07/11/2014

Resenha - As Batidas Perdidas do Coração


Nome: As Batidas Perdidas do Coração
Autor (a): Bianca Briones
Páginas: 406
Editora: Verus
Comprar: Extra - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.

Quando o livro saiu fiquei surpresa por ser nacional e new adult, mas não imaginei que iria ler. Talvez por curiosidade pura acabei solicitando o livro a editora e poucas páginas depois do começo da história estava feliz com minha decisão de dar uma chance ao livro vencida pela curiosidade. Bianca Briones faz uma bela estreia, cativando o leitor com mais do que romance. Conheçam.

Viviane, 18 anos, perdeu o pai para o câncer. Ela que sempre acreditou na melhor do pai e na força das palavras dele. Sempre acreditou nele e em que tudo ficaria bem de um jeito ou de outro, mas não consegue ver como pode ficar bem perdendo seu pai. A mãe está perdida desde que o diagnóstico de seu pai saiu. Ela se isolou em seu quarto deixando tudo em cima dos filhos e agora com a morte do marido parece mais morta do que viva. A Viviane só restou seu irmão Rodrigo. Seu namoro com César também esfriou por causa da doença do pai, ela não consegue não se ressentir com ele por ter se afastado, isso não pode ser amor. Do outro lado da história Rafael, 23 anos, sofre mais uma perda. Ele que teve o pai assassinado quatro anos atrás, largou a faculdade e entregou seu sofrimento a bebida e às drogas não consegue acreditar que perdeu sua irmã. Ela era o único motivo que lhe restava para viver. Sua irmã, sua tia, seu tio e seu primo, todos mortos por um babaca riquinho que jamais vai pagar pelo crime. Agora ao lado do primo Lucas, que perdeu tanto ou mais do que ele, ele tenta não se perder de vez, luta para não se entregar as trevas de vez. Viviane e Rafael são de mundos diferentes, mas a dor da perda os une, eles se entendem. Lucas e Rodrigo conseguem lidar com a dor por terem a amizade, amizade que faltou para Rafael lidar com a perda anos atrás e que falta a Viviane isolada em seu mundo. Juntos eles conseguem remendar a dor, mas a família protetora de Viviane não vai dar espaço e as drogas que sempre turvaram a vida de Rafael depois da perda também não. Ele queria um motivo para viver, ela queria parar de sofrer sozinha, mas será que essa conexão tão imediata e intensa poderá salvar os dois?

Essa é a premissa da história que Briones desenvolveu tão bem. Uma narrativa dividida em dois pontos de vista que prende a atenção do leitor desde o primeiro momento. Adorei a forma como ela desenvolveu seus personagens e principalmente a relação entre eles, a forma como Viviane e seu irmão conhecem Lucas e Rafael, além de como tudo evoluí capítulo a capítulo. A história é forte em drama, chegando em alguns momentos a pesar demais no tom dramático. É uma daquelas raras histórias onde leitor fica com o coração na mão mesmo sabendo que no fim tudo dá certo.

Outro ponto alto da história foi a perspicácia da autora em relação a seus personagens e a sua história. Briones não cai no erro mais comum das autoras de new adult, ela não leva ao leitor um protagonista masculino cheio de facetas femininas, não peca em nenhum momento e acerta no tom dos momentos mais fortes até os pequenos detalhes com Rafael. E para surpresa de uma leitora que está cansada de mulher dramática, Viviane é um refresco nesse sentido. Nada de vai e volta, e não decide e não quer saber. Ela é bastante clara e realista durante toda a história. O mais importante em todos os new adults que tenho lido é acertar o tom, seja no drama, nas cenas sexuais e na personalidade dos protagonistas, e a autora acerta em cheio no equilíbrio. É uma história que cativa o leitor e quando a gente pensa que vai errar acerta.

Leitura rápida, que cativa e instiga desde o começo, a curiosidade pela história e o drama dos personagens são elementos que deixam qualquer leitor preso na história até o ponto final. Uma bela estreia que não deixa nada a desejar para new adults estrangeiros, aliás, Bianca Briones faz mais do que muita autora aclamada por aí. Merecia uma chance de publicação internacional, faria um sucesso estrondoso tenho certeza. A edição da Verus está ótima, desde a fonte até a boa escolha da capa. Recomendado a todos que são fãs do gênero new adult e também para quem ainda não teve coragem de começar no gênero. Ótimos personagens, romance bem desenvolvido e momentos que deixam o leitor com o folego preso acompanhando a história. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Um comentário:

  1. Já vi algumas resenhas desse livro e sempre o elogiam! Fico feliz em saber que os autores nacionais estão ganhando mais espaço aqui!Gosto bastante de um romance dramático e talvez leria esse livro,gostei do que você falou da personagem que não é daquelas com muitos mimimis!
    Bjos*--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.