10/08/2015

Resenha - Brilhantes


Nome: Brilhantes
No Original: Brillance
Autor (a): Marcus Sakey
Tradutor (a): André Gordirro
Páginas: 476
Editora: Galera
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: A partir de 1980, um por cento das crianças nascidas no mundo começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom pode ser usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante treinado para identificar e capturar terroristas superdotados. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou: o responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos, na bolsa de Nova York, que pretende começar uma guerra civil. Para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra tudo em que acredita. Brilhantes apresenta um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.

Quando a Galera anunciou que lançaria o livro de Marcus Sakey fiquei curiosa e imaginei que seria apenas mais uma trilogia distópica jovem, porém depois de terminar não entendi porque Brilhantes está sendo vendido como jovem em certos países, é ficção-científica adulta, e ponto. Muitos deixarão de ler o livro pensando que é jovem adulto e não é. Marcus Sakey entrega um universo criativo, repleto de ação onde o governo separa a população entre anormais e normais, onde nada é o que parece e um agente federal descobrirá tudo da pior forma. Conheçam o mundo de Brilhantes.

Nick Cooper é um dos brilhantes das primeiras gerações, seu talento é de primeiro nível, mas como é de uma geração antiga não foi obrigado a ir para as famosas e temidas academias que poucos atrevem investigar. Seu trabalho é caçar terroristas e criminosos que usam seus talentos para cometer crimes. Trabalhar para o DAR, o departamento de análise e reação, que muitos chamavam de agência de controle de anormais, não era o único brilhante trabalhando para o governo, desde a criação das academias o governo estava repleto deles. Haviam curado as mais infinitas doenças, desenvolvido softwares inimagináveis para o departamento de defesa, a cada novo dia surgia algo novo, incrível, criado por um "anormal", a população desfrutava de tudo parecendo esquecer que era coisa de brilhante, de anormal, mas o preconceito existia, e havia quem dividisse o mundo entre os seres humanos e eles, como se não fossem gente. Nick caçava quem saia da linha, quem usava seus dons para matar, ferir, roubar, e John Smith estava no topo da lista, o terrorista que matou 73 pessoas inocentes e planejava diversos ataques contra civis e militares. Quando surge a chance de se infiltrar em troca de sua filha Kate, de 4 anos não fazer o exame de detecção que a enviaria para uma academia Nick não pensa duas vezes, a tarefa deveria ser simples, se infiltrar e matar John Smith. Mas o caminho até o homem mais procurado dos Estados Unidos não é fácil e Nick verá que não é apenas o grupo de John Smith que quer uma guerra. Uma guerra pode ser lucrativa se controlada. Quando verdades começam a surgir Nick verá que nem tudo é como ele pensa e sua tarefa se tornará bem difícil e diferente do que ele jamais sonhou.

É a partir dessa premissa que o livro se desenvolve. Narrado em primeira pessoa acompanhamos as mudanças na vida de Nick Cooper em três partes repletas de ação e descobertas. Nick é um pai de família, criado pelo pai militar, perdeu a mãe jovem e sofreu o preconceito por ser brilhante. A cada escolha que o personagem faz ficamos ansiosos à espera de que ele descubra a verdade, sabemos que o DAR não presta, porém nem imaginamos a verdade por trás de tudo. Com uma ambientação pontual de um mundo ao mesmo tempo semelhante e muito diferente do nosso o autor nos leva por uma realidade dividida, onde meios justificam fins e pessoas poderosas usam as outras sem pensar duas vezes.

É um tanto desconcertante pensar que em nosso mundo há muitos políticos que tratam a população do mesmo jeito levando em conta que não há brilhantes em nosso mundo, não há dons especiais e nada do tipo. É a velha história de temer o que não entendemos, por toda História o homem julgou e condenou aquele que era diferente simplesmente por não entender. Até hoje excluímos o diferente, queremos o normal e desde cedo padronizamos tudo o que pudemos. Nick é um homem com forte senso de honra, dever, certo e errado e acompanhar sua luta interna enquanto descobre que sua realidade não é como pensava foi diferente. O desenrolar tem ação, segredos, inveja, manipulação e mais. O livro é bem adulto e foi uma surpresa. Ansiosa depois daquele desfecho sangrento para saber o que vem por aí.

Leitura rápida, envolvente, de bons personagens e um universo criativo. A escrita de Marcus Sakey é direta, mas sem perder a capacidade de colocar mais do que aparenta em questão. A edição da Galera está ótima, gostei da capa apesar de também ter gostado da primeira versão laranja. Ansiosa para ver como vai ficar o filme e quem vai interpretar o Nick, imaginei um autor de corte militar rente, forte sem ser extremamente musculoso, não sei. Espero que sejam fieis a trama. Recomendo a quem gosta de ficção-científica, distopia diferente, um tanto de X-Men misturado com o melhor tipo de filme de ação, de maquinações interessantes e bons personagens. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Brilhantes - Marcus Sakey
1- Brilhantes
2- A Better World
3- Sem Título Ainda

2 comentários:

  1. Não sabia que ia ter mais livros depois desse... Tenho que ler RSrs ;) Gostei da resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog! Adorei como você falou do livro, fez eu me interessar muito por ele. Vou colocá-lo em minha lista de leitura.
    Meu blog é novo, se seguir eu retribuo
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.