01/06/2017

Resenha - O Abandono da Fé


Nome: O Abandono da Fé
No Original: Broken Faith
Autor (a): Toby Clements
Tradutor (a): Geni Hirata
Páginas: 464
Editora: Rocco
Comprar: Amazon - Saraiva - Submarino - Cultura
Sinopse: No segundo volume da série “Kingmaker”, iniciada com o aclamado Uma jornada no inverno, o escritor e jornalista britânico Toby Clements vai até o coração da Inglaterra dividida do século XV para narrar como pessoas anônimas de então viveram, amaram, lutaram e morreram. Tendo como pano de fundo a sangrenta Guerra das Rosas, a série mescla uma precisa reconstrução histórica com o ritmo ágil e envolvente dos melhores romances, ao acompanhar as peripécias de Thomas e Katherine, dois jovens cujos caminhos se cruzaram de forma inesperada e irreversível numa madrugada gelada de 1460, nos arredores de um monastério. Em sua jornada pela sobrevivência numa Inglaterra dominada pelo medo e pela violência, os dois protagonistas seguem para o norte, levando consigo um livro misterioso com uma revelação bombástica que pretendem mostrar ao enfraquecido rei Henrique, enquanto, no sul, os príncipes da casa de York se preparam para a guerra.

Quem acompanha o blog desde o começo sabe que gosto muito de História e assim sendo não resisto a uma ficção histórica de qualidade. Pegando a conhecida Guerra das Rosas, tanto pelas aulas de História quanto pelos diversos livros situados no período Toby Clements dá nova roupagem ao conflituoso período inglês ao trazer a visão do povo, pouco explorada na literatura, mostrando como a guerra afetou a vida de pessoas fora da corte e criando uma trama criativa em torno de um dos períodos mais difíceis da história inglesa. Neste segundo volume a autora segue os protagonistas em sua jornada e consegue superar-se, conheçam O Abandono da Fé e entendam porque você precisa dar uma chance a Kingmaker.

Após a batalha de Towton Katherine não conseguiu encontrar Thomas. Havia sido um massacre e desde então acreditando que ele estava morto ela agora vivia como lady Margaret Cornford em seu castelo ao lado de seu marido Richard Fakenham. Cego ele acredita que ela realmente é Margaret e Katherine sabe que é apenas questão de tempo antes de ele descobrir sua farsa, mas ela precisa sobreviver e suas decisões pesam sobre ela. O país está derrotado, a fome assola toda a população e mesmo as famílias nobres sofrem com a escassez. Os campos estão secos ou devastados. Quando um trágico acontecimento coloca Katherine de novo em fuga ela decide assumir novamente a persona de Kit, o garoto cirurgião e acaba cruzando com um desmemoriado Thomas, que pouco a pouco começa a juntar as peças do que aconteceu. Katherine e Thomas descobrem porque o perdoador considerava o livro-razão tão valioso. A informação poderia derrubar os York e fortalecer a causa dos Lancaster, mas teria ambos condições de chegar com essa informação ao rei Henrique VI, que está no exílio? Condes e propriedades por todo o norte começam a se rebelar contra as condições em que vivem desde que Eduardo IV assumiu o poder com os York, seria isso indicador suficiente de que eles teriam uma chance?

Essa é a premissa do segundo livro da trilogia Kingmaker que segue trazendo um ponto de vista incomum para um período conhecido da história. O autor consegue preparar o clima para o desfecho da trama mostrando no caminho como as pessoas ficam mesquinhas, perigosas e como a linha entre o certo e o errado não existe no período de guerra. Não é atoa que o período foi uma das inspirações para a série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. Toby Clements consegue mostrar exatamente porque na sua trama afiada, de narrativa intricada e bem construída.

Katherine e Thomas navegam por terrenos perigosos, em meio de amigos e inimigos, onde nunca está claro quem é quem, e principalmente onde não importa muito qual causa é a certa diante do perigo de morte e incerteza de sobrevivência. Qual causa está destinada a fracassar importa mais e isso pesa para Katherine e Thomas enquanto batalham internamente por suas escolhas. Além desse viés histórico é muito bom ver a relação de ambos desenvolvendo e se complicando visto que Katherine passa a maior parte do tempo disfarçada de homem, complicando o que os dois sentem um pelo outro e colocando em risco de mais de uma forma a segurança de ambos.

Leitura rápida, instigante e principalmente fiel. O autor faz um retrato e forte da Guerra das Rosas, mostrando outra visão do período e nos deixando ainda mais curiosos pelos meandros do conflito, mesmo sabendo como tudo termina. Clements assenta um clima de intrigas, traições, insegurança e incerteza de tirar o folego do leitor, que teme a todo instante pelos protagonistas. Estou ansiosa para saber como tudo termina. A edição da Rocco está perfeita, capa dura com bela formatação e uma arte muito bonita e adequada para a história. Uma trilogia imperdível para os fãs de tramas históricas com batalhas militares, intrigas e traições. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Kingmaker - Toby Clements
1- Uma Jornada no Inverno
2- O Abandono da Fé
3- Divided Souls

Acompanhe a editora Rocco:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.