autor (a): Peter Lerangis
Tradutor (a): Johann Heyss
Páginas: 332
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Perdidos na Babilônia é o segundo volume da série As Sete Maravilhas, que narra a história de Jack McKinley, um garoto comum com um problema. Dentro de alguns meses ele vai morrer — a menos que encontre sete esferas mágicas que foram escondidas nas Sete Maravilhas do Mundo Antigo. No primeiro livro, Jack e sua turma conseguiram derrotar o Colosso de Rodes e capturar a primeira esfera, mas seu amigo Marco sumiu sem deixar rastros. Sem tempo a perder e sem saber em quem confiar, eles não têm escolha a não ser partir para a próxima etapa de sua jornada — os Jardins Suspensos da Babilônia!

Comecei a série um tanto desconfiada da premissa, mas como gosto de alguns juvenis para intercalar na longa lista de leituras acabei seguindo em frente mesmo com o começo mais lento do primeiro livro Peter Lerangis conseguiu me surpreender com o mundo que criou, aliando cenários históricos e elementos mitológicos que ainda desconhecia visto que nunca acompanhei mais profundamente a história de Atlântida. Nesse segundo livro a história amadurece, o autor arrisca mais e vai além de aprofundar seus personagens e tramas.

Marcos ainda estava desaparecido depois que Jack, Cass e Aly voltaram da Grécia e ao encontrarem o garoto próximo ao Iraque a explicação que ele dá parece convincente o suficiente. Marcos encontrou uma espécie de portal que ele tem certeza que leva ao próximo loculi. Ao atravessar o portal o grupo se vê em meio ao deserto, mas tudo está um pouco diferente. Eles estão na Babilônia, que parece parada no tempo. Ao redor da cidade tudo que se vê é um negrume, ao voltar pelo rio e contar as novidades ao professor Bhegad todos ficam estupefatos com a notícia. Uma Babilônia que parece fora do tempo, atrasada por fluir em uma velocidade anormal. Partindo em uma missão arriscada o grupo deve recuperar o loculi nos Jardins Suspensos da Babilônia, mais uma das sete maravilhas antigas, mas o que eles encontram lá surpreende a todos. Com um pouco de sorte talvez eles consigam recuperar o artefato e voltar com vida pelo portal. Mas Jack, Cass e Aly ainda terão mais uma terrível surpresa pela frente. De traições imprevistas a revelações chocantes. Afinal quem está falando a verdade? Os três precisam descobrir antes de se arriscarem em mais uma missão pelos loculi restantes.

É a partir dessa premissa que o autor desenvolveu sua trama. Foi com muita surpresa que recebi a trama envolvendo um bom toque de ficção-científica e mais ainda o que o grupo de Jack descobre do outro lado do portal. Devo acrescentar ainda que desde que o autor falou nas sete maravilhas do mundo antigo sabia que alguma coisa iria acontecer nesse sentido porque atualmente estão todas em ruínas. A narrativa segue através de Jack, e o garoto cresceu nesse segundo livro, estando mais certo do que está fazendo e menos cheio de perguntas infantis. Através dele cultivamos capítulo a capítulo a impressão de que tinha algo errado para no fim sermos surpreendidos com a verdade e um grande "ahá! eu estava certa". Ainda não acredito que não suspeitei disso desde o início, mas gostei muito das duas revelações chocantes que tivemos nesse segundo livro.

Outro ponto que merece destaque é o trabalho do autor com a ambientação. Guiando o leitor por uma Babilônia que apenas podemos imaginar como foi, Lerangis consegue uma harmonia fantástica, ficando nítido a pesquisa cuidadosa que realizou para compor um das cidades mais fascinantes da antiguidade. De personagens além do crescimento de Jack e a mudança em Marco tenho de citar Aly e Daria, as duas garotas foram perfeitas nessa continuação. Daria foi uma surpresa que espero ter notícias e Aly com sua mente ágil é uma ótima representante feminina para o leitor jovem. Ainda sem saber o que comentar do final e as implicações daquela revelação para história, nem preciso dizer que estou muito ansiosa e curiosa para o próximo livro. O autor conseguiu deixar todo mundo de queixo caído.

Leitura que começa em um ritmo mais cadenciando e acelera à medida que os capítulos avançam. O universo criado por Peter Lerangis cresceu e está cada vez mais intrigante. A face ambígua do instituto que está cuidando os garotos e o foco exagerado do professor nos loculi começa a levantar questões cada vez mais estranhas, e o autor constrói momentos interessantes com as suspeitas além claro dos elementos fascinantes sobre Atlântida inseridos na história. A edição da Verus está ótima, capa muito bem adaptada e diagramação cuidadosa. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil de personagens fortes, universo criativo e inovador, que traz questões históricas e curiosidades sobre uma civilização antiga. Mistérios, traições e amizades mesclados a uma trama interessante em torno das sete maravilhas do mundo antigo, uma história que vai ensinar e cativar ao mesmo tempo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

As Sete Maravilhas - Peter Lerangis
1- A Ascensão do Colosso
2- Perdidos na Babilônia
3- The Tomb Of Shadows
4- The Curse Of The King
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda
7- Sem Título Ainda

Um comentário:

  1. Nossa adorei a história!Já tinha visto o primeiro livro da série,mas nunca parei pra ler nada sobre ele e super gostei do que se trata!!! <3 A única coisa que entristece um pouquinho é que são tantos livros :/ Mas se o autor continuar a melhorar a história acho que vale totalmente a pena.. Realmente fiquei mega curiosa pra ler e me encantar nessa surpreendente história..
    Bjos*--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.