12/07/2014

Resenha - Hora Morta


Nome: Hora Morta
No Original: Dead Time
Autor (a): Anne Cassidy
Tradutor (a): Viviane Diniz
Páginas: 320
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma noite, os pais de Rose e Josh saem para jantar… e nunca mais voltam para casa. Depois de anos sem se ver, Rose e Josh conseguem se comunicar pela internet e resolvem investigar o desaparecimento que mudou o rumo de suas vidas. Porém, na noite em que planejam se encontrar, Rose testemunha o assassinato de um colega de escola. O crime desencadeia inúmeras descobertas, que talvez sejam pistas para desvendar o mistério que os separou tantos anos antes. A solução parece escondida numa série de diários com mensagens codificadas. Josh e Rose terão que correr contra o tempo para desvendá-las a fim de evitar a morte de desconhecidos… e a deles mesmos.

Assim que vi o conto que antecede o primeiro livro da série da britânica Anne Cassidy não acreditei. Era uma notícia boa demais para ser verdade. Sempre fui doida para conhecer os livros da autora e a Rocco trazia a série de surpresa para o Brasil. Por um acaso ela era uma das que me escaparam. Não fazia ideia que a editora havia adquirido e logo pelo conto já vi que a história apresentada por Cassidy tinha tudo o que eu gostava. Mistério, suspense, conspiração e investigação em plena Londres? O que mais eu poderia querer? Anne Cassidy prepara o terreno, introduz seus personagens e deixa o leitor cheio de perguntas, cativado pela trama central. Conheçam Hora Morta.

Rose estava animada enquanto arrumava para encontrar seu irmão postiço que ela não via a cinco anos. Desde que sua mãe e o pai de Joshua desapareceram sem deixar vestígios os dois tinham tomado caminhos diferentes. Ela fora morar com a avó materna e ele com um tio. Rose passou muitos anos no colégio interno e agora de volta Londres depois de convencer a avó de que era melhor frequentar um colégio na cidade para conseguir vaga em uma boa universidade Rose ainda não se sentia bem no novo colégio. Depois de parar com as aulas de violino e finalmente ter um tempo só para ela, Rose havia escrito para Joshua. Dois anos mais velho ele estava em Londres já na universidade. Há meses os dois conversavam. Na estação de metrô Rose tem a desagradável surpresa de cruzar com Ricky Harris, o rapaz vivia a perseguindo por ter estudo em um internato. Antes de entrar no trem porém ela vê de relance Ricky discutindo com alguém e depois sumindo. Para seu horror o rapaz estava caído e ensanguentado. A polícia logo chega e a interroga. Sem ter visto nada direito Rose ainda não acredita que o rapaz está morto. Encontrando com Joshua depois, Rose descobre que o "irmão" criou sites e mais sites sobre pessoas desaparecidas, e está em busca de pistas sobre sua mãe e o pai dele. Rose não sabe o que pensar, sempre aceitou a posição da polícia que eles haviam sido assassinados. Os dois eram policiais e isso bastou para Rose. Mas Joshua está certo que vai encontrar algo, pelo menos assim terá certeza do que aconteceu. Depois de ver as fotos que o amigo de Josh, e hacker excepcional conseguiu do sistema de segurança e outra morte a arrastar para o centro das atenções Rose irá atrás de respostas. Quem matou Ricky? Por que a polícia ainda não descobriu nada? E por que tem a sensação de que está sendo seguida? Surpresa com Josh e com tudo que está acontecendo Rose pela primeira vez se permite pensar "e se" sua mãe e o pai de Josh estiverem vivos?

É a partir daí que a trama se desenvolve narrada através do olhar de Rose, a história nesse primeiro momento apresenta ao leitor todos os elementos da história, intricando a trama central do sumiço dos pais de Rose e Josh com os assassinatos no colégio. Cassidy faz um trabalho perfeito instigando o leitor e deixando-nos muito curiosos sobre todo mistério que envolve os pais dos dois protagonistas. Eu gostei bastante das perguntas que ficaram ao final do livro, a série tem bastante potencial e estou curiosa demais a respeito da tatuagem que os personagens têm, a morpho azul, ela é símbolo do quê?

