21/05/2015

Resenha - Não Pare!


Nome: Não Pare!
Autor (a): FML Pepper
Páginas: 280
Editora: Valentina
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a adolescência. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?

Conheci o livro de FML Pepper há dois anos quando estava passando por um blog literário e a resenha sobre o livro me chamou atenção. O problema era que por mais curiosa que tivesse ficado não tinha o hábito de comprar e-books e nem o dinheiro na época, com isso a curiosidade ficou anotada e não pude fazer nada a respeito. Quando a editora Valentina divulgou as novidades sobre o lançamento físico da trilogia fiquei bastante animada por finalmente conhecer a história e descobrir porque tanta gente amou. Com uma bela edição, Não Pare! chegou hoje cedo e o que era para ser "uma olhadinha" se tornou em duas horas e pouco de uma leitura instigante e prazerosa. Conheçam!

Nina não imaginava que um passeio na praça mudaria o rumo de sua vida. Quando uma faca passa de raspão no seu pescoço durante uma apresentação Nina sabe o que a mãe fará. Elas mal chegaram a Amsterdam e já estão com malas arrumadas novamente. A cada acidente estranho ou acontecimento bizarro Stella, a mãe de Nina arruma as malas e elas se mudam. Foi assim durante os dezessete anos de sua vida, ela já perdeu a conta de quantas vezes começou o ano letivo em um lugar e terminou em outro bem diferente. Nina está cansada, mas impotente segue a mãe para Nova York. A rotina de um novo colégio já é um clichê e ela nem tenta se enturmar prevendo a mesma situação de sempre, fuga antes mesmo de lembrar o nome de cada colega. Porém quando Melly insistiu em puxar papo relatando os novos estudantes que chegaram após Nina ela não consegue resistir. Gosta do jeito simpático da garota e isso só ajuda na decisão de enfrentar a mãe e permanecer na cidade custe o que custar. O que ela não imaginava é que em pouco tempo sua vida mudaria, mas não do jeito que ela queria. Quando acidentes bizarros começam a acontecer a sua volta e seu caminho cruza com o do irritante e estúpido Richard, Nina verá que sua vida não era tão ruim quanto imaginava. Diante de verdades inacreditáveis ela terá pouca escolha entre fugir e aceitar quem realmente é.

É a partir dessa premissa que a trama se desenvolve e desde o primeiro capítulo ficamos curiosos para saber qual é a verdadeira história de Nina e lado a lado da personagem acompanhamos o desenrolar de acontecimentos impossíveis que mudam a vida dela para sempre. A narrativa é em primeira pessoa, e a voz de Nina é cativante, apesar da recusa da protagonista em acreditar em tudo o que Richard lhe dizia eu ainda gostei muito de sua narração. A trama é feita como jovem adulto, Nina é crível para idade que tem, mas suas reações diante de tudo foram adequadas, sem reclamações comuns do gênero e isso aliada a descrições pontuais e bem colocadas tornaram a leitura em uma daquelas impossíveis de largar.

O universo criado por Pepper é instigante, criativo e consegue despertar a curiosidade do leitor, mostrando-se muito mais original do que a média. Acredito que se a autora publicasse o livro em inglês o sucesso seria garantido visto que sua história, seus protagonistas e principalmente seu universo são muito mais criativos do que muitos que a gente vê saindo por lá. Como não se encantar com a confusão de Richard ou seu jeito grosseiro e carinhoso? O modo como ele reage diante das mudanças é tão ou mais curioso e instigante do que Nina e adoraria ter tido o ponto de vista do rapaz. O final deixa o leitor curioso na medida pela continuação e encerra de forma satisfatória a trama deste primeiro livro.

Leitura rápida, cativante e que faz mais do que apresentar uma nova história. Com personagens ricos, críveis e que conquistam o leitor com seus defeitos e qualidades FML Pepper mostra que é mais do que uma contadora de histórias talentosa, sua escrita é fluída e o modo como construiu a trama mostra perspicácia e audácia, traços ideias para um autor nos dias atuais tão concorridos. A edição da Valentina está primorosa, com ótima fonte, diagramação e capa. A rosa na lombada é uma graça. Ansiosa pela continuação. Em um mundo justo uma trama como essa e um universo como esse seria perfeito para uma adaptação cinematográfica, mas o mundo não é justo com livros brasileiros. Recomendado a todos que gostam de um bom sobrenatural, que procuram algo criativo em um gênero que beira a saturação. Mistério, suspense e ação mesclados com ótimos personagens e um desenrolar que não deixa tempo para pausas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Não Pare - FML Pepper
1- Não Pare! 
2- Não Olhe!
3- Não Fuja!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.