03/08/2015

Resenha - A Traição de Natalie Hargrove


Nome: A Traição de Natalie Hargrove
No Original: The Betrayal of Natalie Hargrove
Autor (a): Lauren Kate
Tradutor (a): Alda Lima
Páginas: 240
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Natalie mataria por uma chance de ser coroada a rainha do baile de Palmetto. Mas Mike King, seu namorado, não parece tão empolgado para ser rei, e pode perder para o maior inimigo de Natalie, Justin Balmer. Determinada a impedir isso, ela tem uma ideia de um trote para colocar Justin em seu lugar, e convence Mike a ajudá-la. Aproveitando que ele estava bêbado e vestido de mulher após a festa à fantasia, o amarram inconsciente no presépio da igreja. Tudo é muito engraçado, até a manhã seguinte, quando Justin está morto. A partir daí, se envolvem numa perigosa trama para esconder seu segredo.

Desde o ano passado quando a Galera anunciou que lançaria Natalie Hargrove fiquei super curiosa com a história, afinal como Lauren Kate conseguiu inspirar uma história atual em Macbeth de Shakespeare? Difícil. Por isso quando o livro finalmente saiu e com capa nova tive de solicitá-lo, mesmo que desconfiada da história. A Traição de Natalie Hargrove é uma história trágica de erros irreversíveis e não intencionais, de decisões erradas acompanhadas de mentiras que ficam grandes demais para serem controladas. Lauren Kate conseguiu um conto moderno, mas confuso, onde não há final feliz e a sensação deixada é de um amargo estranho. Conheçam e entendam.

Natalie ao contrário da maioria das garotas e garotos da Palmetto High veio do outro lado da ponte, da parte errada da cidade. Depois de vários casamentos terminados em nada sua mãe finalmente havia conseguido se mudar para o lado exclusivo da cidade e agora Natalie era a garota mais popular da Palmetto e de acordo com a rede de boatos a próxima rainha do tradicionalíssimo baile da Palmetto. O problema é que boatos também dizem que não será Mike seu namorado o coroado a rei ao seu lado e sim Justin Balmer, a pessoa que Natalie mais odeia desde que seus caminhos cruzaram em uma situação vergonhosa e traumática que Natalie com muito custo conseguiu enterrar em sua memória. Ela não queria saber de desculpas e jamais acreditaria que Justin não era o cretino que ela conheceu. Natalie não estava disposta a jogar seu trabalho duro fora. Pode parecer besteira, mas o baile é a coroação na alta sociedade sulista e Natalie quer mais que o status que vem com a vitória, fugindo de seu passado, vencer seria a garantia que ela pertence a aquele mundo. Por isso quando vê Balmer vestido de mulher e bêbado como um gambá na festa fantasia Natalie tem a ideia perfeita. Com a ajuda de Mike o carrega para a igreja e o amarra no poste do presépio. Na manhã seguinte quando toda a alta sociedade chegar para missa a vergonha de Justin será tanto que ele jamais será eleito rei de nada. Pensando em ajudar Natalie tira o vidro de comprimidos de seu bolso, afinal quer humilha-lo, não vê-lo preso por posse. Porém no dia seguinte quando todos encontram Justin morto amarrado ao poste Natalie entra em choque, ela não se preocupou em ler o rótulo dos comprimidos, Justin está morto e agora mais do que nunca sua vitória está ameaçada. Com a família super rica de Justin pressionando a polícia e uma fita de vídeo comprometedora Natalie fará de tudo para esconder seu segredo, mas será o suficiente para sufocar sua mente culpada?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve e devo dizer que o começo da narrativa foi bem instigante, com uma ambientação diferente através do olhar de Natalie que ao mesmo tempo era uma crítica velada ao mundo onde agora vive e uma vontade de realmente pertencer, porém depois que a tragédia ocorre e o garoto é encontrado morto as coisas complicaram na história, mas depois de terminado acabei chegando à conclusão que Lauren Kate foi é corajosa de criar uma história tão próxima da realidade que é triste pensar no tanto de coisa errada que o ser humano é capaz de fazer para se salvar. Natalie é egoísta e com mentira atrás de mentira, maquinação atrás de maquinação consegue piorar ainda mais sua situação, e sim, se fosse na vida real seria exatamente assim. Existem Natalies por aí, aos montes e que fariam de tudo para se livrar da culpa. Portanto a autora foi feliz em sua escolha.

A narrativa em primeira pessoa pode não ser toda fácil de acompanhar, se você detesta protagonistas egoístas não vai suportar Natalie e sua cegueira com a vitória no tal baile e sua voz egocêntrica, mas se você conseguir acompanhar a história até o fim verá que a autora não queria um felizes para sempre em cima de tanta coisa errada como acontece em vários livros do gênero, o fim é tão complicado quanto toda a história, é um desfecho muito aberto, gostaria que tivesse um encerramento melhor a história de Justin, mas por outro lado é a cereja que coroa toda a tragédia e toda a vida de escolhas erradas e vazias de Natalie. Claro, os contornos inspirados de Macbeth são visíveis, porém são sutis, funcionou, mas queria que Lauren Kate tivesse ido até o fim e não escolhido a saída mais fácil para Natalie.

Leitura rápida, que nos instiga pela curiosidade, será que ela vai presa? Será que ela consegue colocar a culpa em outra pessoa? São 240 páginas que passam rápido, envolvendo o leitor até a página final. É o primeiro livro de Lauren Kate que leio e gostei muito do modo como ela construiu a história, de sua narrativa rápida e do olhar dissimulado sobre as famílias ricas da Carolina do Sul. A edição da Galera está ótima, tradução cuidadosa e uma bela escolha de capa. Recomendado a quem procura um jovem adulto diferente, com uma trama que sai da zona de conforto do gênero e que deixará muitos surpresos com o desfecho. Leiam e decidam, se Natalie mereceu ou não. Até mais!

Um comentário:

  1. Olá, comecei recentemente a ler A Traição de Natalie Hargrove e como você salientou está um pouco difícil seguir adiante com mais fervor a história, justamente porque a Natalie é uma nojenta/ egoísta horrível. Não aprendeu nada tendo a experiência dos dois lados da cidade. Quero só ver o que acontece, vou seguir em frente porque a personalidade dela era algo esperado kkkkkk

    Bjs

    www.palavrasencenadas.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.