04/02/2015

Resenha - A Herdeira das Sombras


Nome: A Herdeira das Sombras
No Original: Heir To The Shadows
Autor (a): Anne Bishop
Tradutor (a): Cristina Correa
Páginas: 480
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Há 700 anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma profetisa viu na sua teia de sonhos e visões a chegada de uma poderosa Rainha. Jaenelle é essa Rainha. Mas mesmo a proteção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos quase a destruíssem. Agora é necessário protegê-la até as últimas consequências. Três homens estão dispostos a dar a vida por Jaenelle. Mas há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir a Rainha. Conseguirá ela cumprir o seu destino como detentora do maior poder que o mundo jamais conheceu?

Depois de ser surpreendida por um primeiro livro totalmente diferente do que eu imaginava e uma mitologia inovadora, um universo forte, nu e cru não sabia o que esperar desta continuação. O fim do primeiro livro deixou todos os leitores despreparados que não conheciam nada da rica mitologia criada por Anne Bishop de queixo caído e abismados. Dentre eles eu, curiosa e receosa sobre o que viria a seguir. Em A Herdeira das Sombras a trama encontra seu caminho e a narrativa da autora ganha a confiança que faltava para conquistar qualquer tipo de leitor. Conheçam a continuação que conseguiu ser melhor que seu antecessor.

Depois dos acontecimentos que quase colocaram o fim a vida da pequena Jaenelle, Saetan está fazendo de tudo que pode para mantê-la em segurança. Ou ao menos o que restou de Jaenelle. Seu corpo está todo curado, mas nada de Jaenelle retornar. Os dias, meses e anos passam lentos sem ninguém saber o que esperar. Do outro lado, acreditando no pior de seu meio irmão, Lucivar jura vingança a Daemon, sem saber as surpresas que encontrará em seu caminho e as mentiras que podem custar caro para ambos. Hekatah está com mais um de seus planos para se declarar Senhora Suprema do Inferno e Saetan está cada vez mais sem paciência com ela. Depois dos planos imundos de Hekatah e Dorothea quase terem destruído Jaenelle o Senhor do Inferno espalhou a notícia de que a garota realmente morreu, mal sabia ele que a insistência de Hekatah em saber a verdade traria Jaenelle de volta ao seu corpo. Escondida de quase todos Jaenelle cresce na Fortaleza, cada vez mais bela e mais forte e indomável. A verdadeira Feiticeira. Porém Saetan sabe que ela ainda não está inteiramente bem, ela ainda não se recordou de tudo, de Daemon, de seu sacrifício e de tudo o que aconteceu. O conselho começará a pressionar Saetan para levar Jaenelle para a sociedade, eles querem levá-la de volta a família biológica, mas não imaginam o quanto é perigoso irritar Jaenelle. Entre novas amizades, velhos inimigos e perigos cada vez mais mortais, Saetan fará o que puder para protegê-la e quem sabe descobrir o caminho que libertará Daemon de vez. Mas Hekatah está disposta a qualquer coisa para destruir Jaenelle antes que ela atinja todo o potencial de seu poder, mas mal sabe que ao fazer isso conseguirá uma adversária muito mais forte e decidida.

A partir dessa premissa acompanhamos o desenrolar dessa esperada continuação. Mais fluído que seu antecessor e mais envolvente, A Herdeira das Sombras é uma leitura extremamente cativante, com uma narrativa que cativa o leitor e nos leva de uma vez só capítulo a capítulo até o final. Bishop mostra uma singular evolução de sua história nesse volume e somos surpreendidos com uma trama muito mais volátil e intricada. Indo além de caricaturas de bem e mal conhecemos mais profundamente seu sombrio universo. Com descrições que surpreendem e estonteiam o leitor conhecemos novas facetas dos personagens principais e ainda mais elementos desse intrigante universo.

Jaenelle consegue despertar a atenção do leitor não apenas pelo trágico acontecimento de que marcou o final do primeiro livro, mas principalmente por sua personalidade forte, sua língua afiada e sua composição única. A maioria de minhas cenas favoritas envolvem Jaenelle e o modo como ela interage com os parentes dos Sangue que não são humanoides é perfeito. Daemon deixa o leitor com o coração na mão e não consigo aguentar de tanta curiosidade para saber o que vem por aí nesse sentido. Lucivar foi um ótimo companheiro de cenas para Jaenelle, mas ainda prefiro o gênio irascível e teimoso de Daemon. Outro que não deixa por menos é Saetan, o personagem cresceu e mostrou muito ao leitor. O fim deixa o leitor repleto de expectativas. Com a oferenda de Jaenelle e de todas suas amigas uma nova corte está se formando, e o leitor fica ansioso para ver Jaenelle como Rainha das Trevas.

Leitura que fluí fácil, que cativa e encanta o leitor. Nesse segundo livro Anne Bishop está mais à vontade e com isso conquista muito mais fácil o leitor, nos apresentando a mais riquezas de seu universo e mais uma vez nos surpreendendo, mostrando que há muito mais do que imaginamos em seu sedutor e sombrio universo. A edição da Saída de Emergência Brasil está impecável, desde à fonte até a tradução. Adoraria ver a trilogia adaptada para o cinema ou para a TV, é um universo muito rico e complexo, com trama forte e seria ótimo ver tudo ganhar vida. Recomendado a todos que querem uma fantasia diferente, muito mais do que qualquer rótulo, não acredite na história que é fantasia feminina, é absurdo julgar a trilogia dessa forma e você é que sairá perdendo. Mistérios, traições, poder e intrigas surpreenderão o leitor. Leiam e se encantem! Até mais!

As Joias Negras - Anne Bishop
1- A Filha do Sangue
2- A Herdeira das Sombras
3- A Rainha das Trevas

Um comentário:

  1. Olá Yasmin!!Eu só vejo comentários bons sobre essa série.. Como eu queria lê-la,parece ser tão crível! Entra na minha longa listinha de Mais que desejados que um dia terei... kkk :D
    Bjos *--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.