10/05/2015

Resenha - Não Olhe Para Trás


Nome: Não Olhe Para Trás
No Original: Don't Look Back
Autor (a): Jennifer L. Armentrout
Tradutor (a): Maria do Carmo Zanini
Páginas: 440
Editora: Farol
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ela seguia por uma estrada, descalça e coberta de sangue. Ao ser encontrada, um diagnóstico: amnésia dissociativa. Uma experiência traumática causou a perda da memória, que ninguém sabe se voltará. Seu nome é Samantha. Ela é linda, seus pais têm muito dinheiro, o namorado é um príncipe encantado e, junto com Cassie, era a menina mais popular da escola – a patricinha malvada que decidia quem era in e quem estava por fora. Até o dia em que ambas desapareceram. Só uma voltou e agora terá a chance de reviver tudo, como se fosse a primeira vez. Mas por que Samantha não está ansiosa para voltar ao seu conto de fadas?

Quando o livro foi lançado não tive a chance de solicitá-lo, por isso foi com imensa felicidade e curiosidade que recebi o livro no kit de feliz ano novo dos parceiros da Farol, um kit atencioso que a editora envia todos os anos a seus parceiros. Jennifer L. Armentrout não é apenas autora bestseller, mas elogiadíssima e querida entre seus leitores por isso estava curiosa para conhecer sua história. Com um toque de mistério e suspense acompanhamos a história de Samantha. Uma história de segundas chances, erros e perdão. Conheçam.

Samantha foi encontrada vagando coberta de sangue e sem memória. Ela não consegue se lembrar de como foi parar na estrada e nem o tanto que andou, muito menos de quem é o sangue. Samantha não se lembra de nada, seus gostos, seus filmes favoritos ou seus amigos, nem mesmo seu namorado e seus pais. Quando um casal a busca no hospital e Sam chega a uma bela mansão começa a imaginar que vida ela teria e logo na primeira conversa com seu irmão descobre que não era uma pessoa agradável, longe disso, estava mais para aquelas meninas malvadas de filmes adolescentes. Voltar para escola só mostra o quanto Sam está longe de ser a pessoa que desapareceu. Suas amigas são insuportáveis e seu namorado parece estar escondendo algo, sem falar na suspeita de todos quando o corpo de Cassie é encontrado. Determinada a lembrar o que aconteceu na noite em que desapareceu com Cassie, Sam contará com ajudas inesperadas, resgatará amizades que desfez há muitos anos e descobrirá a verdadeira Samantha. Não a garota insegura, arrogante e maldosa que desapareceu, nem mesmo a desmemoriada e confusa Samantha que foi encontrada. Quando bilhetes alertando-a de que não gostará nem um pouco das respostas que está buscando começam a aparecer, Sam precisará reunir forças para seguir em frente indo contra todos que um dia chamou de amiga numa cidade onde classe social e status importam mais do que sentimentos verdadeiros.

É essa a premissa que dita o tom da narrativa de Armentrout. Narrado em primeira pessoa acompanhamos Sam desde o hospital e a cada capítulo nos vemos mais e mais envolvidos na segunda chance que Samantha ganhou. O que você faria se tivesse uma chance de apagar tudo e começar de novo, mostrando ao mundo quem realmente é, sem máscaras e sem a pressão dos pais para você ser quem eles sonharam? Através da voz de Sam somos imersos em sua nova vida e sentimos toda a sua estranheza e surpresa diante de quem ela era. A autora conseguiu captar com destreza o completo desalento da protagonista, seu medo e sua expectativa e mais do que tudo sua surpresa ao ver que seu antigo eu não valia a pena ser lembrado.

É nesse contraste entre a Sam sem memória e a Sam que todos conheciam que reside a força da história contada por Jennifer L. Armentrout, mais do que no suspense do que aconteceu com Cassie. Claro que o mistério de seu assassinato e da memória de Sam é o que move a história assim como a dúvida de quem é o culpado, mas acompanhar Sam em sua vida e ver sua verdadeira personalidade recomeçar diante do caos é único. Adorei as questões que a autora coloca para o leitor, sobre o quanto privamos o mundo de quem realmente somos para atender as expectativas de terceiros, seja de amigos, namorados ou pior familiares. Confesso que fui surpreendida pelo desenrolar do mistério e não acreditei na hora que a autora revelou o culpado de tudo, coroou a trama com chave de ouro e enriqueceu o livro, mas foi uma baita surpresa. Também preciso citar os personagens secundários, o irmão de Sam, sua namorada Julie e claro Carson, todos ótimos.

Leitura deliciosa, que quando começamos não conseguimos mais parar, tanto pela trama como pelos personagens que cativam desde o começo. Adorei o estilo de Jennifer L. Armentrout e posso ver porque ela é uma das autoras mais queridas do público jovem. Espero ver mais de seus livros lançados por aqui. A edição da Farol está ótima, fonte confortável, capa criativa e tradução ótima. Adoraria ver a história de Sam adaptada para o cinema, ficaria incrível. Recomendo a todos que querem um livro diferente, com suspense, mistério, romance e ótimos personagens. Leiam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.