10/10/2013

Resenha - Dois Rios


Nome: Dois Rios
No Original: Two Rivers
Autor (a): T. Greenwood
Tradutor (a): Rafael Gustavo Spigel
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um amor, um segredo e as surpresas que a vida reserva. Harper Montgomery vive ofuscado pela tristeza. Desde a morte de sua mulher, há 12 anos, ele aprisionou-se em uma pequena cidade, Dois Rios, onde todo mundo se conhece, porque ali — justifica-se — poderia criar melhor sua única filha. Atormentado pelo desgosto, Harper prefere esconder-se. Mas a verdade é que a morte de sua mulher é somente um dos motivos de sua dor. Além de sofrer por sua perda, ele se sente culpado por um ato abominável: quando mais jovem foi cúmplice de um crime brutal e sem sentido. Há muito sentimento em jogo quando se trata de sua vida cheia de remorsos... Então, um acidente de trem oferece a Harper a chance de redenção: uma das sobreviventes, uma menina de 15 anos, grávida, precisa de um lugar para ficar, e ele se oferece para levá-la para casa. No entanto, a aparição dessa menina, Maggie, não tem nada de simples acaso, talvez, ela tenha alguma coisa a ver com o crime do qual ele participou um dia...

Quando vi o livro na lista de lançamentos da Novo Conceito fiquei curiosa mesmo não tendo gostado tanto do primeiro livro da autora lançado aqui no país. A escrita de T. Greenwood tem algo que me fez querer ler esse novo livro e não podia ter tomado melhor decisão. Dois Rios é uma história surpreendente, sobre amor incondicional, erros incorrigíveis e perdoar a si mesmo.

Harper Montgomery e sua filha Shelly acabam de se mudar da casa de uma conhecida para o próprio apartamento. Doze anos já se passaram desde a morte de sua esposa e da tragédia que marca sua vida desde então. Harper não consegue esquecer a fatídica noite em que absorto pela tristeza se deixou levar a cometer um crime irracional. Um segredo que carrega todos os dias e nunca o deixou seguir em frente. Era aniversário de doze anos de Shelly, um dia atormentado para Harper quando a notícia chega ao seu escritório na estação. Um trem de passageiros havia descarrilhado na curva do rio e toda ajuda era necessário. No local Harper entorpecido ajuda a resgatar algumas vítimas enquanto vê os pertences flutuando em meio aos destroços. Distraído mal vê a garota negra parada a sua frente, encharcada da cabeça aos pés, grávida e com um rosto resoluto. Quando a garota se apresenta como Maggie e pede para ficar em sua casa ele quase não acredita. Porém depois de pensar aceita ajudá-la por uns dias até tudo normalizar, afinal ela é negra e em Dois Rios mesmo que não fosse uma garota desconhecida, de 15 anos e grávida chamaria muita atenção. Harper inventa uma desculpa para Shelly e à medida que os dias passam ele começa a se perguntar o que Maggie realmente está fazendo ali. Investigando a história da garota ele começa a ficar preocupado, se sentindo culpado com as lembranças que insistem em assombrá-lo. Quem é Maggie, o que ela faz ali, existe redenção e perdão depois de tanta tragédia? Relembrando sua vida com Betsy e tudo o que o levou até ali Harper precisa encontrar uma resposta. Por sua vida, por sua filha e principalmente por Betsy.

Essa é a premissa básica da história magistralmente narrada por T. Greenwoood. Digo isso porque a surpresa não poderia ser maior. Confesso que estava esperando uma história mediana e nada parecido com o arranjo que é a história de Harper, Betsy e Dois Rios. Alternando duas frentes narrativas, passado, década de 60, a história da vida de Harper desde que conheceu Betsy e presente, década de 80, a história após doze anos da morte de Betsy, a autora nos apresenta uma bela história de amor e redenção, que ainda excede as expectativas como um pontual retrato histórico da vida e da sociedade americana do interior dos Estados Unidos durante a década de 60. Hábil e harmoniosamente Greenwood construiu uma história de amor que conta mais do que a própria história.

Através da voz narrativa de Harper conhecemos não só sua história como a cidade e uma gama de personagens marcantes. Todos, sem exceção, possuem algo forte que cativa o leitor. Desde o menor secundário até os protagonistas. A história de Harper e Betsy é ótima, flui em um ritmo agradável e nos instiga por si, contudo uma das coisas que mais conquista o leitor é o retrato da época. Cada detalhe e minúcia foram muito interessantes e gratificantes. Para quem gosta de histórias e tramas históricas ver um cenário tão rica e realista foi ótimo, principalmente porque a trama acompanha a riqueza da ambientação e a história contada por Harper emociona o leitor, desperta não só simpatia como outros sentimentos. E o fim, apesar de ter sido rápido, foi muito bom e a sensação de encerramento e promessa coroa bem a história.

