19/11/2013

Dicas #26 - YA on the World

Olá! Como vai o dia? Hoje mais cedo recebi aqui em casa um livro que estava querendo ler faz tempo e finalmente consegui adquirir. Estou falando de um jovem adulto que mistura distopia e não é americano. E pensando no quanto o livro é delicioso resolvi fazer esse post. Esse ano já li outros iguais a ele e me surpreendi com o quão deliciosos eles foram. Leituras maravilhosas mesmo, sendo assim espero que vocês aproveitem as dicas. E torço para as editoras continuarem a investir nesse tipo de livro. Aliás, estou rezando para a Rocco lançar os outros livros dos autores que ela lançou esse ano. Existe muita raridade escondida entre as listas de best-sellers. Livros de países que quase não ouvimos falar por aqui e quando lemos nos surpreendemos. Vamos as dicas:


Baile de Gelo Em Nova York, de Fabrice Colin
O romance conta a história de Anna Claramond e Wynter Seth-Smith, que se passa em Nova York num futuro próximo. De um incidente aparentemente casual, nasce uma arrebatadora história de amor entre esses dois jovens de origens diferentes e caminhos perigosamente interligados, nesta bem costurada trama que mistura elementos românticos, mistério e fantasia. Desde o acidente, Anna não se lembra de nada. A única coisa que sabe é seu nome, e o nome de seu pai desaparecido. Ao seu redor, tudo é branco, bonito e leve. Mas ela sente que alguma coisa está errada, Anna corre perigo e precisa se lembrar.

Quantic Love, de Sonia Fernández-Vidal
Laila terminou o ensino médio e, enquanto decide que carreira seguir, consegue um emprego como garçonete no CERN, um dos centros de pesquisa nucelar mais avançados do mundo. Cercada de “nerds” por todos os lados, a protagonista de Quantic Love – O romance que resolve a equação do amor vai descobrir que a ciência pode ser sexy e que o amor é a energia mais poderosa do universo. Uma das mais importantes escritoras de divulgação da ciência em língua espanhola e bestseller em seu país, Sonia Fernández-Vidal constrói uma deliciosa história de amor para jovens que mostra o lado humano da ciência.


A Gramática do Amor, de Rocío Carmona
Romance de estreia da editora Rocío Carmona, que é também vocalista de uma banda indie de Barcelona, A Gramática do Amor é um convite à intertextualidade. O livro, que conquistou público e crítica na Espanha, vem ganhando traduções em diversos países ao contar a história de Irene, uma menina que vive sua primeira desilusão amorosa e que encontra em clássicos como García Márquez, Tolstói, Jane Austen e Murakami o entendimento para as suas emoções e a força para escrever a sua própria “gramática do amor”. Um comovente romance juvenil sobre a descoberta do Amor, relacionamentos e o poder da literatura.


O Sal da Vida, de Françoise Héritier
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso, sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos que o livro fala. Nesta meditação, espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga vai atrás das pequenas coisas agradáveis, às vezes nem tanto, às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!

Minha Irmã Mora Numa Prateleira, de Annabel Pitcher
Jamie Matthews tem 10 anos de idade e uma família desintegrada por uma tragédia: aos cinco, sua irmã gêmea foi morta num ataque terrorista em Londres. De lá pra cá, sua mãe saiu de casa, seu pai bebe cada vez mais, sua irmã mais velha se transformou numa típica adolescente rebelde. Em meio ao luto e ao clima de ódio e ressentimento que Jamie sequer entende muito bem, ele encontra numa amiga de origem islâmica a companhia e o afeto de que precisa. Livro de estreia de Annabel Pitcher, Minha irmã mora numa prateleira recebeu resenhas elogiosas de publicações de prestígio na Grã-Bretanha como o Guardian e o Telegraph.
O Jogo da Morte, de Ursula Poznanski
Um misterioso jogo de computador se torna sensação entre os alunos de uma escola londrina. Mas as regras são extremamente rígidas. Cada pessoa tem apenas uma oportunidade e deve jogar sempre sozinha, não comentando com ninguém. Quem viola essas instruções ou deixa de cumprir suas missões é eliminado e não pode iniciar outro jogo. O mais estranho, no entanto, é que as missões são realizadas não no mundo virtual, e sim no real. Ficção e realidade se confundem de maneira intrigante neste thriller, best seller na Alemanha.

Círculo, de Mats Strandberg & Sara B. Elfgren
Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida frequentam o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Elas não são amigas, mas, quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma profecia, e que uma força terrível foi libertada. Quando a pequena cidade se torna palco de uma série de suicídios de alunos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas e ao mesmo tempo lidar com os problemas da adolescência e a descoberta de quem realmente são.

Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood
Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas seis impossíveis para fazer...

O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol
A vida de Anya dá uma guinada quando ela cai num buraco na floresta e encontra o fantasma de uma garota morta há muito tempo, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido. Quando consegue seguir Anya até em casa, procura maneiras de ser útil e convencer Anya a deixá-la ficar. E Anya começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado de uma escola secundária. Naturalmente, os problemas não tardam a surgir. E, como dá para adivinhar, o resultado dessa amizade pode causar situações desastrosas e assustadoras.

