14/10/2014

Resenha - O Espelho do Tempo


Nome: O Espelho do Tempo
No Original: Obsidian Mirror
Autor (a): Catherine Fisher
Tradutor (a): Flávia Assis
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um espelho feito da mais pura obsidiana, capaz de romper as dimensões do espaço-tempo. Seu imenso poder atravessa séculos, despertando a cobiça e a ambição de muitos homens. Quem o detém hoje é o misterioso explorador Oberon Venn, em sua isolada propriedade no interior da Inglaterra. O corajoso adolescente Jake Wilde chega à propriedade para descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai, que trabalhava com Venn em um projeto secreto — que envolve o espelho. Na busca pela verdade, ele mergulhará nos mistérios da viagem no tempo e descobrirá seus enormes riscos, inclusive o de destruir o futuro. Jake terá que enfrentar também todas as outras pessoas que cobiçam o artefato: um homem marcado por uma cicatriz no rosto, que acredita ser o dono original da peça; uma jovem cujo passado desconhecido esconde pistas sobre os terríveis perigos da viagem no tempo; e o próprio Venn, que tenta a todo custo trazer a esposa de volta à vida.

Sempre que vejo um novo livro da autora britânica Catherine Fisher saindo por aqui é certeza de uma boa leitura pela frente. Com O Espelho do Tempo, lançamento recente da Intrínseca não foi diferente. O livro abre uma nova trilogia da autora mesclando viagem no tempo, faeries e muito mais, surpreendendo e encantando o leitor como sempre acontece em seus livros. Não é por pouco que é considerada uma das melhores autoras de fantasia britânica dos últimos muitos anos. Conheçam e se encantem com o misterioso começo da trilogia Chronoptika.

Jake está certo de que o seu padrinho matou seu pai. Eles eram melhores amigos e trabalhavam em um projeto secreto havia bastante tempo quando o pai dele desapareceu, sem deixar vestígios além da palavra de Venn. Jake então passa a criar situações impossíveis que obrigam o diretor de seu novo e exclusivo colégio a mandá-lo de volta. Se Venn pensa que enviá-lo para longe resolverá o problema está muito enganado. A foto do pai na estação dias depois da data que Venn afirmou é a prova de que ele precisava. Viajando para a isolada propriedade no interior da Inglaterra ao lado de seu insistente professor Wharton. Na propriedade Jake descobre um lugar vazio, frio e com ares sombrios. Sem espelhos e pouca conversa. Sarah chegou a Wintercombe Abbey um pouco antes de Jake, fugindo de criaturas terríveis. Venn cego em seu propósito aceita Sarah na mansão em troca de sua ajuda em um experimento. O que Venn não sabe é que Sarah está ali com um propósito, com uma missão e seja lá de que tempo veio, ela sabe que não está sozinha. Criaturas estranhas cercam a casa, pessoas de confiança que se revelam, e Jake no meio de todos precisa descobrir a verdade sobre seu pai. O que o homem da cicatriz realmente está querendo? O experimento de Venn, é real ou trapaça de Sarah para poder ficar mais tempo na casa? Jake descobrirá os segredos gelados de Wintercombe Abbey a qualquer preço.

É a partir dessa premissa que Catherine Fisher mais uma vez deslumbra o leitor. Misturando de forma elegante e perspicaz elementos da fantasia, da ficção-científica e da mitologia dos faerie, a autora nos conduz em meio a uma trama emaranhada, que se revela aos poucos e de maneira intrigante. A narração é dividida entre diversos personagens, sendo Jake e Sarah as vozes centrais da narração. Ao redor do espelho negro de obsidiana todos transitam com seus interesses próprios e obsessões. Fisher como narradora habilidosa insinua e desconstrói o tempo todo, levando o leitor para uma teoria e depois nos surpreendendo com um desenrolar todo diferente.

Os personagens são todos ambíguos e curiosos, cada um com seu segredo e intenção, Jake consegue ser o mais transparente com sua busca obsessiva pela verdade do que aconteceu com seu pai. Venn é taciturno, obcecado pela esposa morta, mas ainda com traços de consciência, Wharton é uma peça que não se encaixa, fazendo as perguntas que todos deviam estar fazendo o professor começa irritando o leitor para depois surpreendê-lo. Sarah é um enigma, tem medo de algo, que ora parece uma coisa ora parece outra, para no fim ser algo ainda mais diferente. A trama ligado ao espelho é complexa e estou curiosíssima para saber mais do aparelho e principalmente de como a história chega no ponto que foi citado. Fisher é genial ao mover a trama no ritmo certo, dando o suficiente para deixar o leitor satisfeito com o final, mas ainda muito curioso e cheio de perguntas.

A leitura é rápida, envolvente e instigante. O universo criado por Catherine Fisher é único e muito criativo, misturando elementos variados a ambientação é perfeita e cheia de surpresas. As descrições são precisas e conseguimos sentir o frio e o vento gelado na pele em cada cena. A floresta então é sem palavras. Uma conversa de Venn no final da história tornou tudo ainda mais rico, o povo da floresta parece um tanto deslocado, mas Fisher foi brilhante ao deixar essa pista no final. A edição da Intrínseca está ótima, boa fonte e diagramação além de uma capa muito bem adaptada. Adoraria ver a história e o universo adaptados, além de um ótimo filme renderia um visual marcante. Recomendado a todos que procuram uma trilogia jovem diferente, rica e com trama inovadora. Ótimos personagens e um desenvolvimento impecável. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Chronoptika - Catherine Fisher
1- O Espelho do Tempo
2- The Box of Red Brocade
3- The Door In The Moon

2 comentários:

  1. Oi Yasmin!
    Não conhecia este livro, mas adorei a resenha!
    Eu adoro este universo de fantasia, e parece q neste livro tem e muito né?
    Bjos!!

    www.leituravipblogcom

    ResponderExcluir
  2. Não pensava que esse livro iria envolver mitologia, só as viagens no tempo, mas que legal ter a dos faerie. Agora fiquei louca pra ler!!!
    Sei bem como é um autor nos fazer pensar uma coisa e ser completamente diferente disso.
    Amei a resenha! Bjs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.