Leitura agradável, de ritmo cadenciado que surpreende o leitor logo nas primeiras páginas, com algo de sensível e único que nos faz seguir em frente. T. Greenwood se mostra uma autora acurada, com uma prosa vívida e marcante. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte boa, tradução fluida e uma capa que não faz totalmente jus a história, mas ainda assim consegue se adequar. A história se transformada em filme ficaria belíssima, não só pelo cenário, mas pelo tom e desenrolar da história. Recomendado a todos que procuram um romance criativo, com temas subjacentes muito interessantes que marcam a história central. Uma história de amor bela, que emocionará o leitor. Redenção, perdão, amor e superação. Leiam e se surpreendam! Até mais!

14 comentários:

  1. Oi,

    Quando vi esse livro como lançamento, o que me chamou a atenção primeiro foi a capa.
    Agora que li a sua resenha, fiquei tentada a lê-lo.

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
    http://yumeeocantinhodaleitura.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/pages/Yume-e-os-Livros/354138304679022
    @Yumeeoslivros

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e a sinopse do livro. Parece ser muito bom. Me chamou bastante atenção. E a capa é linda!

    http://lovemyshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não achei que o livro fosse tratar disso, achei q ia ser um draminha meia boca também =P Me interessei pelos 2 pontos de narrativa, principalmente a parte dos anos 60, pois recentemente li A Resposta que se passa nos EUA nesta data e achei muito interessante conhecer a maneira que os negros eram tratados. Isso há cerca de 50 anos. É pouquíssimo tempo... Enfim, se puder vou ler =)

    ResponderExcluir
  4. Amo livros que retratam coisas reais, que convivemos no dia a dia, e superar obstáculos faz parte disso. Sei que vou amar a história desse livro e sofrer com os personagens dele. Certamente vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Após ler sua resenha, certamente que ele já estará na minha lista de próximas leituras. Achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  6. Também estou curiosa sobre este livro, como você li o primeiro livro e apesar de ter amado a escrita fiquei decepcionada com o final, é bom saber que este é melhor.
    Bjos

    Rafa Melody
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  7. Não tava curiosa com esse livro não, confesso que a capa me desanimou muito e o outro da autora eu também não li então nem tinha interessado, mas agora com sua resenha fiquei curiosa com várias coisas, anos 60, anos 80, questões raciais, interior dos EUA e claro o romance com fim trágico. Amei a resenha, me deu a chance de julgar melhor o livro! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Não ia ler não, primeiro porque não gostei da capa e depois porque não gostei do outro da autora, mas vendo você falar sobre a história fiquei muito curiosa que vai para a lista de desejados. Adorei a resenha, muito boa em me convencer a ler, haha, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Yas! Num primeiro momento, esse livro não me chamou a atenção; a capa realmente não me atrai em nada, e isso geralmente me faz questionar muito se vou ou não ler um livro (o que sei que é péssimo, mas, enfim). Acontece que, mesmo ao ler a sinopse... eu ainda não havia me interessado. Mas, sua resenha me fez pensar em dar uma chance à história. Gosto de tramas que tratem de temas reais e que falem de superação e perdão, então... acho que o lerei. Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza é o tipo de livro que eu gosto de ler (e confesso que se fosse só pela capa, eu nunca iria imaginar que a história seria essa....e talvez nem mesmo compraria :X) Como muitas vezes a capa engana né :P
    Ótima resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o livro porém ainda não o li.
    Tenho tantos livros para ler, céus... KKKKKKKKKKK
    Enfim, parece ser um livro dramático, reflexivo e que te uma mensagem bacana ao decorrer.
    Sem contar que parece ser bem escrito, uma leitura inteligente.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu me interessei pelo livro por causa da sinopse porque eu quero saber qual a relação da moça grávida com o personagem principal. Depois que li sua resenha senti que é um livro que dificilmente percebemos que o tempo passa e se notamos torcemos que vá devagar para poder dormir. XD
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, bem, digamos que esse livro tem algo de especial para mim, pois está na minha lista primeiramente pela capa, pois tem trem, e quando foi lançado eu namorava um guri que é muito fissurado por trem e sonha em ir pro Norte ser maquinista, e logo que mostrei pra ele que eu iria comprar (só não comprei pq achei o preço salgado) ele logo foi falando da cidade de Dois Rios e me mostrando fotos e tals. Mas falando do livro. A história deve ser muito linda e cativante, com amor e mistério. Deve ser uma trama bem amarrada do jeito certo. E parabéns pela resenha, que deixa perguntas martelando na minha mente. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não chamou minha atenção quando lançou, mas amei tudo o que disse, não imaginava que era nos anos 60 e menos ainda uma história de amor trágica, fiquei muito curiosa agora e torcia para capa ser mais coerente. É bonita, mas não combina com livro. Parece uma mistura de romance, história e mistério. adorei. Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.