09/12/2014

Resenha - Prisioneiros do Inverno


Nome: Prisioneiros do Inverno
No Original: The Winter People
Autor (a): Jennifer McMahon
Tradutor (a): Ana Carolina Mesquita
Páginas: 350
Editora: Record
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Muitos acreditam que a pequena cidade de West Hall seja mal-assombrada. Ao longo de sua história, vários casos de pessoas desaparecidas foram registrados na região – mistérios nunca desvendados. Alguns moradores inclusive juram que o espírito de Sara Harrison Shea, encontrada morta em 1908, ainda vague pelas ruas à noite. A jovem Ruthie acredita que tudo não passa de uma grande bobagem. Porém, quando sua mãe desaparece sem deixar vestígios, ela começa a desconfiar de que aquela região guarda algum mistério, e suas suspeitas são reforçadas quando ela e a irmã encontram uma cópia do diário de Sara escondido em casa. Na busca pela mãe, Ruthie encontra respostas perturbadoras, e ela pode ser a única pessoa capaz de evitar que um grande mal aconteça.

Quando solicitei o novo livro de Jennifer McMahon que acabara de sair entre os lançamentos da Record não fazia ideia de que o livro estava entre os mais elogiados de 2014 e concorrente do Goodreads Choice Awards. Prisioneiros do Inverno é uma história sombria de segredos e sacrifícios, que assombrará o leitor despreparado. Conheçam essa intricada história que conquistou leitores de todas as idades.

Passado e presente. A história ambientada na pequena cidade de West Hall se divide entre dois períodos, um século de distância e um segredo sombrio escondido na floresta. No começo do século XX Sara Harrison Shea vive na pequena casa à beira da floresta com seu marido e filha. A vida era simples, mas depois de vários abortos e uma criança que não sobreviveu, Sara estava mais feliz do que nunca com a pequena Gertie. Os invernos eram rigorosos, mas eles sempre sobreviviam. Quando a tragédia atinge a vida de Sara arrancando a pequena Gertie de sua família cedo demais desconfiança e mentiras ameaçam a vida de Sara e Martin, o casal vai ladeira abaixo quando a paranoia e insinuações marcam seu casamento. Sara está decidida a trazer Gertie de volta, com o segredo que sua "tia" compartilhou há muito tempo será possível, mas a que preço? Vingança, mágoas, sofrimento, luto e desconfianças que mudaram tragicamente a vida de Sara, sua família e de todos que passarão por West Hall nas próximas décadas. Ruthie morava com a mãe e a irmã mais nova na casa ao lado da floresta desde os três anos. Agora formada, tudo o que queria era ir embora de West Hall, mas a mãe não tinha condições de pagar uma universidade e pedira para ela esperar mais um ano. Um ano longo e doloroso. Quando chega em casa depois de uma da manhã está preparada para a briga, mas não encontra a mãe em lugar algum. Sua irmã Fawn está começando a passar mal, ela precisa descobrir onde a mãe foi e se deve chamar a polícia. Mas o que encontra escondido no quarto da mãe a desencoraja e a leva a perguntar que segredo sua esquisita mãe guarda. Onde ela foi parar? O que a floresta e os outros desaparecimentos têm a ver com isso?

É a partir daí que a autora nos surpreende contando a história do desaparecimento da mãe de Ruthie intercalada a história de Sara, sua tia e seus segredos desde o princípio, antes de Gertie, antes de seu marido e antes da tragédia. A narrativa é envolvente e o modo como a autora insinua nas entrelinhas várias possibilidades o leitor fica curioso e tenso. A parte antiga da história é impossível de largar, o clima sombrio e um tanto macabro da vida de Sara pesa a favor de sua parte, assim como seu sofrimento vívido, mas Ruthie não fica muito atrás. Os segredos de sua mãe foram surpreendentes, não passei nem perto de acertar o quadro todo de seu sumiço. Ainda bem que McMahon não foi óbvia e clichê.

A narrativa fluida e com ritmo forte aliado a descrições no melhor estilo de terror com um ambiente que ganha vida por si próprio não são os únicos pontos alto da história. O elemento central da trama remete a antigas lendas e a autora tornou algo que poderia soar comum em uma história de luto, amor, sacrifícios e perdas. O envolvimento de vários personagens secundários foi uma surpresa bem-vinda e depois daquele duplo final fico imaginando como seria ver aquela cena específica no final de um filme, assustador seria pouco.

Leitura fluida e instigante, daquelas que leva o leitor com o fôlego preso esperando a próxima surpresa. Prisioneiros do Inverno foi uma ótima surpresa em meio a leituras cada vez mais comuns. Não é um mistério de assassinato e investigação, não é um simples romance e muito menos terror. Uma bela história que merece ser lida de surpresa, sabendo pouco da trama. Jennifer McMahon surpreende como uma exímia contadora de histórias que sabe usar todos os recursos para aumentar o efeito. A edição da Record está ótima, desde a fonte padrão até a capa muito bem escolhida. Como disse anteriormente, a trama ficaria perfeita em um filme bem adaptado. Recomendado a todos que procuram algo diferente, belo e único, triste e assustador. Leiam! Até mais!

3 comentários:

  1. Mds! Fiquei com um medinho só de ler tua resenha :o Por que esse povo todo desaparece? Fiquei curiosa.. kkk Apesar de não ter lido muitos ou quase nada de livros de suspense,achei super interessante a história desse! Fico super nervosa quando leio uma história assim,então tenho que está num momento supeer zen.. :D
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  2. Olá Yasmin!

    Acabei de ler este livro sensacional, mas confesso que tive dificuldades no inicio. Acontece que sou uma pessoa muito impressionável...! Sim...senti muito medo ao ler Prisioneiros do Inverno, fato este que só acontecia em plena luz do dia...kkk!

    Adorei sua resenha, vou me tornar uma visitante assídua.

    Espero sua visita no meu blog:
    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Assustador parece, desde que vi na votação do Goodreads de melhores que me interessei pela história, não sabia que tinha saído e pela resenha me deu arrepios, imagina lendo! Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.