Uma Garrafa No Mar de Gaza, de Valérie Zenatti
Um homem-bomba se explodiu dentro de um café em Jerusalém. Seis corpos foram encontrados. Uma garota, que se casaria naquele dia, morreu junto com o pai. E Tal não consegue parar de pensar em tudo isso. Depois de ouvir o estrondo, ela escuta as conversas ao redor, vê as imagens na TV e se pergunta sobre todas as outras mortes e todas as outras famílias que sofreram com tantos atentados que parecem não ter fim. Quem será a próxima vítima? E se fosse você? Cheia de perguntas na cabeça, Tal começa a escrever. E então, a menina percebe que aquilo que era só um desabafo deveria ser uma carta,

E ai? Gostaram? Dez livros lançados esse ano que mostram como as editoras começam a investir em livros jovens de outros países. Livros adultos já vemos uma grande variedade e finalmente as editoras perceberam que há sim espaço para literatura jovem de outros países. A Alemanha é um dos países que tem grande variedade de livros jovens, não só avulsos como séries e trilogias ótimas. Bem que podiam investir mais em trazer livros de lá para cá. A Rocco trouxe vários europeus esse ano. Já li quase todos e amei. Estou lendo o primeiro da lista e adorando. O autor do primeiro tem outros ótimos e torço para que a editora traga para cá. E principalmente torço para que eles publiquem os outros da autora do terceiro e o outro da autora do segundo. Os dois outros da Rocío Carmona parecem ainda melhores do que o lançado. O outro livro da Fiona Wood eu sei que vai sair pela NC e espero que seja logo. Adorei o primeiro dela. Você confere quase todos resenhados aqui no blog e espero que aproveitem as dicas. São livros baratos e excelentes. Mesmo os que não li sei que são bons pelas altas notas no GR, onde os leitores são muito críticos. Enfim. O que acharam? Quais gostariam de ler ou já leram? Até mais!

P.s. Outros ótimos autores: Cornelia Funke, alemã. Melina Marchetta, australiana. Lucy Christopher, australiana. Sem falar nos tantos outros britânicos, mas que escrevem apenas séries/trilogias por isso não inclui. Ano que vem sai pelo menos dois novos alemães e mais alguns australianos. ^^ É torcer agora pelos franceses, espanhóis, etc...

11 comentários:

  1. Amei o post! Ficou super arrumadinho, dá para ver que foi feito com atenção, adorei as bandeiras, marcando cada país, assim fica bem claro o tema. Dos livros eu queria muito ler os oito primeiros, só os dois últimos que não conhecia muito, mas parecem ótimos. De todos o que eu mais quero mesmo é Círculo e Quantic Love, espero ler em breve, adorei as dicas! Perfeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber da variedade de nacionalidade de autores lançados.
    Muitos desses livros já tinham me chamado a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Yas! Amei esse post, é super importante divulgar novos nomes por aqui. E fico pensando se fazem isso com os autores brasileiros (aguardando meu nome numa lista)... Alguns desses da lista já ouvi falar o nome do livro, outro não, Baile de Gelo em NY eu tenho e é belíssimo, me surpreendeu. Falando de autores de outros países, os alemães são muito divos *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, quero muito ler Baile de Gelo em Nova York.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que demais este post, acho demais ler livros que falam de outros países, pois assim sempre descobrimos coisas novas!! E não li nenhum dos livros citados.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! A gramática do amormparece ser um lviro bem cute, também leria O sal da vida e Círculo.

    ResponderExcluir
  7. Que post demais, adorei! Nem imaginava que tinha muito YA de outros países e esses do post parecem ótimos. Os três primeiros são super fofos e vou ler sim as resenhas. Adorei as dicas e leria todos se pudesse principalmente os três primeiros e o Seis Coisas Impossíveis. Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Sou louca pra ler algo alemão e o da Gramática de eu adorei. Seis coisas impossíveis tb parece ótimo. Gosto bastante da ideia de ler livros que não sejam apenas norte-americanos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que bom que a editora estão buscando livros bons em outros países, desses eu li Gramática do amor e Quantic Love e gostei muito! Espero também que lancem outros livros dessas autoras. Eu gostaria de ler O baile de Gelo.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, quase não leio livros de fora e as dicas são ótimas, esse francês parece perfeito e o melhor de tudo é que são quase todos avulsos. abraços!

    ResponderExcluir
  11. Desses eu só li Quantic Love e achei que ia gostar mais... Gostaria que a autora tivesse se aprofundado (em tudo! personagens, enredo...) mais ao desenvolver a história. Senti que nenhum personagem foi bem desenvolvido e não consegui gostar nem da protagonista nem do par romântico dela. A única que me casou certa simpatia foi a amiga maluquinha. rs Mas é um livro bem diferente, admito. ^^

    Dos outros citados, quero ler O sal da vida, A gramática do amor, Seis coisas impossíveis (ainda é meta deste ano) e Minha irmã mora numa prateleira. :)

    Beijão, Yasmin ;*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.