Casando o mistério e o suspense com o ambiente temos uma Londres urbana e sombria, que funciona muito bem. Gostei da autora ter escolhido um lado da cidade que poucos conhecem, o lado suburbano, do cidadão comum, não apenas a parte rica da cidade. Dos personagens Josh e Skeggie são os melhores, a dupla de amigos me surpreendeu, inteligentes e cativantes, as curiosidades que ambos trazem para a história foram ótimas, e a personalidade dos dois combina bem. Já Rose teve seus momentos, ela não é uma ótima protagonista o tempo todo e alguns momentos não consegui entendê-la, mas acredito que parte de sua confusão seja proposital já que ao final temos uma Rose mais decidida, com tudo o que aconteceu podemos esperar uma Rose bem mais decidida. Quero ver o trio mais junto e estou curiosa para o próximo livro. O que Josh e Rose realmente descobriram?

Leitura rápida, flui com naturalidade e instiga o leitor pelo suspense da trama. Anne Cassidy tem uma escrita leve, direta e que consegue captar com destreza a realidade de Londres e dos jovens. Sua trama envolvendo assassinato e sumiço é intricada e mal posso esperar para descobrir onde estão os pais de Josh e Rose. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, folhas amarelas, linda capa e diagramação. A tradução também é cuidadosa. Adoraria ver a história adaptada, seja cinema ou série, a ambientação é perfeita e a trama ficaria ótima. Recomendado a todos que procuram uma série jovem adulto diferente, com um cenário ótimo, mistérios, suspense, com um ritmo crescente e que promete muito. Leiam! Até mais!

The Murder Notebooks - Anne Cassidy
1- Hora Morta
2- Killing Rachel
3- Butterfly Grave
4- Dead and Buried

7 comentários:

  1. Ei Yasmin,
    Noooosa esse parece bom demais. Quando vi a capa pensei que fosse outro estilo.
    Gosto muito de um bom suspense que nos instiga até a última página. Se não me engano li em outra lugar que altera a narração entre a Rose e o Josh, acho que é esse... rsrs

    Abs...

    ResponderExcluir
  2. Uau, fiquei muito interessada nessa série, bastante mistério do jeito que eu gosto.
    O livro ser narrado na parte suburbana de Londres deve ter dado um cenário sombrio e ótimo.
    Os protagonistas tem uma personalidade que eu gostei.
    Amei a resenha! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOI, Yaaaaaaaaa *-* Tuuuuuuudo bom, amooooooor? Espero que sim, hahahahahahaha! ♥ Nossa, essa borboleta da capa parece a do Efeito Borboleta, né? Uauahsuahauhs, me atraiu bastante! E é da Rocco? Omg :o Mistério, suspense, conspiração e investigação em Londres? A pergunta é: o que mais NÓS poderíamos querer? Hahaha, amooooo! Ish, já vi que esse Ricky é encrenca! Hahaha, fiquei curiosa! Aaaaah, é ele quem morreu? Uaauhsaushaush, achei que ele tinha matado o Joshua! Pois é, quando li que tinha um rapaz morto no chão, de cara pensei ser o Joshua, uasuhauhas! Perguntas no final do livro? Que demaaaaais, haha! Hm, o que será que quer dizer a morpho... Também desejo descobrir, hahaha! Meu Deus, Yaaaaa, você me deixou muuuuito curiooooosa, hahaha! ♥ Demais isso! Pode deixar que em breve lerei! (sempre falo isso, mas é verdade! Uauahsuashaushaus!)

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa para começo, investigação jovem adulto com Londres? Adorei, parece interessante, não leio muito livro investigativo e me deixou curiosa, o jeito que falou do mistério da trama e do cenário, adorei. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Super curiosa com esse livro, a capa em si já me conquistou completamente, AMO borboletas, super ansiosa para ler ;)

    ResponderExcluir
  6. Adoro YA, nunca tinha lido um sobrenatural, mas aposto que é tão bom quanto o outro. A capa e o título são muito intrigantes, os assuntos tratados são bem interessantes também. Adoro um bom suspense, com drama e romance. Amei a resenha e espero gostar do livro também.

    ResponderExcluir
  7. Oiee.
    Muito interessante essa história, bem misteriosa, mas infelizmente eu não me empolguei a ponto de querer lê-lo, talvez mais pra a frente eu mude de ideia, mas por enquanto vou deixar pra quem é apaixonada pelo gênero, o que não é o meu caso.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.