05/11/2014

Resenha - EmBuscadoAmor.com


Nome: EmBuscadoAmor.com
No Original: Never Google Heartbreak
Autor (a): Emma Garcia
Tradutor (a): Carolina Caires Coelho
Páginas: 364
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando seu noivo, Rob, rompe o noivado pela terceira vez, Viv faz o que qualquer garota faria: procura as respostas para suas mazelas no Google. Ao se deparar com inúmeras histórias de abandono e sofrimento, ela decide criar seu próprio site de autoajuda para pessoas que tiveram o coração partido. Contudo, depois de passar pelos três estágios essenciais do rompimento, a heroína começa a acreditar que ainda não é tarde demais para tentar – e conseguir – dar uma virada.

Quando solicitei o livro a Bertrand Brasil mal pude acreditar em minha decisão. Não sou de ler muitos chick-lit, mas ainda assim decidi me arriscar afinal qual a graça de ficar sempre em nossa zona de conforto? Estava certa em duvidar porque o começo da história apresentada por Emma Garcia é complicado, não sei se foi apenas comigo, ou se acontece mesmo com os que amam o gênero. Para entender acompanhem a resenha e conheçam.

Viv está oficialmente dando um tempo de seu noivo e namorado. Depois de três casamentos adiados ela não aguenta mais e acredita que a iniciativa de sair de casa fará com que ele volte correndo atrás dela arrependido de ter pedido para adiar novamente o casamento. Porém para o choque de Viv não é bem isso que acontece e Rob já está seguindo em frente poucas semanas depois. Com um casamento em comum para ir, Viv não consegue lidar com o fato de ver Rob ao lado de outra mulher. Viv está neurótica só de pensar e no dia do casamento, acompanhada de seu melhor amigo, Max, Viv faz de tudo para evitar dar vexame, mas não adianta. Beber demais nunca é a resposta quando se está perto de um ex. Rob mal se separou dela e já planeja um novo casamento. Para piorar as coisas no trabalho também não andam nada boas, com decisões erradas e uma assistente nada confiável. Não adianta Max dizer o quanto Viv é incrível, nem sua melhor amiga dizer que Rob nunca prestou. Viv está cega para o mundo a sua volta. Quando as coisas começam a sair do prumo com Max, a sair do controle no trabalho e até mesmo com sua adorável avó, Viv não sabe o que pensar. Estaria ela condenada a errar para sempre?

É com base nessa premissa que a história se desenrola, acompanhando o rompimento de Viv e toda a confusão de sentimentos que se seguem. A narrativa em primeira pessoa é marcada pela personalidade forte de Viv, ágil e com toques de humor ácido, envolve o leitor pouco a pouco. Gostei muito da amizade de Viv com Max, e foi ali, onde o personagem entra em cena que a história me ganhou e me vi presa a trama, torcendo para Viv não ser tão cega. No começo pensamos que a história seria mais do mesmo, mas a cada capítulo percebemos que com perspicácia e bom humor a autora engana o leitor. Não é apenas um rompimento seguido de vários problemas no trabalho e na vida, a história de Viv tem mais a ver com enxergar o amor do jeito que ele é, não só para si como para os outros, assim como a si própria do que com dores, lamúrias e amores instantâneos que vemos em muitos chick-lits. Prova disso é a história secundária da avó de Viv e de Lucy, melhor amiga da protagonista.

A autora lidou de forma totalmente diferente com a teimosia da protagonista de enxergar a realidade. Se em um primeiro momento temos amigos e colegas que apenas falam "ele não presta siga em frente", em outro temos amigos que se cansam, como na realidade e decidem se afastar pelo egoísmo de Viv em aceitar a própria realidade. Meu único problema é quanto a Max. O personagem é fantástico, mas ganhou pouco destaque quando mereceu. Terminei a história me roendo de curiosidade para saber mais sobre Max, e sobre o que veio depois daquele ponto final. Não posso esquecer de comentar os comentários virtuais e as conversas da protagonista online. Intercalados na narrativa central as partes virtuais divertem o leitor ao mesmo tempo que passa muito do que vem logo a seguir na história. A cada aparição era possível entender mais Viv e o que estava acontecendo. Garcia acerta no tom de seus comentários e pode ter certeza de que vários conselhos serviram perfeitamente para os leitores.

A leitura é rápida depois que a história muda de rumo pela primeira vez. Emma Garcia possui uma escrita perspicaz, antenada e que leva ao leitor mais do que um drama de amor. A edição da Bertrand Brasil está ótima, boa fonte e título coerente. A capa é chamativa por causa do tom, mas casa bem com a história. Seria divertido ver a história de Viv adaptada para o cinema. Recomendado a todos que gostam de um bom chik-lit e também para aqueles que querem algo novo dentro do gênero. Se você gostaria de conhecer o estilo e de uma história de amor moderna é um ótimo começo. Leiam e se surpreendam com Viv e os demais personagens! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.