22/06/2015

Resenha - A Morte de Rachel


Nome: A Morte de Rachel
No Original: Killing Rachel
Autor (a): Anne Cassidy
Tradutor (a): Viviane Diniz
Editora: Rocco
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Descobrir toda a verdade pode ter consequências fatais. A mãe de Rose e o pai de Joshua desapareceram. As investigações da polícia não deram em nada, e o caso foi arquivado: tudo indica que seus pais estão mortos. Enquanto isso, Rose recebe cartas estranhas e desesperadas de Rachel, uma antiga amiga da escola, e, pouco depois, a terrível notícia de que ela morreu. Existiria alguma ligação entre a morte de Rachel e o desaparecimento dos pais deles? Mais e mais perguntas vão surgindo à medida que Rose e Joshua tentam resolver o quebra-cabeça sobre o que houve com seus pais. Será que os cadernos cheios de códigos podem ajudá-los a encontrar as respostas? Os códigos precisam ser decifrados — mesmo que seja uma questão de vida ou morte.

Quando a Rocco lançou o primeiro da série não estava esperando e adorei porque com o blog acabamos sabendo de quase tudo antes da hora e lá se vai a surpresa. O primeiro livro de The Murder Notebooks apresenta uma trama de mistério, suspense, assassinatos e um preço alto para se guardar certos segredos. Nessa continuação Anne Cassidy segue o mesmo estilo, aumentando o mistério em torno da verdade e surpreendendo o leitor que esperava algo diferente. Conheçam.

Depois das poucas descobertas que Rose e Joshua fizeram com o misterioso Frank Richards os dois têm todos os motivos para crer que seus pais estão vivos. Rose não acredita que os cadernos que eles pegaram de Frank são sérios, códigos secretos, projetos misteriosos, russos e tudo mais parece ficção demais para ela. Joshua anda tão empolgado com tudo que ela não tem coragem de dizer nada. Quando cartas começam a chegar de uma ex-amiga dos tempos do internato Rose pensa que é apenas mais uma das brincadeiras de Rachel. Afinal elas foram amigas por pouco tempo e Rachel sempre foi muito dramática, chegando a mentir só porque estava entediada. Porém depois que ela recebe o telefonema de uma Rachel insistente acaba pedindo para a avó telefonar para o colégio para alguém conversar com Rachel. O que ela não imaginava é que eles acabaram de encontrar o corpo da garota. Aparentemente ela se afogou à noite. Se sentindo culpada Rose decide visitar seu antigo colégio, levando as cartas para a polícia. Enquanto isso Joshua decide seguir as pistas que encontrou nos antigos pertences do tempo que o pai trabalhou em Chelmsford. Enquanto descobre segredos sobre Rachel, Rose nem imagina o quão perto da verdade Joshua está, e quando alguém aparece para encobrir o caso com falsas provas é Rachel que deixa um presente inesperado para Rose.

Essa é a premissa do segundo livro da série e apesar de ter gostado no geral como tudo se desenvolveu ainda espero que a autora foque apenas no caso dos pais de Rose e Joshua no próximo livro. A narração é de Rose e com ela ficamos mais centrados na sua visita ao antigo colégio, mas mesmo estando limitada a um lado da história a trama é fluída, o ritmo envolve o leitor tornando o livro em um daqueles que lemos de uma só vez. A ambientação é novamente um dos pontos fortes assim como em seu antecessor, Cassidy consegue transportar o leitor sem muito esforço para sua história.

O caso do pai de Joshua e da mãe de Rose é interessante, todo o segredo em torno do projeto borboleta ainda está muito sem pergunta, e o esforço de alguns para esconder a verdade é bem suspeito. Não gostei de ver a Rose fazendo pouco do que o Josh descobria, sério, isso porque ela gosta dele. Qualquer pista é pista e onde ela vive para dizer que hoje em dia ninguém usa códigos para esconder mensagens? Todo país usa, até organizações privadas, achei bobo ela dizer isso. Indo além de seus comentários desdenhosos sobre o que o Josh descobria Rose amadureceu e espero vê-la mais consciente de suas palavras no próximo livro. O caso da amiga morta foi simples, mas serviu bem de catalisador de novidades.

Leitura rápida, instigante e envolvente, com dois personagens centrais que tem uma boa conexão juntos e que espero ver mais próximos no terceiro livro. Anne Cassidy dosou bem as novidades e consegue prender mesmo quem lê mais livros do tipo. A edição da Rocco está ótima, adorei a versão da capa para o livro. Recomendo a quem quer uma série jovem adulta diferente, um bom mistério, suspense investigativo que tende a crescer a cada livro, com uma narração fluída e muitas perguntas. Leiam! Até mais!

The Murder Notebooks - Anne Cassidy
1- Hora Morta
2- A Morte de Rachel
3- Butterfly Grave
4- Dead and Buried

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.